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Sat May 13 12:27:36 BRT 2023
Empreendedorismo | MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
SOS MEI: novas formas de se relacionar com seus clientes

Como é possível o MEI se conectar com o cliente e criar uma relação duradoura?

· 06/04/2023 · Atualizado em 13/05/2023
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A jornada de empreender passa por diferentes e diversas fases e, apesar de ser desafiador, empreender é simples. Nesse sentido, o Sebrae traz a série SOS MEI, com onze artigos para ajudar você, que está iniciando a sua jornada empreendedora, a identificar pontos-chave do seu negócio que exigem atenção e pensar em soluções rápidas para remediar cenários de “apagar incêndios”. Vamos apresentar pílulas que podem trazer um respiro, mas saiba que existe um verdadeiro arsenal de consultorias, trilhas e acompanhamento que o Sebrae pode trazer para o seu negócio e fazer a sua empresa sair desse momento delicado. 

As transformações e mudanças no mundo corporativo exigem novas formas de se relacionar com o cliente. São novos desafios para o marketing e a comunicação das empresas, que precisam voltar a sua atenção para novas dinâmicas e novas práticas que criem conexões com o cliente, estabelecendo relacionamentos mais duradouros.

Ter uma boa comunicação e um bom relacionamento com seus clientes gera mais confiança, aumentando a credibilidade do seu empreendimento e as chances de fazer negócio. Estudos comprovam, por exemplo, que 89% dos clientes brasileiros consideram a experiência que a marca oferece tão importante quanto a qualidade dos produtos e serviços. Com isso, desenvolver um atendimento de excelência é fundamental para gerar um relacionamento saudável com seu cliente.

Que práticas adotar, então? O atendimento se reflete diretamente na experiência do cliente, por isso ele precisa se sentir apoiado durante toda a sua jornada, que vai desde antes, durante e depois do processo de compra. Responder dúvidas, coletar feedbacks e solucionar problemas são práticas primordiais para gerar a confiança no consumidor. Assim, uma boa alternativa é disponibilizar ao cliente canais de atendimento específicos para isso, incluindo um que seja automatizado, disponível 24 horas por dia.

Priorizar o cliente para que ele se sinta atendido nas suas necessidades, estabelece uma boa reputação para a marca - o que contribui para torná-lo fiel e defensor da sua marca.

Quer dar um mergulho mais profundo nesse tema? O curso Comunicação e relacionamento com seus clientes traz boas estratégias para inovar e estreitar as relações com clientes e público em potencial.

Entenda, também, quais são os benefícios de um planejamento bem elaborado para a saúde de sua empresa, inscrevendo-se para o curso EaD: Planeje suas metas e resultados.

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