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Sat May 20 15:41:04 BRT 2023
Empreendedorismo | GESTÃO
Três ferramentas de inovação para turbinar seu negócio

Design Thinking, Scrum e Swot, ferramentas que podem ajudar você a desenvolver novos produtos e serviços para seu negócio.

· Atualizado em 20/05/2023
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Quando se trata de inovar para potencializar seu negócio, existem no mercado diversas ferramentas que podem ajudá-lo. Apresentamos, aqui, três: Design Thinking, Scrum e Análise Swot, para que você comece a pesquisar as alternativas mais adequadas ao seu empreendimento. 

Design Thinking (Pensando o projeto) 

Essa ferramenta visa a apoiar as empresas no desenvolvimento de novos produtos e serviços que atendam às demandas dos clientes, aumentando sua satisfação e, em consequência, as vendas.

O ponto de partida do Design Thinking é a composição de equipes multidisciplinares formadas por engenheiros, profissionais de design, marketing e usuários finais. A ideia é que essas equipes trabalhem a inovação com foco no usuário. A ferramenta tem quatro etapas:

  • Empatia: É o momento de compreender as necessidades e desejos dos usuários finais; 
  • Definição: Hora de determinar qual é o problema e estabelecer metas claras; 
  • Ideação: Produzir muitas ideias para solucionar o problema; 
  • Prototipagem: Criar um protótipo da solução mais promissora; 
  • Teste: Testar o protótipo com usuários finais e aperfeiçoar a solução. 

Conheça mais sobre o Design Thinking consultando este material do Sebrae: Guia sobre o que é Design Thinking e como aplicá-lo! 

Scrum 

O Scrum é um processo ágil de gerenciamento de projetos muito empregado na indústria de softwares, mas que pode ser aplicado a qualquer projeto que envolva uma equipe colaborativa.

O Scrum parte da divisão do trabalho em ciclos curtos chamados de sprints (corridas curtas). Em geral, cada sprint dura de uma a quatro semanas e tem um objetivo específico.  

A lógica é auxiliar as empresas a inovar mais rapidamente, já que a divisão do trabalho em sprints curtos permite que as empresas se adaptem ou alterem o rumo de forma acelerada, a partir das mudanças do mercado e dos feedbacks dos usuários finais.

A operação da ferramenta ocorre com a atribuição de três papéis principais:  

  • Product Owner (proprietário do produto): É o(a) responsável por definir os objetivos do projeto e as necessidades dos usuários finais; 
  • Scrum Master: Deve garantir que a equipe siga a jornada do Scrum, eliminando eventuais obstáculos; 
  • Equipe de desenvolvimento: Responsável por executar as tarefas do projeto e entregar o trabalho ao final de cada sprint. 

Veja mais sobre o tema neste material do Sebrae: Scrum – a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo 

Análise Swot (FOFA) 

Talvez seja a ferramenta de apoio à inovação mais conhecida no mercado. A Análise Swot visa a enxergar a empresa ou o momento pelo qual ela passa em uma visão 360 graus.

Swot é a sigla, em inglês, de Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Daí também ser conhecida pela sigla FOFA, em português.  

Ela é muito utilizada no planejamento estratégico de empresas, governos e até de campanhas eleitorais. Permite que as empresas identifiquem com precisão sua posição no mercado e as áreas em que podem inovar. Vamos conhecer cada componente da análise Swot. 

  • Strengths (forças): Referem-se às suas vantagens competitivas, ou seja, o que o empreendimento faz melhor do que a concorrência. Podem incluir a qualidade dos produtos e serviços, marketing, equipe, eficiência operacional, tecnologia de ponta, a força da marca ou mesmo a disponibilidade de recursos financeiros. Saber quais são suas principais forças auxilia a empresa a manter a competitividade;  
  • Weaknesses (fraquezas): Trata-se dos pontos fracos da empresa, que dificultam um melhor posicionamento no mercado. Podem incluir a limitação de recursos financeiros, baixa qualidade de produtos ou serviços, uma equipe pouco qualificada, entre muitos outros itens. Identificar essas fraquezas é essencial par eliminá-las ou, ao menos, minimizá-las; 
  • Opportunities (oportunidades): São os fatores externos que podem ajudar a empresa a crescer e ampliar sua competitividade. Fazem parte das oportunidades a abertura de novos mercados, incorporação de tecnologias inovadoras etc. Identificar as oportunidades é importante para que a empresa possa aproveitá-las e expandir seus negócios; 
  • Threats (ameaças): São os fatores externos que podem prejudicar a empresa, como mudanças na legislação, aumento da concorrência ou incertezas na economia. É fundamental conhecê-las e preparar a empresa para reduzir seu impacto. 

Este material do Sebrae traz mais detalhes sobre a Análise Swot: Use a matriz FOFA para melhorar a empresa - Sebrae 

Muito bem, agora que você conhece melhor essas três ferramentas, que tal escolher a mais adequada e aplicá-la a seu negócio? O Sebrae estará sempre a seu lado! 

Saiba mais: Quem é o consumidor 4.0 e como atendê-lo

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