this is an h1

this is an h2

Fri May 19 17:33:53 BRT 2023
Inovação | INOVAÇÃO
As edtechs estão revolucionando o mercado de educação

Entenda como as edtechs estão impactando o processo de ensino-aprendizagem.

· Atualizado em 19/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O surgimento de novas tecnologias, tais como computadores, tablets, smartphones e, especialmente a internet, impactou o processo de ensino-aprendizagem de forma significativa, criando novos formatos para a educação, novas metodologias, novas técnicas e novos recursos.

Se, antes, pesquisar uma palavra ou um assunto, por exemplo, requeria ir até a biblioteca, buscar livros pesados, dicionários e/ou enciclopédias, agora tudo pode acontecer a um clique, na palma da mão dos alunos, que podem acessar os conteúdos de forma instantânea, permitindo interações mais envolventes e atividades mais dinâmicas.

Além disso, novas ferramentas de aprendizagem, tais como jogos de simulação, videoaulas e tutoriais on-line, estão sendo cada vez mais usadas para ensinar e aprender.

A tecnologia tem possibilitado ainda o desenvolvimento de novas metodologias de ensino, como a educação a distância (EaD) e o ensino híbrido, formatos que possibilitam ao aluno maior autonomia, ao mesmo tempo em que recebe a orientação de um professor.

Outro aspecto importante é que novas ferramentas de automação, como sistemas de gerenciamento de aprendizagem, são usadas para facilitar o acompanhamento individualizado dos alunos. 

É nesse contexto que se evidencia o potencial das edtechs, startups cujo propósito é oferecer projetos e soluções inovadoras para a educação. Na verdade, as edtechs se dedicam ao desenvolvimento de tecnologia educacional para melhorar a educação.

E não estamos nos referindo apenas a grandes empreendimentos, mas também às pequenas empresas cujo modelo de negócio é proporcionar benefícios para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, para a própria empresa ou para qualquer grupo da sociedade de forma geral. 

As edtechs podem atuar de diversas formas em qualquer lugar ou contexto que tenha necessidade de aprendizado. Veja, a seguir, quem demanda soluções tecnológicas educacionais.

  • Educação básica: as escolas de educação básica necessitam de plataformas de ensino personalizadas, sistemas de gestão e aplicativos para gamificação. 
  • Educação técnica: a demanda é pela produção de conteúdo técnico e por desenvolvedores de plataformas com foco no desenvolvimento de habilidades específicas, como cursos mais específicos (artesanato, fotografia, design e programação, por exemplo).
  • Educação superior: há editechs que oferecem soluções para as universidades otimizarem o ensino com metodologias de ensino, flexibilidade de horários, entre outras demandas.
  • Educação a distância: outro setor que atrai as edtechs é o da educação a distância, formato bastante procurado por profissionais que buscam conciliar estudos, trabalho e vida pessoal.
  • Educação corporativa: oferece soluções que ajudam as empresas na formação, capacitação e aperfeiçoamento de seu time de colaboradores, ajudando na retenção de talentos, na diminuição do turnover e fomentando o employer branding.
  • Educação extra-curricular: o foco são os serviços de cursos on-line, plataformas com funcionalidades específicas para quem quer ensinar pela internet, além de soluções voltadas para o desenvolvimento de habilidades extracurriculares, como idiomas e orientação vocacional, por exemplo. 

Nesse sentido, alguns dos tipos mais comuns de soluções oferecidas por edtechs são plataformas de ensino on-line; aplicativos educacionais; ferramentas de gamificação; ferramentas para avaliação de alunos ou colaboradores; ferramentas de ensino colaborativo.

Tendências

De acordo com o Mapeamento de startups edtechs 2022 realizado pela AbStartups, foram identificadas 813 edtechs ativas no Brasil em 2021, o que representa um aumento de 44% em relação ao Mapeamento de 2020, quando foram detectadas 556 edtechs. O estudo ainda aponta sete tendências que permeiam o mercado de edtechs para os próximos anos: 

  1. Orientação por dados: são os dados que impulsionam a análise, a inteligência dos negócios, o engajamento, a personalização, a inteligência artificial e o aprendizado de máquina. O tratamento de dados fundamenta o desenvolvimento de novos produtos pelas editechs e possibilita ainda envolver os alunos de forma significativa. Desenvolver uma estratégia de dados segura e moderna torna as empresas mais competitivas e eficazes.
  2. Inteligência artificial: ajuda a melhorar os resultados dos negócios com inteligência pronta para seus aplicativos e fluxo de trabalho, permitindo que edtechs desenvolvam soluções atraentes e adaptadas às necessidades individuais do usuário. 
  3. Gamificação: o foco é integrar soluções baseadas em jogos na experiência de aprendizado, o que pode aumentar o engajamento e ser benéfico para o crescimento e desenvolvimento do aluno. É sabido que a gamificação incorpora habilidades intrínsecas como competição, autonomia, resolução de problemas e pensamento crítico.
  4. Transformação digital: à medida que as instituições de ensino se inclinam para a tecnologia, as edtechs têm a oportunidade de apoiar a transformação digital e a aprendizagem híbrida. 
  5. Investir em pessoas: a escassez global de talentos levou as empresas a se preocuparem mais com a educação corporativa como fator crítico. Nesse sentido, muitas passaram a qualificar a sua força de trabalho. É importante ter o entendimento de que a educação contínua e a qualificação não devem ser vistas como um benefício extra para os colaboradores, mas como um fator para as empresas prosperarem na nova economia.
  6. Bem-estar: educadores, estudantes e pais estão buscando edtechs para ajudar a lidar com os impactos de longo prazo da pandemia. As instituições hoje já começaram a se preocupar com relação à saúde, segurança e educação financeira dos alunos. 
  7. Realidade virtual (RV) e aumentada (RA): a RA e a RV surgiram com novas ferramentas para apoiar currículos com experiências e exercitar habilidades cognitivas em ambientes de aprendizagem imersivos, seja em casa ou na sala de aula.

Quer saber mais sobre o assunto? O Sebrae separou para você dois cursos EaD que vão fazer a diferença na sua capacitação. Acesse os links a seguir e inscreva-se para os cursos Inovação de impacto para Startups e Inovação pós-pandemia.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?