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Empreendedorismo | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
Setor de alimentos e bebidas: erros que devem ser evitados

Conheça os erros mais comuns que devem ser evitados para manter-se no mercado de alimentos e bebidas.

· 01/02/2023 · Atualizado em 17/02/2023
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A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) divulgou dados segundo os quais a categoria de serviços de alimentação, que engloba bares, restaurantes, lanchonetes e food trucks foi a que mais registrou novos negócios nos primeiros seis meses de 2022.

Conforme o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, foram 1.243 registros por dia útil, em média – 154.150 no total, mas de todos os estabelecimentos de alimentos e bebidas que surgem no Brasil a cada ano, cerca de 80% quebram, fecham, desistem ou vão à falência antes de completarem dois anos. Por isso, é importante compreender que existe uma série de fatores importantes para o sucesso do seu estabelecimento.

Ao entrar no mercado, a intenção é permanecer e ganhar dinheiro. Geralmente, procuram-se orientações para abrir um negócio, mas é essencial conhecer o mercado e entender o que não se deve fazer. Pensando nisso, o Sebrae identificou os maiores erros cometidos que levam ao fechamento da empresa. Anote para não cometer esses erros no seu negócio.

Erros com o financeiro

É essencial seguir à risca as principais recomendações da gestão financeira. E alguns erros muito comuns são:

  • misturar as contas pessoais com as da empresa: erro muito comum e o mais perigoso. Separe a parte financeira do seu estabelecimento das suas contas pessoais em planilhas, cadernos de anotação, enfim, da forma que preferir, mas separe;
  • não ter capital de giro: essa reserva financeira é fundamental. Independentemente das vendas, o lastro para pagar todas as contas do mês deve ser sempre sua margem de segurança. Dessa forma, você estará preparado (a) com os imprevistos que podem surgir;
  • acumular dívidas: dívidas novas para pagar dívidas velhas geralmente não funcionam. O que precisa ser feito é um bom planejamento e análise de viabilidade de manter o negócio aberto.

Erros com a equipe

  • equipe despreparada: não tem experiência pior para um cliente do que chegar em um estabelecimento e perceber o despreparo da equipe em relação ao funcionamento ou informações pertinentes àquele lugar. Muita capacitação e alinhamento da missão ajudam a equipe nas informações;
  • falta de engajamento da equipe: se a equipe não compreende o que faz e não se sente preparada, ela não se engaja nem no básico nem em ficar atenta para propor as melhorias e relatar problemas;
  • pagamento com valores abaixo do mercado: é uma engrenagem. Sem informações, capacitação e ganhando menos que outros colegas do mercado, acaba desmotivando e vira o foco central. 

Erros com o produto

  • refeição sem padrão: a refeição é o motivo de o seu cliente estar ali. Não pode ser preparada nem servida de qualquer maneira. É importante a padronização e a elaboração das fichas técnicas;
  • qualidade: comprar produtos de baixa qualidade afeta diretamente no sabor da refeição que está sendo ofertada. Invista em produtos de qualidade e faça a gestão do cardápio para verificar a viabilidade do preço praticado;
  • só gostar de cozinhar não basta! É muito comum as pessoas optarem por esse tipo de negócio porque sabem cozinhar. O investimento em cursos de capacitação profissional amplia o conhecimento sobre os processos a serem realizados na cozinha profissional. É diferente da cozinha da sua casa.

Erros com os clientes

  • sem compreender bem o perfil do seu cliente você não será capaz de estabelecer uma comunicação eficiente, definir um planejamento estratégico e desenvolver produtos e serviços para atender às suas necessidades específicas;
  • não ouvir: a comunicação é a alma do negócio. Se escolher não ouvir seu cliente, os prejuízos podem ser incalculáveis;
  • não tratar as reclamações: em vez de ficar bravo (a) com as reclamações, aprenda a lidar com elas. É importante agradecê-lo por reclamar, manter a calma, não se abalar, confortar-se com o conflito, ter pensamentos que inspiram excelência, procurar qualidades positivas no comportamento negativo do cliente e estar preparado para recuperar o serviço.

Gostou das dicas? O Sebrae pode te ajudar com a gestão do seu negócio, e os erros devem ser evitados desde o começo. Procure-nos para fazer o seu plano de negócios.


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