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Mon Jan 23 12:24:09 BRT 2023
Finanças | GESTÃO FINANCEIRA
Tem um e-commerce? Aprenda a fazer gestão financeira com essas dicas

Selecionamos cinco práticas essenciais para você que tem uma loja on-line e quer manter a saúde financeira do seu negócio em dia.

· Atualizado em 23/01/2023
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As vendas de produtos e serviços on-line cresceram muito nos últimos anos, fato ocasionado pelas mudanças de hábitos de compras dos consumidores, especialmente nos últimos dois anos.

Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), o primeiro semestre de 2022 registrou um faturamento de R$ 73,5 bilhões, alta de 5% em comparação com o mesmo período de 2021. As vendas foram impulsionadas principalmente pelo forte desempenho das categorias de alimentos e bebidas, produtos de giro rápido. 

Embora o e-commerce tenha crescido e gerado muita competição de mercado, nem todas as empresas on-line conseguem estabilidade ou manter-se por muito tempo se não tiverem uma boa gestão financeira. Isso significa que não adianta somente vender. É preciso saber administrar os recursos com disciplina e organização. 

Para evitar problemas futuros ao seu negócio e evitar a falência, selecionamos cinco práticas essenciais para manter a saúde financeira do seu negócio. 

1 - Diário de caixa e banco

Você já parou em uma banca de revista para comprar um jornal e viu o vendedor anotando aquela venda no caderninho? Pois é, isso é uma maneira de controlar o que sai do estabelecimento. 

Parece óbvio, mas nem todas as empresas conseguem analisar as entradas e saídas da empresa diariamente e, portanto, não analisam o fluxo de caixa. Isso é um erro que pode comprometer o sucesso do seu negócio. 

Para garantir um bom controle de caixa, é necessário cada ganho e gasto. Além de você conseguir ter ideia de quanto lucrou (ou teve prejuízo), é possível identificar os produtos/serviços que foram mais vendidos e aqueles que menos saíram para pensar em novas estratégias de vendas. Para melhor visualização e organização, separe as entradas e saídas por categoria. Exemplo: Logística, comunicação, salários, entre outras. 

Na prática, o caixa deve ser conferido para saber se houve erros de lançamentos ou desvios de recursos. As diferenças existentes têm de ser apuradas no mesmo dia. O fluxo de caixa pode ser organizado por meio de planilhas ou por meio de sistemas de gestão on-line. Neste caso, as informações financeiras não demandam tanto tempo como o modelo convencional. 

A empresa também precisa criar um diário de bancos. Neste ambiente, ficam armazenados documentos relacionados a depósitos, extratos bancários e documentos administrativos da empresa.

2 - Planejamento

Além de acompanhar as entradas e saídas, é importante que a sua empresa tenha um planejamento financeiro bem estruturado. Ele ajuda sua empresa a resguardar-se de oscilações econômicas, principalmente neste setor que é muito volátil. 

O plano precisa conter informações como número de visitas no site, ticket-médio (valor médio das vendas) dos clientes, faturamento e receita da loja e estratégia de vendas. É este documento que vai direcionar as atividades do dia a dia da loja e apresentar um cenário mais completo do alcance do e-commerce para identificar se os objetivos e metas estão sendo alcançados. Caso contrário, será necessário fazer algumas adaptações no negócio. 

Dica: Mantenha sempre o planejamento completo e atual. Dessa forma, você consegue evitar riscos e conseguirá passar pelas dificuldades mais preparado e com subsídios para contornar a fase. 

3 - Controle de estoque

Quando um estoque está controlado e em dia, significa o mínimo risco de o negócio ser afetado por falta ou excesso de produtos. Com esse controle, é possível ter ideia de quantos itens tem e quantos precisam ser comprados. 

Estoque representa custo para a empresa, uma vez que o dinheiro fica imobilizado. Assim, o excesso significa gasto desnecessário, sem contar o risco de que os itens fiquem obsoletos ou percam o prazo de validade, principalmente quando se trata de bebidas e alimentos.  

Por outro lado, vendas são perdidas quando faltam mercadorias em estoque. Então, ter atenção para não ter produtos demais e nem de menos, é uma maneira de lidar com a economia da empresa e, consequentemente, com a gestão financeira do seu e-commerce

4 - Impostos

Quem tem uma loja virtual não está livre das obrigações fiscais, porém, os impostos são cobrados conforme o tipo de mercadoria comercializada. Para saber quanto pagar de impostos, você deve atentar-se ao limite de faturamento e ao tipo de regime tributário. 

Procure, agora mesmo, seu contador ou um posto de atendimento do Sebrae e confira qual é o seu regime tributário.

Com essas quatro dicas colocadas em prática, é possível gerir com eficiência as finanças do seu negócio. Se você é dono, gestor ou sonha com este segmento de negócio, comece agora mesmo a colocar em prática as técnicas que ensinamos neste artigo e aproveite para conhecer outros conteúdos que o Sebrae preparou para você ou, então, entre em contato com a nossa central de relacionamento pelo 0800 570 0800. 

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