Conhecer o seu valuation, ou seja, o valor do seu negócio, pode trazer ao empreendedor certo destaque para novas vendas e novos investidores.

Para obter êxito, existe um processo a ser seguido. Acompanhar a gestão financeira do seu negócio e alimentar o fluxo de caixa com todas as entradas e saídas de dinheiro fazem parte desse processo.
Alguns empreendedores, no entanto, fazem questão de avançar para o próximo passo rumo à obtenção de lucros, que seria descobrir quanto o seu negócio realmente vale.
O valuation não serve apenas como um potencial de vendas, mas também para auxiliar na decisão de fazer um determinado investimento.
E, para calcular o valuation de um negócio, a técnica do fluxo de caixa descontado é a mais utilizada.
E quais são as etapas de um fluxo de caixa descontado?
- Projetar o fluxo de caixa: Montante recebido, menos o montante gasto da empresa para os próximos períodos, normalmente pelos próximos cinco anos;
- Definição da taxa de desconto: De acordo com oportunidades de investimentos semelhantes existentes no mercado no momento específico ou com base nos riscos inerentes à atividade que a empresa exerce.;
- Indicar os resultados dos fluxos projetados para o valor presente e somá-los;
- Análise de outras informações e indicadores como por exemplo, posicionamento da empresa no mercado, carteira de clientes, lucratividade, crescimento e longevidade do negócio.
Exemplo:
A loja de moda feminina Sempre Bela projetou seu fluxo de caixa (recebimento menos seus gastos) para os próximos cinco anos, obtendo os seguintes resultados:
Uma taxa razoável de desconto seria de 12% ao ano. Qual seria o valuation, então?
Esse resultado indica que a loja feminina Sempre Bela, baseada em suas projeções, terá um valuation preliminar de R$ 263.922.
Importante lembrar: O fluxo de caixa descontado trabalha baseado em previsões, o que significa dizer que pequenas alterações em receitas, despesas e investimentos, por exemplo, poderã osignificar grandes mudanças na apuração de resultados. Além disso, como já mencionado anteriormente, ainda é necessário fazer análises complementares (posicionamento da empresa no mercado, carteira de clientes, lucratividade, crescimento e longevidade do negócio) para um valor mais efetivo.
Caso queira saber mais, procure auxílio no Sebrae mais próximo ou entre em contato com a nossa central de relacionamento: 0800 570 0800.
Saiba mais:
Foi um prazer te ajudar :)