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Tue Feb 07 21:24:16 BRT 2023
Inovação | PRODUTIVIDADE
Você está preparado para as tendências do trabalho?

Conheça as tendências para o futuro do trabalho e se prepare para esses novos tempos.

· 15/12/2022 · Atualizado em 07/02/2023
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O mercado de trabalho constantemente passa por processos de transformação junto com a sociedade. Com a 4ª revolução industrial, o envelhecimento da população, as mudanças culturais e a maior difusão do conhecimento, novos empregos surgiram e outros foram extintos. 

Além disso, a pandemia de covid-19 acelerou ainda mais essas transformações e gerou impactos na sociedade. Atualmente, existem tendências que redesenham o mercado de trabalho.

1. Novos espaços e modalidades

Muitas mudanças impostas pela pandemia de covid-19 ao mercado de trabalho dificilmente voltarão ao estágio anterior, como uma maior abertura para novas modalidades. É o caso do anywhere ou trabalho remoto, que permite que a pessoa exerça suas funções de qualquer local. Ou o trabalho híbrido, que mescla momentos de atividades remotas com presenciais. Ainda é possível falar dos trabalhos executados em espaços virtuais, como aulas no metaverso.

2. Valorização do bem estar no trabalho

Profissionais e empresas estão mais atentos ao bem estar e à saúde mental. Isso por conta do crescente número de doenças relacionadas ao estresse laboral e da inclusão da síndrome de burnout na nova classificação internacional de doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS). Como resultado, a tendência é de um trabalho com horários flexíveis, assíncrono (pessoas de uma equipe podem trabalhar em momentos diferentes, não precisa ser sempre ao mesmo tempo) e da redução da carga horária de trabalho, que tende a ser mais produtiva por focar em resultados.

3. Capacitação EAD 

O isolamento e a migração de carreiras favoreceram a busca por adquirir novos conhecimentos e, como a oferta de educação se adapta às demandas do mercado de trabalho, a forma como ela é executada também passou por mudanças, com um grande crescimento do EAD e de conteúdos por vídeos e áudios. 

4. Trabalho sob demanda

Também tem ocorrido um aumento da concorrência, tanto entre empresas, quanto colaboradores. As organizações conseguem encontrar mais profissionais capacitados ou abertos a aprender e, sem a barreira do presencial, passam a acessar mais pessoas para trabalhar remotamente. Já os colaboradores, com maior flexibilidade de tempo e local, buscam por alternativas de emprego que se encaixem melhor em sua rotina. 

Dessa maneira, o trabalho será cada vez mais sob demanda, com contratos de curto prazo. O entrosamento entre colegas, networking e conexões entre negócios e pessoas farão mais diferença na hora de fechar novas propostas.

E, como você, empreendedor, e sua equipe podem se preparar para os novos tempos do trabalho? 

As mudanças no cenário do mercado de trabalho, regado também por novos hábitos de consumo, trazem uma série de desafios, por isso é importante estar atento às tendências e se preparar para extrair resultados positivos delas.

Invista em transformação digital

Digitalizar processos de trabalho é fundamental para não perder o momento de implantar novas tecnologias. O investimento em inovações, a flexibilidade e a valorização do humano precisam fazer parte da cultura da empresa.

Valorize sua equipe

No trabalho remoto, um dos desafios é construir ou restaurar o relacionamento entre a equipe, que mesmo trabalhando de forma assíncrona e em diferentes locais, precisam conviver. Assim, é papel do gestor da equipe promover momentos para que os funcionários se conheçam, interajam e criem um ambiente colaborativo, gerando mais empatia, network e alinhamento.

Mescle físico e digital

O ambiente de trabalho precisa ser adaptado para o trabalho phygital. Significa um formato híbrido, que irá permitir a interação entre o presencial e o virtual. Por exemplo, um escritório corporativo ou um pequeno comércio que também atuam on-line.

Competências necessárias para o trabalho do futuro

Com as máquinas se concentrando em atividades que podem ser automatizadas, as habilidades comportamentais dos colaboradores farão cada vez mais diferença nos resultados. Os empregadores, profissionais e recrutadores, precisam conhecer essas habilidades e entender quais mais impactam na experiência e qualidade do serviço oferecido ao cliente. 

Estas habilidades, também conhecidas como soft skills, são mais difíceis de serem treinadas e, por isso, é importante sempre considerá-las na contratação de um colaborador. Ainda assim, é possível desenvolvê-las e cada vez mais o mercado procura por soluções e treinamentos para isso. 

No contexto do trabalho remoto, treinamentos para melhorar o desempenho à distância, como gestão de tempo e o uso de ferramentas de trabalho remoto, são grandes aliados. A autogestão e autonomia do colaborador em suas atividades, é fundamental para que ele entregue um bom resultado nessa modalidade. 

A liderança precisa minimizar a burocracia, ser colaborativa e fornecer feedbacks com naturalidade e em tempo real, até para auxiliar o colaborador no controle do seu desempenho. 

Já existem diversos recursos e ferramentas que auxiliam nesta autogestão e que podem ser acessadas pelos gestores. Você pode conhecer algumas delas no artigo: Como ferramentas tecnológicas podem impulsionar sua produtividade.

Para preparar sua empresa e sua equipe para este novo mundo, você pode contar com a ajuda do Sebrae, baixe o APP Sebrae, e tenha acesso a cursos, consultorias e ferramentas para auxiliar o seu negócio.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Futuro do Trabalho: Entenda por que a gestão de tempo é essencial para o sucesso de um empreendedor.

A experiência do colaborador: valorize o capital humano da empresa


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