Entenda o que fazer para que as finanças de um empreendimento sobrevivam aos desafios do mercado.

É comum ouvir que os pequenos negócios no Brasil enfrentam dificuldades para sobreviver. Uma pesquisa do Sebrae aponta que, em 2012, somente 77% dos pequenos empreendimentos criados dois anos antes ainda estavam ativos, ou seja, 23% deles não sobreviveram.
As causas foram inúmeras. O empreendedor individual ou empresário de pequeno negócio começou tudo com sua força de vontade e muitas vezes sem experiência, mas confiante em sua capacidade empresarial.
Faltou-lhe planejamento, conhecimento do negócio, da concorrência, do mercado e, principalmente, educação financeira.
Segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), educação financeira é o “processo mediante o qual os indivíduos e as sociedades melhoram sua compreensão dos produtos financeiros”.
A importância do bom planejamento
O fato de muitos empresários de pequenos negócios desconhecerem os fundamentos da educação financeira dificulta a continuidade da empresa.
Um bom planejamento financeiro, em que os recursos do proprietário não sejam misturados ao do empreendimento, facilita a administração do negócio. Finanças pessoais e finanças dos pequenos negócios quase sempre se misturam quando não deveriam.
Depois de algum tempo, o empreendedor descobre que deveria ter se dedicado um pouco mais ao planejamento e ao conhecimento do mercado antes de abrir seu pequeno negócio, verificando a necessidade de capital de giro e principalmente da elaboração de um plano de ação com metas, objetivos e visão de futuro.
Nesse sentido, o Sebrae desenvolveu programas de educação financeira para os empreendedores individuais e pequenos negócios que já funcionam (sem planejamento) e para os que pretendem desenvolver seu “espírito empreendedor” com o objetivo de entrar no mundo dos negócios.
As soluções do Sebrae são feitas para propiciar conhecimento e controle do risco. Quando se vai só com fé e coragem, é possível que se trabalhe em um ambiente de incertezas, o que poderá ser fatal às pretensões de sobrevivência no mercado.
Um dos programas desenvolvidos pelo Sebrae para a educação financeira é o Negócio a Negócio.
Nesse programa, o empresário não precisa frequentar cursos ou mesmo ir ao Sebrae. Um consultor credenciado é quem vai à sua empresa. Com isso, o Sebrae fornece orientação presencial, contínua, gratuita e de acordo com a sua necessidade.
São realizados dois ciclos de visitas:
- No primeiro, o consultor credenciado pelo Sebrae vai à empresa, realiza um diagnóstico e retorna com um plano de ação.
- No segundo, o consultor continua com a orientação técnica, elabora um novo plano de ação, se necessário, e mantém contato contínuo com a empresa.
E o melhor disso tudo: trata-se de um programa 100% gratuito. É só procurar ou telefonar para o Sebrae para solicitar sua inscrição.
O SEI é um conjunto de soluções que ensina os principais pontos para a gestão de um negócio eficiente e lucrativo para o microempreendedor individual.
As soluções SEI, adequadas para dar início à educação financeira, foram desenvolvidas para quem fez ou pretende fazer a opção de se enquadrar como microempreendedor individual (MEI).
Ele oferece cursos rápidos pela internet sobre os seis temas principais para o início ou melhoria dos pequenos negócios:
- Sei controlar meu dinheiro.
- Sei planejar.
- Sei empreender.
- Sei unir forças para melhorar.
- Sei vender.
- Sei comprar.
Para mais informações, basta procurar o Sebrae da sua cidade ou se inscrever diretamente no site de Educação a Distância do Sebrae.
O Namedida é uma iniciativa do Sebrae que oferece capacitação e consultoria especializada para ajudar a resolver os principais problemas enfrentados pelos pequenos negócios e prepará-los para aproveitar oportunidades e lidar com situações difíceis.
Ele atua em oito áreas que ajudam o empreendedor de pequeno negócio a gerir sua empresa:
- Associativismo.
- Empreendedorismo.
- Gestão financeira.
- Gestão de pessoas.
- Internet.
- Planejamento estratégico.
- Mercado.
- Tributação.
Para capacitar-se e melhorar a gestão financeira do pequeno negócio, o empresário deve ir ao Sebrae ou ligar para 0800 570 0800
Foi um prazer te ajudar :)