this is an h1

this is an h2

Thu Apr 13 13:29:51 BRT 2023
Empreendedorismo | INTERNACIONALIZAÇÃO
Vantagens da internacionalização para MPEs

Confira dicas importantes para embarcar seu pequeno negócio na internacionalização.

· 04/04/2023 · Atualizado em 13/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A internacionalização de um negócio é uma alternativa bastante interessante para superar momentos de instabilidade econômica interna ou escapar da sazonalidade no fornecimento de produtos e serviços. E não pense que entrar no mercado internacional é um privilégio das grandes corporações. Com pesquisa, planejamento e orientação eficiente, sua micro ou pequena empresa também pode surfar na onda da internacionalização.  

Acompanhe também essas dicas importantes sobre a vantagem da internacionalização para MPEs. 

Acesso a novos mercados? 

A internacionalização permite que você chegue a outros mercados. Isso significa depender menos da clientela local, o que é excelente em momentos de insegurança econômica. Mas significa também acesso a novas tecnologias, produtos, serviços, métodos e parceiros, o que pode ampliar sua competitividade também no mercado interno. 

Crescimento acelerado do negócio 

Chegar a novos mercados permite que você pense o seu negócio em outro patamar, projetando uma aceleração do crescimento. E um fortalecimento mais rápido de suas marcas, externa e internamente. 

Faturamento em dólar e em euro 

Trabalhar no mercado externo significa faturar em moedas fortes, dólar ou euro. Significa, também, poder aproveitar a flutuação das taxas de câmbio. Uma queda do real diante do dólar e do euro, por exemplo, funciona como atrativo para quem importa do Brasil. Já o fortalecimento do real pode dinamizar a importação de produtos e serviços que turbinem sua empresa internamente. Ou seja, seu negócio ganha muito em flexibilidade. Não esqueça, ainda, que a exportação de produtos e serviços garante a você muitas vantagens tributárias, no que se refere ao Fisco brasileiro.  

Diversificação de fontes de receita? 

Uma das grandes vantagens da internacionalização, claro, é a diversificação das fontes de receita. Isso reduz, por exemplo, a exposição a riscos internos de crise ou inadimplência de clientes e permite que você planeje a empresa com mais folga. 

Avanço em sustentabilidade 

O consumidor internacional, principalmente da Europa e América do Norte, tende a ser mais exigente com relação à sustentabilidade. Assim, quem pretende atuar no comércio exterior precisa seguir com rigor as normas ligadas ao respeito ao meio ambiente, aos direitos dos animais, ao combate ao trabalho escravo e ao racismo, e ao incentivo à diversidade entre os colaboradores, por exemplo. Essa adesão certamente representará um grande diferencial e reforçará a credibilidade interna de sua marca, garantindo maior competitividade. 

Modelos de internacionalização 

Existem várias formas de conduzir sua empresa aos mercados internacionais. A mais simples é a exportação e importação de produtos e serviços. Mas, também, pode optar por uma joint venture, ou seja, a formação de uma nova empresa com um parceiro local. Ou pelo franchising, que é a compra de uma franquia de marca estrangeira ou a tentativa de franquear seu negócio para interessados em levá-lo a outros países. Há, ainda, a possibilidade de investimento direto, comprando uma empresa no exterior ou vendendo o seu empreendimento a um grupo internacional. 

Todas essas alternativas são muito estimulantes, mas você também deve tomar vários cuidados com a internacionalização. É preciso, antes de qualquer iniciativa, fazer uma pesquisa ampla sobre os mercados que você quer alcançar. Se há espaço para seu produto ou serviço, qual é a reação do consumidor a marcas estrangeiras... E, também, conhecer em detalhe a legislação local para não tropeçar na burocracia. Nesse caso, é sempre aconselhável ter parceiros locais, seja como sócios, advogados ou contadores. 

Sua pesquisa deve envolver ainda dados sobre logística, fornecedores, fontes de financiamento, entre muitos outros itens. 

A boa notícia é que o Sebrae estará a seu lado em cada passo dessa jornada. Conheça, por exemplo, este Programa de Internacionalização para Micro e Pequenas Empresas. 

Conte conosco e acredite: o mundo é o limite! 

Saiba mais:

Exportação para MPEs - Como internacionalizar a sua empresa 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?