this is an h1

this is an h2

Wed Dec 21 13:52:10 BRT 2022
Finanças | SERVIÇOS FINANCEIROS
Vale a pena solicitar um empréstimo na abertura de uma empresa?

Veja quais são as alternativas ao empréstimo e saiba se ele é necessário no começo da sua jornada empresarial.

· Atualizado em 21/12/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Você tem o sonho de alcançar a sua independência financeira, ter horários de trabalho mais flexíveis e ser dono do seu próprio negócio? A abertura de uma empresa pode te proporcionar todos esses benefícios e muito mais.

Colocar as ideias no papel, definir o ramo de atuação e fazer um estudo do campo mercadológico são algumas das etapas iniciais para quem decide se tornar um empreendedor. Mas e depois dessas etapas? Será que você tem verba suficiente para colocar o seu projeto em prática?

Muitos microempreendedores travam na hora de dar um passo adiante na empreitada da sua empresa por falta de capital. E é comum que a opção do empréstimo se torne a primeira alternativa para viabilizar o sonho do negócio próprio. Neste artigo, o Sebrae quer apresentar algumas dicas que podem auxiliar o micro e pequeno empreendedor no começo de sua jornada empresarial.

1. Saiba quais são as suas reais necessidades

Identifique, por meio de um planejamento financeiro detalhado, se você de fato precisa pedir um empréstimo. Organize suas finanças e o que você tem disponível para investir. Realize um plano de negócios, que inclui o planejamento da abertura da sua empresa e metas de curto e médio prazo.

Atente para o que é necessário para começar de fato: conhecimentos básicos de gestão e regime de tributação, controle financeiro e a sua matéria-prima ou mercadorias.

Ao realizar um empréstimo na abertura da empresa, existem prós e contras que precisam ser levados em consideração antes que comprometam seus lucros ou tragam prejuízos. Conheça alguns deles:

  • Vantagens de solicitar um empréstimo no começo de um empreendimento:

- Praticidade de acesso.

- Dinheiro imediato para investir.

- Parcelamento do valor atribuído.

  • Desvantagens de solicitar um empréstimo no começo de um empreendimento:

- Valor total superior ao empréstimo.

- Taxa de juros e impostos sobre a linha de crédito aprovada.

- Número de parcelas.

- Possibilidade de endividamento (devido à falta de planejamento financeiro adequado).

Definir as suas reais necessidades também diz respeito a saber exatamente quais são os valores de que você precisa. Dessa forma, é possível escolher o que melhor se enquadra na situação da sua empresa.

2. Estabeleça prioridades

Para começar uma empresa, a depender do segmento, nem sempre é necessário um espaço físico. Talvez esse não seja o seu caso, mas essa abordagem também é válida para fatores secundários, como brindes, embalagens muito elaboradas, múltipla variedade de serviços ou produtos, entre outros.

Gastos altos com itens secundários devem ser reavaliados, uma vez que podem comprometer o capital de giro da sua nova empresa.  Conheça as prioridades do seu negócio para concentrar o investimento inicial nelas.

3. Tenha uma fonte de renda temporária

E que tal se, antes de abrir a sua empresa e partir para o seu projeto central, você concentrasse esforços em uma fonte de renda temporária com o objetivo de arrecadar fundos monetários para começar a empreender, sem comprometer seu capital inicial ou a sua primeira resposta de mercado com os lucros advindos das vendas?

Essa opção pode até estar relacionada ao ramo da sua empresa. Por exemplo, suponha que você quer abrir uma pequena lanchonete, mas não possui o dinheiro necessário para arcar com todas as despesas referentes ao aluguel do espaço, mobília, maquinário e alimentos.

Para levantar o valor, a venda de doces de pequeno porte pode ser uma opção, visto que possui um baixo índice de gastos e maior lucratividade. Nesse caso, a escolha deve focar o objetivo, com metas, números e prazos (de início e fim).

Outra solução é o financiamento - operação em que o cliente solicita o crédito com uma destinação específica e fornece todas as informações necessárias para a concretização do procedimento. Um dos benefícios dessa modalidade é que as taxas de juros são bem menores que as do empréstimo.

4. Organize-se para o pagamento das parcelas

Por fim, mas não menos importante, ao decidir realizar o empréstimo, programe-se para pagar as parcelas com tranquilidade. Não comprometa todo o seu capital de giro nem todo o seu lucro. 

Tenha em mente que o valor das parcelas do empréstimo deve ser considerado como uma despesa mensal. Nesse sentido, não trate as parcelas como um custo esporádico ou isolado - elas devem ter a devida atenção e constar nas planilhas financeiras da sua empresa.

Antes de fechar o acordo, então, certifique-se de que os valores são acessíveis para você e tenha definido o período de pagamento até a sua conclusão.

Possui dúvidas sobre este tema? O Sebrae oferece um conteúdo completo sobre empréstimos para abertura de empresas, a necessidade de contratação e até mesmo aspectos de referência antes de buscar um financiamento. Acesse o Portal do Sebrae e obtenha todas as informações na íntegra para impulsionar seus negócios.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?