Para ajudar em decisões sobre quando, onde e o quanto gastar, o controle do capital de giro minimizaria impactos no caixa disponível do seu negócio.

O microempreendedor individual, diretamente ligado à economia do país, possui compromisso em buscar seu aprimoramento diário.
Dentre todos as dificuldades que o MEI pode enfrentar ao longo do caminho, hoje vamos falar sobre o desafio de controlar o capital de giro para que o seu negócio continue funcionando.
Portanto, qual a finalidade do capital de giro para o MEI?
O capital de giro é a quantidade financeira necessária para continuar mantendo o seu negócio em movimento.
Em outras palavras, é a quantidade em dinheiro reservada para pagamento de vendas a prazo, mantimento de estoque, fornecedores, impostos, salários e demais custos mensais.
Quando não se é feito o controle de capital por parte do MEI, as soluções mais comuns costumam resumir-se na contratação de linhas de créditos bancárias, o que, com o tempo, poderia gerar maiores problemas para o microempreendedor.
Quais medidas o MEI deve tomar para minimizar a necessidade de capital de giro?
Nossa sugestão é para que o empreendedor objetive sempre que seus pagamentos sejam feitos com os valores obtidos em vendas.
Dessa maneira, veja abaixo algumas dicas sobre como reduzir o comprometimento do capital de giro próprio:
-
Controlar despesas
Avalie de forma criteriosa todas as entradas e saídas de dinheiro do seu negócio, descobrindo quais gastos poderiam ser repensados ou simplesmente cortados.
Com essa avaliação cuidadosa, o MEI saberia exatamente como manter suas operações em dia.
-
Reduzir prazos de recebimento dos clientes
Mesmo que o seu consumidor peça por prazos maiores de pagamento, o objetivo do microempreendedor deve ser adquirir a maior quantidade possível de recebimento ainda dentro daquele mês.
Para isso, sugerimos que avalie possibilidades de ações promocionais e/ou pontuais dentro do seu negócio.
-
Negociar prazos com fornecedores
Se com os clientes o objetivo está na redução de prazos, com os fornecedores acontece exatamente o contrário.
Converse com seus parceiros e procure estender seus prazos de pagamento, a fim de juntar montante suficiente parao o pagamento de serviços sem prejudicar o capital de giro do seu negócio.
-
Otimizar o estoque
Um estoque parado gera desperdícios, custos de manutenção e armazenamento que não seriam necessários se o empreendedor utilizasse uma ferramenta de gestão de estoque.
Ou seja, monitorar diariamente o seu estoque também é tarefa essencial para manter vendas.
Como resultado, o acompanhamento do capital de giro deve ser feito de forma diária e bastante organizada para o sucesso de um negócio.
Saiba mais:
Foi um prazer te ajudar :)