this is an h1

this is an h2

Sun Apr 16 22:54:34 BRT 2023
Inovação | SUSTENTABILIDADE
Como adotar práticas de TI verde na pequena empresa

A sustentabilidade tecnológica considera o impacto no meio ambiente e com crescimento e qualidade dos serviços e produtos.

· 10/04/2023 · Atualizado em 16/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O setor de tecnologia da informação consome muitos recursos naturais: das matérias-primas necessárias para fabricação, energia para uso e o descarte das peças inutilizadas. O movimento da sustentabilidade tecnológica ou TI verde (em inglês, green IT) refere-se ao conjunto de estratégias baseadas em um uso consciente e ambientalmente responsável de computadores e recursos de TI, otimizando sua utilização e seu impacto. Assim, a TI verde diz respeito à engenharia, fabricação, uso e descarte de tecnologias e dispositivos de computação, de forma a reduzir consequências negativas ao meio ambiente.

Empresas sustentáveis são mais eficientes, consomem menos recursos e poupam em todas as etapas da cadeia produtiva, praticando preços mais competitivos e atraindo um número maior de clientes. A utilização da tecnologia é fundamental para processos de sustentabilidade empresarial.

De acordo com uma pesquisa, realizada com organizações de todos os tamanhos e em diversos setores, sobre o tema da sustentabilidade e tecnologia: 80% dos tomadores de decisão de TI acreditam que a implementação de TI sustentável em suas organizações é importante. Esse mesmo estudo mostrou que 51% enxergam o custo como uma barreira para a implementação de tecnologias sustentáveis.

Outra investigação, da Perillon, mostrou que 25% das empresas dos Estados Unidos estão desenvolvendo mudanças em suas operações com foco em tecnologias sustentáveis. E, ainda, segundo a Global Action Plan, do Reino Unido, a área de TI é responsável por 2% das emissões humanas de gases de efeito estufa em todo o mundo. A estimativa é de que a transformação digital, como redes e edifícios inteligentes, respondam por 20% da redução das emissões carbono, em todo o mundo, até 2030.

Quais as aplicações da TI verde?

A aplicação de tecnologias sustentáveis, principalmente para as pequenas e médias empresas, deve considerar o segmento em que elas estão inseridas, bem como, as especificidades e atividades desenvolvidas. Outro ponto importante é buscar parcerias ou contratar consultorias especializadas para desenvolver uma estratégia de TI, que alie a sustentabilidade em seus processos.

Tenha clareza de que será necessário investimento inicial, mas que, se bem planejadas e integradas às necessidades e ao orçamento disponível, as aplicações de TI verde podem trazer diferenciais e ganhos de competitividade para a sua empresa no mercado. De maneira geral, algumas orientações podem ser utilizadas pelas empresas, visando a implementar práticas sustentáveis aliadas à tecnologia da informação. 

Utilizar um sistema intranet

Solução que conecta departamentos organizacionais por meio de um único canal, permitindo a troca rápida de informações. Pode ser muito positiva para a empresa, além de otimizar processos burocráticos, reduzir custos e aumentar a produtividade, contribui para a sustentabilidade, ou seja, a redução de gastos com impressão de papéis.

Migração para armazenamento e serviços em nuvem

Essa é uma maneira de evitar a compra de equipamentos e o desperdício de recursos. O setor de TI consegue reduzir a quantidade de equipamentos em uso, o que diminui o consumo de energia e mantém o mesmo nível de desempenho. 

Produtos ecológicos

Adquira, preferencialmente, produtos e equipamentos que tenham selos ecológicos. Eles costumam gastar menos energia e ter maior vida útil.

Aplicativos para ações de sustentabilidade

Utilize aplicativos e sistemas que possam contribuir com a otimização de recursos. Hoje, existem vários aplicativos específicos para ações de sustentabilidade, como na questão da eficiência energética e hídrica, geração de resíduos, geolocalização, automação, dentre outros.

Adotar softwares e hardwares mais rápidos também ajuda na otimização, já que eles consomem uma menor quantidade de energia. Além disso, desenvolva uma política interna de descarte adequada e com critérios para reciclagem e doação de equipamentos eletrônicos. São iniciativas simples que já fazem a diferença e trazem um ganho de sustentabilidade tecnológica para a sua organização. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

ESG: o que é e qual é a importância? Saiba aqui!

ESG possibilita rentabilidade para pequenos negócios inovadores

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?