this is an h1

this is an h2

Wed Nov 23 02:47:18 BRT 2022
Mercado e Vendas | DEMANDA DE CONSUMO
Visitas a aquário são uma boa opção para turismo educativo e ambiental

Interesse por preservação ambiental e biodiversidade traz boas oportunidades para agências de turismo e guias especializados.

· Atualizado em 23/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O Brasil tem uma biodiversidade imensa, e uma pequena parcela dessa riqueza pode ser vista em mais de 40 aquários espalhados pelo país. Auxiliando a preservação de espécies em extinção e promovendo a importância da consciência ambiental, os aquários brasileiros, junto com os zoológicos, atraem mais de 30 milhões de visitantes por ano, segundo o Ministério do Turismo

Os aquários são uma opção para a família em dias chuvosos ou finais de semana, quando não se pode viajar para muito longe. Esses locais também atraem excursões de escolas e universidades e de grupos da terceira idade, entre outros, que têm no turismo educacional uma opção de lazer acessível e interessante. 

Além do prazer de ver coisas novas, a visita a um aquário mostra a importância da preservação ambiental, principalmente entre os alunos mais novos. Isso representa uma ótima oportunidade para agências de turismo e guias especializados que podem organizar visitas a aquários em qualquer época do ano, sem depender das férias escolares para ter um bom faturamento, como acontece com o turismo tradicional de lazer.

Entre os aquários espalhados pelo país, podemos destacar os seguintes:

AquaRio

Localizado no Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, é o maior aquário marinho da América do Sul. Conta com oito mil exemplares de 350 espécies diferentes num ambiente de 4,5 milhões de litros de água. Tem ainda atrações como o Aquário Marinho Virtual, o Museu de Ciências e o Terminal YFish, que permite a visualização de peixes criados no Aquário Virtual.

Aquário do Rio São Francisco

Instalado em Belo Horizonte, abriga peixes nativos e exóticos das águas do rio São Francisco. Tem 21 tanques com três mil exemplares de cerca de 60 espécies típicas da bacia, sendo algumas em extinção. Há também um segundo piso onde é possível observar os peixes de cima e sentir a sensação de estar às margens do rio. O passeio inclui conhecer, por meio de cenografia, a nascente do rio e percorrer os seus 2.800 km de extensão.

Aquário de São Paulo

Situado na capital paulista, tem centenas de espécies e milhares de animais. Caracterizado como um aquário temático, apresenta cenários de florestas brasileiras, dinossauros em tamanho real e navios submersos. Os visitantes também podem embarcar em um submarino cercado de tubarões e, ainda, conhecer os raros filhotes de jacarés albinos.

Oceanário de Aracaju

Fica na praia de Atalaia, na capital sergipana. Administrado pela Fundação Projeto Tamar (tartaruga marinha), fica instalado numa construção desenhada como uma tartaruga em meio a uma área de 141 mil metros quadrados. Tem como seu principal tema a preservação de tartarugas marinhas, mas também tem outros animais de água doce e salgada. 

Aquário de Natal

Fica no município de Estremoz, na região metropolitana de Natal, Rio Grande do Norte. Tem espécies marinhas e terrestres e também trabalha com a reabilitação de animais que são encontrados na orla e nas estradas, que depois são devolvidos à natureza.  

Aquário Paraíba

Instalado em João Pessoa, tem como atrativos tubarões, arraias, crustáceos, moluscos e corais dos biomas existentes no Estado. Dispõe de 120 exemplares pertencentes a 80 espécies de animais. Sua proposta é ser uma ferramenta educativa de caráter socioambiental para mostrar a importância dos organismos aquáticos. 

Aquário de Paranaguá

Tem 26 recintos e mais de 200 espécies. A maioria delas são do litoral paranaense, mas o local inclui animais exóticos como o tubarão-bambu e os pinguins-de-magalhães. 

Aquário de Bonito

Fica na cidade de mesmo nome, no Mato Grosso do Sul e tem como principal atração os peixes dos rios da região. O aquário oferece também a opção de interagir com algumas espécies, como o piraputanga, peixe típico da região que pode saltar até dois metros acima da linha dágua para pegar frutos. 

Vale destacar que o turismo ambiental é um dos que mais cresce atualmente, e os aquários têm um papel importante e ainda pouco explorado nesse filão. Se você atua no setor de turismo ou pretende montar uma agência, que tal aproveitar essa onda?

Saiba mais:

O Sebrae te apoia com cursos on-line gratuitos como o Inovação e possibilidades de crescimento e o curso pelo WhatsApp:

Empreendedor de sucesso - Sebrae onde você vai aprender a elaborar metas claras e plano de ação e refletir sobre suas atividades empreendedoras e autodesenvolvimento.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?