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Wed Mar 22 11:34:00 BRT 2023
Mercado e Vendas | CONTROLE DE VENDA
Small Data e Big Data ajudam a empresa a lucrar.

A gestão de Big Data requer tecnologias especializadas e a de Small Data é mais simples. As duas opções podem ser muito úteis à sua empresa.

· 02/03/2023 · Atualizado em 22/03/2023
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Análises baseadas em dados são uma prática comum nas empresas, independente do segmento ou do porte da organização. No entanto, o alto custo e a complexidade de algumas tecnologias podem desestimular empreendedores.

A boa notícia é que é possível optar entre dois métodos diferentes: Small Data e Big Data, cada um de acordo com as necessidades e preferências da empresa contratante.

O que é Big Data?

O conceito de Big Data se relaciona à análise e interpretação de dados, principalmente em grande volume e variedade. Essa tecnologia é usada por negócios que precisam extrair conhecimento relevante de uma massa elevada de dados que não apresentem uma estrutura bem definida.

O Big Data se tornou tão importante na indústria, que passou a ser confundido com a análise de dados em si. Mas a verdade é que outras ferramentas também servem a esse fim, como o Business Intelligence e, como veremos a seguir, o Small Data.

Assim, o Big Data analisa os dados, armazena e ajuda as empresas a extrair informações desses elementos digitais. O mais interessante é que esse trabalho é feito em alta velocidade, o que produz resultados já no curto prazo.

O Big Data estuda o histórico digital do negócio e outras fontes na internet para que a empresa consiga desenvolver:

  • estratégias de atração de clientes;
  • ações de fidelização;
  • detecção de padrões de consumo;
  • análise das vendas sazonais;
  • cruzamento de dados em comum entre clientes e compras feitas, entre outros.

O que é Small Data?

Small Data é um termo usado para se referir a uma quantidade relativamente pequena de dados, geralmente gerados por indivíduos ou pequenas empresas. Em contraste com o Big Data, que se refere a enormes quantidades de dados gerados por grandes corporações e redes sociais, os dados small são menos complexos e mais fáceis de trabalhar.

Eles podem incluir informações pessoais, dados de vendas ou dados de aplicativos móveis. A gestão eficiente dos dados small é importante para a tomada de decisões bem-informadas em pequenas empresas e para garantir a privacidade dos dados pessoais dos indivíduos.

Os próprios nomes dão pistas. O “Big” (grande) do Big Data se refere a um número elevado de dados, enquanto o “Small” (pequeno) tem a ver com quantidades menores. O que não significa que trabalhar com menos dados não seja proveitoso para as empresas.

Isso porque o Small Data trabalha com fontes mais específicas, mas que influenciam diretamente a tomada de decisão do negócio. Assim, enquanto o Big Data lida com fontes mais extensas (como o histórico digital de compras inteiro da empresa), o Small Data ajuda a mapear informações concentradas.

Um dos exemplos de uso de Small Data é o sistema de gerenciamento de programas de fidelidade. Nessas plataformas, empreendedores cadastram dados dos clientes que querem participar das promoções.

Assim, a ferramenta pode ser utilizada para mapear os dados fornecidos por clientes, como nome, data de nascimento e padrão de gastos, para traçar estratégias mais amplas de fidelização e atração.

Qual é a melhor opção para a sua empresa?

A escolha depende da necessidade do negócio e do volume de dados que serão coletados e analisados. Contudo, o interessante é que ambos podem ser utilizados por empresas de diferentes portes.

Uma grande organização pode utilizar o Small Data, se o objetivo for analisar o histórico de compra ou as transações realizadas por um grupo específico de consumidores.

Por outro lado, uma empresa mais modesta, que queira ampliar a sua atuação, pode buscar dados de diferentes perfis de consumidores, localidades, interesses, entre outros critérios, para construir sua análise.

Além disso, a empresa deve estar bem informada sobre a nova lei de proteção de dados, para não correr o risco de explorar informações sensíveis dos seus clientes e desrespeitar outras normas da navegação digital.

As duas opções de análise de dados têm se destacado no mercado e ajudado empresas a identificar padrões, conhecer melhor seus clientes e traçar tendências de mercado.

A opção por Small Data lida com um número menor de fontes, mas seus resultados são interessantes para qualquer negócio. Já a opção por Big Data é mais completa para estudar o histórico digital.

Big Data é acessível a pequenas empresas?

As pequenas empresas também têm acesso a tecnologias e ferramentas de Big Data, embora possam enfrentar desafios na sua utilização, devido a limitações de recursos financeiros e de mão de obra especializada.

Existem soluções de Big Data escalonáveis e acessíveis, que podem ser implementadas em pequenas empresas, como serviços em nuvem e ferramentas de análise de dados baseadas em nuvem. Além disso, muitas empresas de tecnologia oferecem soluções personalizadas para atender às necessidades específicas de pequenas empresas.

A utilização de Big Data pode ser muito benéfica para pequenas empresas, permitindo-lhes obter insights valiosos sobre seus clientes, seus concorrentes e seus negócios, bem como tomar decisões mais informadas e eficientes.

É também importante que as pequenas empresas estejam cientes dos riscos de privacidade e segurança dos dados e tomem medidas adequadas para proteger os dados sensíveis de seus clientes.

Este artigo foi baseado no texto Small Data e Big Data ajudam a empresa a lucrar, publicado no blog do Sebrae em Alagoas.

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