Antes de se comprometer com despesas adicionais, certifique-se da real necessidade de buscar crédito para sua empresa.
Quando empresários precisam de aporte financeiro, recorrer a empréstimos ou financiamentos costuma estar entre as primeiras alternativas. Isso pode ser útil para melhorar as condições da empresa em momentos de crise ou contribuir para seu crescimento, caso o objetivo seja a expansão.
Mas, em muitos casos, a questão pode ser resolvida internamente, sem necessidade de acrescentar novos valores às despesas atuais. Por isso, é preciso fazer essa escolha de maneira racional e somente após intensa análise.
Para todo negócio, é importante que diversos controles sejam implementados. Entre eles, os diários de caixa e de vendas, além dos mensais de despesas e estoque.
Com isso, será possível identificar falhas, como a inadequação dos preços – de venda e de compra – e o alto custo de despesas operacionais. São muitos os aspectos de gestão envolvidos, e as chances de você encontrar outro caminho, com menor custo, é muito grande.
O Sebrae possui uma metodologia que pode te ajudar a identificar a origem das suas necessidades financeiras. Procure um ponto de atendimento mais próximo e agende a avaliação da capacidade de pagamento da sua empresa.
Independentemente da fonte escolhida, será sempre necessário elaborar estudo de viabilidade econômico-financeira. É ele que indicará se o investimento deverá ou não dar retorno.
Já que as taxas de juros mudam, não deixe de comparar diversas ofertas no mercado. Isso vale para as garantias exigidas para liberação dos recursos.
Nunca faça uma proposta sem antes se certificar de que todos os sócios estão com o nome limpo e que a empresa também está em dia com as responsabilidades fiscais. E quando buscar a instituição financeira, tenha em mãos todos os documentos exigidos.
Saiba mais
Confira a cartilha “Como obter financiamentos?”
Acesse a lista de documentação exigida de pessoas jurídicas para obtenção de financiamento.
Dicas para fazer o financiamento render, veja como aplicar corretamente os recursos de crédito.
Se necessário, procure a orientação de um especialista nos nossos Canais de Atendimento.
Nos ajude a melhorar este conteúdo! Avalie abaixo se o conteúdo foi útil ou não para você. Se não foi útil, nos diga o que ficou faltando para poder melhorá-lo!
Foi um prazer te ajudar :)