O empréstimo empresarial é uma espécie de acordo entre a empresa e a instituição financeira escolhida que resulta no financiamento.
Empreendedor, apenas com planejamento e organização será possível reunir informações suficientes para chegar a decisões mais estratégicas e assertivas sobre o futuro do seu negócio.
Organizar o dinheiro da sua empresa te ajuda a perceber com mais facilidade onde você deve concentrar mais recursos e onde não, evitando, assim, o empréstimo.
Porém, quando a situação se torna inevitável, o empreendedor pode recorrer ao empréstimo empresarial que melhor se adeque ao seu negócio, de acordo com o segmento de atuação da empresa ou a finalidade de uso do valor emprestado.
Essa linha de crédito para empresas costuma ajudar em momentos de compra de materiais, pagamento de contas ou quando não se tem caixa suficiente para manter o negócio de portas abertas.
É importante frisar que a contratação pode ser feita nas mais variadas instituições financeiras, mas lembre-se de recorrer a essa opção apenas quando for necessário.
Em outras palavras, se você precisa de certa quantidade de dinheiro com alguma urgência, o empréstimo se torna uma alternativa.
Dito isso, como saber quando contratar um empréstimo empresarial?
- Pagamento de contas em aberto.
- Compra de materiais, produtos e/ou serviços necessários.
- Investimentos.
E quais são as opções de empréstimo disponíveis para o empreendedor?
- Empréstimo para capital de giro:
O capital de giro é a quantidade necessária de recursos para que a empresa continue com as portas abertas.
Ele deve ser solicitado com os objetivos de manter o seu estoque, adquirir materiais necessários e outras necessidades rotineiras.
- Empréstimo para investimento fixo:
O investimento fixo se relaciona com os pertences que ficarão mais tempo dentro do seu negócio, contribuindo de forma direta ou indireta para o funcionamento do negócio.
Solicite essa linha de crédito se o seu objetivo for modernizar a sua empresa, substituir móveis, realizar reformas, entre outros.
- Empréstimo para investimento misto:
Como o próprio nome já diz, este é um empréstimo para investimentos a longo prazo, ou seja, ele tem taxas, juros e carência.
A linha de crédito para investimento misto é aquela usada para a compra de certo material necessário para o funcionamento de uma máquina específica, por exemplo.
- Antecipação de receitas:
Existem três formatos para essa linha de crédito: descontos de promissórias e duplicatas, desconto de cheques e faturas de cartões de crédito.
Após fazer a análise do seu negócio, escolher a linha de crédito mais adequada e iniciar o processo de contratação, não se esqueça de separar toda a documentação exigida. Desse modo, é possível evitar contratempos.
Continue lendo:
Posso fazer um empréstimo pelo Sebrae? Entenda como funciona.
Crédito empresarial: o que você precisa levar em consideração.
Foi um prazer te ajudar :)