this is an h1

this is an h2

Tue Jan 10 16:55:14 BRT 2023
Inovação | APRESENTAÇÃO DE PRODUTO
Sustentabilidade: uso da tecnologia fotovoltaica na construção civil

Conheça uma das fontes de energia alternativas mais sustentáveis da atualidade e veja como ela impulsiona o mercado da construção civil.

· Atualizado em 10/01/2023
FAVORITAR
Botão favoritar

O setor de construção civil é um dos que mais produz gases poluentes para a atmosfera, incluindo o gás carbônico, um dos principais gases associados ao efeito estufa. Então, para o desenvolvimento de um trabalho mais produtivo e consciente no setor da construção civil, a tecnologia e a sustentabilidade devem caminhar juntas.

Uma das opções para a construção de obras menos danosas é adotar modelos ou elementos de construção mais sustentáveis. Um dos exemplos mais eficazes é o uso da tecnologia fotovoltaica, que gera energia elétrica. A seguir, entenda mais sobre ela e sobre os benefícios de sua implantação na construção civil. 

O que é tecnologia fotovoltaica?

A energia fotovoltaica, que também pode ser chamada de energia solar, é uma fonte de energia renovável, já que é produzida a partir do Sol. Este gera muita energia todos os dias, então o que os sistemas de energia solar fazem é transformá-la em energia elétrica.

Entenda o processo da energia fotovoltaica

O processo ocorre graças aos módulos fotovoltaicos, popularmente chamados de painéis solares. Por meio dos fenômenos do efeito fotovoltaico, os painéis captam a luz do Sol e transformam a energia existente nela em energia elétrica.

Os painéis geram energia fotovoltaica em corrente contínua, que a maioria dos equipamentos elétricos ou eletrodomésticos, como televisão, chuveiro e computador, não consegue utilizar. Por isso, é preciso deixar a energia compatível com esses equipamentos. 

Como não é possível conectar o painel diretamente ao equipamento, é necessário usar um inversor, responsável por deixar a energia gerada pelos painéis com a mesma característica da energia fornecida pela companhia elétrica.

O que é fundamental para implantar essa tecnologia?

Os principais componentes para a instalação fotovoltaica são:

  1. Painéis solares: convertem a energia do Sol em energia elétrica.
  2. Estruturas de suporte: seguram ou apoiam os painéis solares. 
  3. Inversor solar: protege todo o sistema elétrico e modifica a energia que chega nas placas, transformando-a de corrente contínua (CC) para energia elétrica de corrente alternada (CA).
  4. String control boxes: conectam-se aos inversores para evitar curtos-circuitos e outros acidentes elétricos.
  5. Cabeamento: gera fluxo de energia entre todos os componentes do sistema.

Quais os benefícios da tecnologia fotovoltaica?

A primeira e principal vantagem é o fato de ela ser uma energia “limpa”, ou seja, que não é agressiva ao meio ambiente. Além disso, os painéis solares são resistentes, ocupam pouco espaço e sua instalação é simplificada. Como a sua maior fonte de energia é gratuita (o Sol), os custos de manutenção são reduzidos significativamente e a conta de luz pode ter uma economia de até 95%.

Ademais, o mercado reconhece e valoriza empresas que trabalham com tecnologias sustentáveis, de modo que construtoras podem até ter mais facilidade para obter linhas de crédito. 

Para o ramo da construção civil, que é um dos principais responsáveis pelo uso de energia elétrica no Brasil, essa é uma grande oportunidade para cumprir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU). 

A energia solar ou fotovoltaica aparece, então, como uma tendência da construção civil que ainda está sendo reconhecida pelo setor, mas que garante uma série de benefícios.

Quer saber mais sobre esse tema? Acesse o e-book exclusivo do Sebrae sobre energia fotovoltaica.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?