this is an h1

this is an h2

Mon Oct 31 22:25:45 BRT 2022
Finanças | SERVIÇOS FINANCEIROS
Tira-dúvidas: organização financeira ou empréstimo empresarial?

Conheça as vertentes do empréstimo empresarial e veja como escolher a melhor estratégia financeira para a sua empresa.

· 04/10/2022 · Atualizado em 31/10/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Você, empreendedor, já passou por algum momento em que precisava de dinheiro para a sua empresa e não sabia o que fazer ou a quem recorrer? É comum que as pessoas visualizem o empréstimo como a sua última alternativa, já que o veem como mais uma dívida com que, cedo ou tarde, terão que arcar.

Você sabia, porém, que o planejamento financeiro adequado te possibilita optar pelo empréstimo empresarial como uma solução? O Sebrae quer te explicar o que é esse tipo de empréstimo e como ele pode ser um investimento necessário e até lucrativo.

Estabelecendo objetivos

Antes de solicitar uma linha de crédito empresarial, é importante que você saiba exatamente por que precisa dela. É para quitar uma dívida? Para investir em matéria-prima? Identificar os seus motivos te leva a estabelecer qual é o valor necessário e se o empréstimo é o melhor caminho para o alcance do seu objetivo.

Aproveite esse momento para realizar um verdadeiro planejamento financeiro, organizando seu fluxo de caixa (entradas e saídas), lucros, rendimentos e dívidas. O controle de suas finanças é o pilar para achar soluções estratégicas viáveis dentro do seu contexto econômico.

Redução de custos ou aumento de vendas

Uma dessas soluções é justamente a redução de custos, que pode ser feita após a percepção de gastos desnecessários em sua empresa, como excesso de mercadoria no estoque, consumo de água ou luz de forma inconsciente e outras situações corporativas que podem ser ajustadas.

Nesse sentido, cabe uma análise precisa também do número de vendas: ele está satisfatório ou pode melhorar? Se a resposta apontar que ele precisa crescer, então é hora de traçar estratégias para alavancar suas vendas e acabar com produtos que estão há muito tempo no estoque. Promoções e descontos podem ser bem atrativos nesse momento.

Quando contratar o empréstimo empresarial?

Depois de ter estudado a situação financeira da sua empresa, verificado as opções - tanto de corte de gastos como de aumento de produtividade - e ainda assim perceber que vai precisar de suporte imediato, recorra a um empréstimo empresarial.

É importante destacar que o empréstimo é um recurso para quem precisa de dinheiro com uma certa urgência - até porque, se a sua necessidade puder esperar, vale a pena estabelecer metas de vendas para alcançar o valor em curto, médio ou longo prazo.

O que é um empréstimo empresarial?

O empréstimo empresarial é a negociação financeira realizada entre a empresa solicitante e a instituição financeira. A depender do banco, para essa modalidade de empréstimo, é preciso estabelecer a razão pela qual a solicitação está sendo feita.

Quais são os tipos de empréstimo empresarial?

Um empréstimo, se solicitado em comum acordo com a organização financeira da empresa, além de gerar oportunidades, pode ter grande utilidade no crescimento do negócio. Conheça as principais finalidades de algumas das vertentes do empréstimo empresarial:

Empréstimo para capital de giro: esse empréstimo é geralmente realizado com o objetivo de adquirir mais dinheiro para a manutenção da empresa. O dinheiro é utilizado como recurso para pagar contas, comprar mais insumos ou matéria-prima e suprir os demais investimentos que garantem o exercício do negócio.

Empréstimo para investimento fixo: nessa modalidade, o dinheiro tem uma destinação específica. Assim, o valor recebido é aplicado em algo que traz retorno fixo à empresa - tanto na produtividade e na otimização no trabalho quanto nas finanças -, como um software de gestão, um maquinário novo ou demais itens que complementam a sua estrutura física e operacional.

Empréstimo para investimento misto: semelhante ao empréstimo para investimento fixo, o empréstimo para investimento misto também tem uma destinação específica, porém o dinheiro é usado de acordo com as necessidades do capital de giro, como se fosse um complemento.

Empréstimo para antecipação de receitas: nesse caso, a quantia monetária é aplicada para pagar as dívidas da empresa ou, como o nome sugere, para antecipá-las. Se há alguma conta pendente ou algum gasto próximo fora do previsto, é importante realizar o pagamento e evitar que a dívida comprometa as finanças e até mesmo o funcionamento do seu negócio.

Cabe ressaltar que optar por qualquer uma das modalidades de empréstimo exige muita cautela e responsabilidade. Logo, avalie nas instituições bancárias não apenas a melhor linha de crédito disponível para a sua conta, mas também as taxas de juros e os prazos de pagamento.

O Sebrae é o seu parceiro nesse ramo do empreendedorismo e, para não permitir que você faça escolhas erradas, disponibiliza conteúdos completos sobre crédito empresarial e acesso ao crédito

Para mais informações e orientações sobre como solicitar um empréstimo, entre em contato com a Central de Relacionamento pelo 0800 570 0800.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?