this is an h1

this is an h2

Mon Mar 06 12:59:38 BRT 2023
Empreendedorismo | DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Bioparque do Pantanal: nova opção de turismo

Localizado em Campo Grande, o Bioparque do Pantanal é o maior aquário de água doce do mundo, com cerca de 300 espécies de peixes, além de jacarés e sucuris.

· Atualizado em 06/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Um tipo de turismo muito desenvolvido em vários países vem crescendo cada vez mais no Brasil: o turismo de natureza, particularmente o turismo de aquários. A mais recente atração nesta área no país é o Bioparque do Pantanal, inaugurado em maio de 2022 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Trata-se do maior aquário de água doce do mundo, com mais de 19 mil metros quadrados, cinco milhões de litros de água e 31 tanques com mais de 300 espécies do Pantanal e de outras regiões, além de jacarés e sucuris. 

Além da estrutura para contemplação da fauna marítima, o Bioparque do Pantanal oferece a oportunidade de mostrar a crianças e jovens conceitos sobre educação ambiental, conservação, inovação e ciência, de modo a criar um elo afetivo importante e duradouro das pessoas com a natureza. 

O edifício principal do Bioparque foi idealizado pelo arquiteto Ruy Ohtake (1938-1921), e as obras foram iniciadas em 2011, contudo, o projeto atrasou e foi concluído somente no ano passado. O aquário fica dentro do Parque das Nações Indígenas, e a beleza do local é encantadora. A Lagoa Misteriosa, por exemplo, é um cenário que liga o meio ambiente à arquitetura. Um aquário foi projetado no teto do auditório do parque, com os peixes nadando sobre a cabeça dos visitantes. 

Um dos seis biomas do Brasil, o Pantanal é uma das maiores planícies alagáveis do mundo, contendo uma grande variedade de fauna e flora, principalmente com espécies endêmicas (que só existem na região). São mais de 260 espécies de peixes, entre piranhas, dourados e pacus. A proposta do Bioparque do Pantanal, portanto, é justamente apresentar a biodiversidade pantaneira de uma maneira acessível para a população.  

Museu 

O Bioparque do Pantanal conta com o Museu de Biodiversidade, que atualmente está com uma mostra itinerante de fósseis da Serra do Araripe. O local também abriga um conjunto de réplicas da megafauna, nome de animais de grande porte que já foram extintos. Algumas das peças mais proeminentes são o casco de um ancestral do tatu e o fóssil de uma preguiça gigante, animais que atingiam até três metros de comprimento. 

Visitação – o Bioparque do Pantanal disponibiliza vagas diárias para visitas sem a necessidade de agendamento. As senhas são individuais, entregues no local por ordem de chegada e garantem a entrada no mesmo dia e período em que foram entregues. 

Ao todo, mil senhas são entregues diariamente; 400 delas entregues de segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira a partir das 8h e outras 600 a partir das 13h30. Aos sábados, são entregues 500 senhas a partir das 8h. 

Turistas – o Bioparque do Pantanal também disponibiliza, de segunda à sexta-feira, 200 vagas por dia para turistas. No sábado, são disponibilizadas 100 vagas por dia. E a visita também pode ser agendada pelo site. Para entrar no aquário, o turista precisa apresentar um documento oficial com foto, CPF e um comprovante de residência no próprio nome. 

Além do Bioparque do Pantanal, o mais novo do país, existem mais de 40 aquários espalhados por todo o território nacional. Esses aquários auxiliam na preservação de espécies em extinção, além de promoverem a consciência ambiental junto ao público. Ao lado os zoológicos, esses aquários atraem mais de 30 milhões de visitantes por ano, de acordo com dados do Ministério do Turismo.  

Os aquários são uma opção interessante para toda a família, principalmente em fins de semana. Esses locais também atraem excursões de escolas, universidades e de grupos da terceira idade, entre outros, que têm no turismo educacional uma opção de lazer acessível e interessante.  

Além do prazer de ver coisas novas, a visita a um aquário mostra a importância da preservação ambiental, principalmente para os alunos mais novos. Trata-se de uma ótima oportunidade para agências de turismo e guias especializados, que podem organizar visitas a aquários em qualquer época do ano, sem depender das férias escolares para ter um bom faturamento, como acontece com o turismo tradicional de lazer. 

Conheça mais sobre aquários visitando o site Visitas a aquário são uma boa opção para turismo educativo e ambiental. 

Saiba mais sobre empreendedorismo e inovação acessando os cursos do Sebrae Empreendedor de sucesso e Inovação e possibilidades de crescimento. 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?