this is an h1

this is an h2

Wed May 24 00:51:28 BRT 2023
Empreendedorismo | STARTUP
Você já fez a validação da sua startup?

Uma boa ideia nem sempre garante sucesso no mundo dos negócios, por isso a etapa de validação é fundamental para qualquer startup.

· 18/05/2023 · Atualizado em 24/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Hoje em dia, muita gente sonha em criar uma startup e ganhar muito dinheiro. Porém, uma grande parte das startups que são criadas fracassa por um simples motivo: elas pulam a etapa da validação. Essa etapa funciona como uma espécie de drive-test da ideia, para ver se ela tem boa possibilidade de dar certo.  

Uma startup é uma empresa que começa algo novo, conforme o significado do termo em inglês. Ela surge de uma ideia inovadora que, mesmo sem um plano de negócios definido, propõe um novo modelo de negócios, oferecendo um produto novo. Esse produto não precisa ser necessariamente uma novidade tecnológica, ele pode ser desde um aplicativo para celulares até uma forma de produção agrícola que vise preservar o meio ambiente, ou um plano de assinaturas para checkups de saúde, apenas para ficar em alguns exemplos simples. 

A validação vai permitir que o empreendedor descubra se o negócio da startup é viável. Ela também pode oferecer insights importantes, que permitem tornar o produto ou serviço mais interessantes para o público.  

O primeiro passo para a validação de uma startup é elaborar bem a ideia. Qual o mercado que se pretende atingir? O produto oferece uma solução para o público a que se destina? Há pontos que devem ser melhorados ou mais bem esclarecidos na sua ideia?

Essas questões devem ser respondidas pesquisando sobre o mercado, conversando com potenciais clientes e usando todos os recursos que estiverem ao alcance para deixar a proposta da startup bem definida. 

O segundo passo é fazer uma versão teste do produto e testá-la junto ao público que se pretende atingir. Essa versão é chamada de MVP (sigla para produto mínimo viável em inglês) e ela estará disponível para que os clientes a testem e possam mostrar seu interesse. Essa é a forma de verificar se o seu produto ou ideia será aceito e analisar quais alterações podem ser necessárias para agradar os clientes e oferecer a solução que buscam. 

Por fim, vem a fase do teste de produto, quando há o lançamento no mercado propriamente dito, porém em uma escala reduzida. Nessa fase, será possível comprovar se o produto atende às necessidades dos clientes e ver a sua aceitação no mercado. 

A validação de uma startup é uma etapa fundamental na concretização de seu projeto. Afinal, somente assim os riscos serão diminuídos e o empreendedor pode ter a certeza de que a solução pretendida é realmente uma demanda do mercado. 

Mas o sucesso de uma startup não se limita ao lançamento, uma vez que o ambiente de negócios é muito dinâmico. É preciso fazer a validação de forma contínua para continuar progredindo. 

O Sebrae oferece gratuitamente orientação para empreendedores que desejam validar suas startups. Além de conteúdos no portal do Sebrae sobre como organizar e validar ideias de negócios, está disponível também um curso on-line sobre como validar seu modelo de negócios. Procure a agência do Sebrae de seu Estado ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo 0800 570 0800! 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?