this is an h1

this is an h2

Thu Mar 09 18:08:32 BRT 2023
Cooperação | PARCERIA
Uma parceria de sucesso: cervejas artesanais e agricultura familiar

As economias locais podem favorecer-se com o incentivo à parceria entre a agricultura familiar e a produção de cervejas artesanais.

· 20/01/2023 · Atualizado em 09/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Se tem uma parceria que tem tudo para alavancar economias locais, principalmente em cidades do interior, é aquela feita entre produtores de cervejas artesanais e a agricultura familiar. Isso porque, conforme dados de 2019 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), de 2008 a 2018, o número de cervejarias artesanais no Brasil saltou de 70 para quase 900, e grande parte delas utiliza ingredientes regionais e locais como insumos cervejeiros.

Um projeto que tem dado certo, por exemplo, é o Roots, criado pela Ambev (Americas' Beverage Company - Companhia de Bebidas das Américas) em 2018 e que incentiva agricultores familiares a produzir insumos locais para o desenvolvimento de novas cervejas. São cerca de 16 mil agricultores de cinco estados envolvidos no projeto e que entregam para a Ambev produtos como mandioca e caju para a fabricação de cervejas regionais.

Essas parcerias podem ser feitas também entre outros produtores locais de cervejas artesanais e pequenos produtores rurais que voltam a produção de suas propriedades para a agricultura familiar, gerando oportunidades para quem quer empreender ou trabalhar. Ou seja: o modelo de negócios de cervejas artesanais pode  promover arranjos produtivos locais e, consequentemente, o fomento da economia. Entre os resultados positivos, podem ser citados: geração de empregos e renda, valorização do pequeno agricultor, além da promoção do crescimento do turismo local.

O que são cervejas artesanais

As cervejas artesanais são produzidas com uma variedade de cores, aromas e sabores, utilizando técnicas e receitas tradicionais, e harmonizam com diversos pratos da mesma forma que o vinho e outras bebidas. A grande diferença da cerveja artesanal para a industrial é que esta é produzida em larga escala por indústrias maiores  e pode ser encontrada nas prateleiras dos supermercados. Já a artesanal é produzida em escalas bem menores, de forma quase que individualizada, com equipamentos mais simples.

Para serem consideradas artesanais, as cervejarias devem ser independentes ou enquadrarem-se como microcervejarias, não estando ligadas a grandes grupos. E é justamente pelo caráter artesanal que esse é um produto que já nasce com valor agregado, sendo, portanto, uma excelente oportunidade de negócio.

É importante considerar que o mercado se tornou atrativo para o consumidor também porque é cada vez maior o número de pessoas que procuram alimentos e bebidas menos industrializadas. Além disso, a opção por produtos locais, durante a pandemia, transformou-se em uma tendência e abriu espaço para os negócios que exploram esse conceito.

O mercado de cervejas artesanais tem muito potencial a ser explorado. Quer saber mais? Procure o Sebrae e leia também os nossos conteúdos complementares, clicando nos links a seguir.

Tudo o que você precisa saber sobre o mercado cervejeiro no Brasil

O lucrativo mercado da cerveja: saiba como empreender com sabor

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?