this is an h1

this is an h2

Tue Feb 19 15:00:22 BRT 2019
Cooperação | COOPERATIVA
Conheça as vantagens do cooperativismo para o cafeicultor

Entenda o que pode mudar em sua produção com os benefícios do cooperativismo.

· 03/12/2013 · Atualizado em 19/02/2019
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Você sabia que o Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo e o segundo maior consumidor da bebida, tendo movimentado, em 2017, US$ 5,2 bilhões com o quinto produto mais exportado pelo país? Já em 2016, as cooperativas foram responsáveis por 48% da produção de café no Brasil.

O cafeicultor que faz parte de uma cooperativa pode se beneficiar de alguns dos princípios do cooperativismo, como:

  • Participação econômica dos membros
  • Autonomia
  • Independência
  • Educação
  • Formação e informação
  • Gestão democrática

Pelos números apresentados , é possível observar que as cooperativas desempenham um papel fundamental na cadeia produtiva do café, tornando-se agentes de conhecimento, apoio, disseminação de boas práticas de produção e de desenvolvimento tecnológico.

 

Além dos benefícios já elencados, o cooperativismo pode trazer muito mais vantagens para o produtor de café. Observe abaixo:

  • Orientação ao produtor nas questões comerciais.
  • Polo de desenvolvimento tecnológico para a colheita.
  • Manutenção do parque cafeeiro.
  • Aplicação e manutenção de insumos contra ação de pragas.

As cooperativas ajudam na transferência de tecnologias modernas ao processo de produção e armazenagem, agregando valor à produção, viabilizando a industrialização e atuando fortemente no mercado varejista.

Auxiliam, também, nas operações de compra e venda no mercado físico e futuro ligado às bolsas de valores no Brasil e no mundo, possibilitando o acesso aos mercados mais organizados e à segurança da comercialização do produtor rural participante de cooperativa.

Promovem, ainda, ações que qualificam o produtor, tornando-o um profissional moderno, um empresário rural, produzindo um café de excelência, ampliando a preservação ambiental e o número de empregos na atividade.



Com isso, é possível alcançar uma melhor remuneração e se tornar um fornecedor fiel aos grandes compradores brasileiros e mundiais de cafés sustentáveis e de excelente qualidade.

O produtor também aprende a controlar os custos de produção, processo necessário para estabelecer estratégias comerciais que permitam transferir riscos e capturar margens, além de conhecer e aplicar frequentemente tecnologias de análise de solo, adubação mineral, orgânica e verde.

Sentiu falta de algo?

Para saber mais sobre as vantagens do cooperativismo para o cafeicultor, clique no botão abaixo e acesse a pesquisa "Singularidades do Cafeicultor Paulista Cooperado".


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?