this is an h1

this is an h2

Fri Mar 24 01:24:33 BRT 2023
Finanças | INVESTIMENTO
Você sabe qual o seu perfil investidor?

Ao identificar seu perfil investidor, o empreendedor realiza investimentos mais assertivos e potencializa seu capital, garantindo o sucesso do seu negócio.

· 27/02/2023 · Atualizado em 24/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Muitas vezes, os empreendedores brasileiros preferem buscar recursos externos para suas empresas em vez de escolher um fundo de investimento que proteja o capital do negócio. Conhecer o perfil investidor é parte importante de uma boa gestão financeira e requer a análise de diferentes fundos e aplicações disponíveis no mercado e que oferecem riscos muito bem calculados a quem deseja aplicar seu dinheiro.

Segundo a pesquisa Raio-X dos Investidores, realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Ambima), 60% dos brasileiros ainda não se tornaram investidores, e entre quem economizou, 53% colocaram dinheiro em produtos financeiros por conta do retorno lucrativo.

Também chamado de suitability (aptidão), o perfil investidor é uma classificação que avalia o risco que se está disposto a assumir em um portfólio de aplicações. Essa classificação é uma exigência da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que orienta as instituições financeiras a oferecerem aos clientes produtos de investimento adequados aos seus perfis.

São cinco os tipos de investidores, de acordo com o grau de risco e conhecimento:

  1. Defensivos: não sabem investir e não pensam em lucro ou investimentos de longo prazo. Sua única preocupação é o risco de não perder dinheiro.
  2. Conservadores: começaram a investir há algum tempo, mas se sentem muito bem quando não têm nenhum risco com sua carteira de investimentos. Analisam só os dados em um curto período e sempre pensam em investimentos entre um e três anos.
  3. Equilibrados: têm algum conhecimento em investimentos, mas ainda não decidiram se querem investir seu dinheiro com retorno de longo prazo ou espontâneo.
  4. Ativos: pensam de médio e longo prazo e não se apressam em investimentos. Observam dados estatísticos por cinco a dez anos.
  5. Muito ativos: com grande experiência como investidores, sabem o que estão procurando. O risco para eles é alto, mas sempre pensam em investimentos de longo prazo e muito longo prazo. Seguem sua estratégia até o fim e investem por mais de dez anos.

Após conhecer os diferentes perfis, o próximo passo para o empresário é definir qual característica de investidor se assemelha mais às suas necessidades. Ele deve assumir os riscos de acordo com as suas expectativas e criar metas correspondentes aos seus objetivos.

Além de saber qual é o seu perfil investidor, o empresário precisa estudar o mercado e os conceitos básicos de finanças, como liquidez, risco, retorno e diversificação. E para obter uma boa rentabilidade, é essencial organização e disciplina para poupar, acompanhar e fazer escolhas baseadas em estudos.

Um bom investidor deve definir objetivos, determinar um valor mensal, entender seu perfil investidor, montar sua carteira e escolher a instituição.

Agora que você já conhece os diferentes perfis investidores, já pode definir qual se encaixa melhor nas suas necessidades e começar a investir parte do capital da sua empresa para fazer seu negócio crescer ainda mais.

Tendo dúvidas sobre esse assunto, procure auxílio no Sebrae mais próximo ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo 0800 570 0800!

Saiba mais:

O Sebrae oferta um curso on-line sobre gestão financeira e também um e-book sobre o tema.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?