this is an h1

this is an h2

Wed Mar 15 23:56:57 BRT 2023
Inovação | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Tecnologia no campo é acessível a pequenos e melhora produtividade

Conheça algumas ferramentas digitais de baixo investimento. Tecnologia que agiliza a gestão do trabalho no campo e geração de imagens aéreas em tempo real.

· 01/03/2023 · Atualizado em 15/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O uso de tecnologia no campo contribui para melhorar a produtividade e a gestão dos negócios rurais, particularmente nas propriedades familiares ou pequenas. Ainda que o tema gere automaticamente a imagem de robôs ou grandes máquinas na cabeça do agricultor, existem soluções simples que reduzem perdas, gastos com insumos ou mesmo facilitam a geração de clientes. E muitas vezes, tudo isso está disponível em um smartphone. 

Existem muitas opções de baixo investimento que facilitam o uso de tecnologia no campo. Os mais comuns são softwares que permitem ao produtor rural fazer o monitoramento de uma lavoura, identificar o melhor momento de plantio, conectar o maquinário a outras plataformas agrícolas, monitorar a irrigação ou mesmo organizar a gestão financeira da propriedade, entre outras vantagens.  

Segundo pesquisa do Sebrae, em parceria com a Embrapa e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), 84% dos agricultores usam alguma tecnologia no campo. O número de ferramentas digitais é amplo, mas pode ser resumido nos seguintes tipos: 

1- SOFTWARES 

São programas de gestão para propriedades rurais que combinam sistemas e consultoria para funções específicas, como nutrição do solo, prescrição de defensivos agrícolas para pragas, gestão financeira, entre outras.  

2- COMUNICAÇÃO 

As soluções mais comuns para comunicação e informação de empreendedores rurais também são exemplos de tecnologia no campo. O uso de e-mails, mensagens instantâneas via celular ou outras formas de contato pela internet agiliza o contato com clientes e fornecedores para além da região em que a propriedade se encontra. Muitas vezes, é possível usar plataformas disponíveis na internet para serviços especializados. 

3- DRONES 

Existe um tipo de "robô" que tem se tornado mais acessível no campo. Os drones permitem fazer fotografias detalhadas, mesmo em áreas de difícil acesso, o que é útil no rastreamento da produção por georreferenciamento, para contagem de gado e até mesmo para a pulverização de defensivos em uma área pequena.  

4- IMAGENS POR SATÉLITE 

O uso em tempo real de imagens de satélites tornou-se uma ferramenta acessível para produtores de diversos portes. Assim, é possível identificar áreas específicas de plantações com problemas de desenvolvimento e que precisam de maior cuidado ou insumos.  

5- SENSORES 

Talvez, o uso mais conhecido dessa tecnologia no campo seja na avicultura. Para aumentar a produtividade e reduzir as perdas, as granjas passam a contar com sensores que permitem a gestão automática de temperatura, alimentos, umidade, dentre outras necessidades dos animais. Contudo, outras culturas também beneficiam-se dessa solução, que é adequada para a análise de saúde das plantas, de características do solo, de variações climáticas e de características de sanidade de grãos, por exemplo.  

DESAFIOS 

A falta de infraestrutura em propriedades distantes de grandes centros urbanos ainda é um dos problemas para o acesso à tecnologia no campo. Regiões sem conectividade com internet, rede elétrica instável e falta de mão de obra especializada em serviços digitais são os problemas mais comuns.  

SOLUÇÕES 

Há diversas soluções em desenvolvimento, como a do consórcio de empresas privadas ConectarAgro, que busca favorecer o acesso à web no campo ao menos com a tecnologia de 4G. Os testes incluem o uso de tecnologias acessíveis, como antenas, com cobertura de milhares de hectares por vez. 

É preciso também prestar atenção às startups rurais, chamadas de agtechs ou agritechs. Mesmo as grandes empresas estão adquirindo ou contratando os serviços desses empreendedores digitais para agilizar a criação de soluções específicas, ou fornecendo apoio por meio de hubs e aceleradoras. É o caso da Klabin e da Raízen, por exemplo. 

Vale lembrar que muitas ferramentas desenvolvidas são mais baratas e estão acessíveis a propriedades menores.  

Investir em tecnologia no campo é garantia de produtividade! 

Saiba mais 

O Produtor Rural e as Tecnologias de Informação 

Tecnologias e a Gestão no Agronegócio 

Tecnologias para o agronegócio 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?