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Tue Apr 11 02:22:24 BRT 2023
Finanças | INVESTIMENTO
Como comprar bem pode influenciar no sucesso de sua empresa

Antes de vender bem, o varejista precisa analisar os fornecedores disponíveis para fazer uma boa compra.

· Atualizado em 11/04/2023
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Para te ajudar a obter melhores resultados no setor varejista, selecionamos as melhores dicas do Sebrae de Santa Catarina para aumentar as vendas da sua empresa! Vamos lá!

Hoje, nós vamos apresentar um assunto para melhorar a gestão do seu negócio: a compra e como ela pode alavancar o desenvolvimento do seu varejo. O senso comum acredita que o sucesso de uma empresa depende da venda. Contudo, para vender bem, é necessário comprar bem. Aliás, não envolve somente o preço, há outros fatores que determinam a qualidade de uma transação, como o processo de compra, o planejamento e a negociação. 

Primeiro, vamos tratar sobre o mercado. Sendo assim, é fundamental conhecê-lo, pois toda a transação provém dele. Descubra as características do seu público-alvo para delimitar o que a sua empresa precisa adquirir para revender. Ou seja, conheça o seu cliente, pois esse fator é essencial para o processo de compra. Ao conhecer algumas qualidades da sua clientela, como o poder aquisitivo e a recorrência das transações, será possível acertar na escolha dos seus produtos. 

O próximo passo é conhecer os seus fornecedores, ou seja, de quem a sua empresa é cliente. Para delimitar a qualidade dos provedores da sua empresa, é importante tomar referências para descobrir a reputação. Assim, será possível saber se eles cumprem o que prometem, quais são os termos de qualidade, os prazos para entrega, formas de pagamento e o catálogo de mercadorias. 

Observe se os produtos fornecidos são legais, se não há o uso de mão de obra infantil ou análoga a escravidão. Nos dias de hoje, também vale a pena verificar se os produtos não agridem o meio ambiente. Como se não bastasse, não fique dependente de um único fornecedor, pois o risco é muito grande. 

Verifique, também, se o fornecedor emite nota fiscal e cumpre com as garantias. Antes de escolher, analise, além do que foi descrito, o preço com outras fontes. Lembre-se que, em muitos casos, o barato sai caro, pois a qualidade do produto deixa a desejar. 

Além dos fornecedores, é importante conhecer os concorrentes. Eles disputam espaço no mercado ao vender produtos ou prestar serviços similares aos do seu varejo. No entanto, às vezes, a concorrência direta não vende as mesmas mercadorias. Como exemplo, uma loja de roupas femininas disputa espaço com um estabelecimento que oferece bolsas, jóias, sapatos e acessórios em geral. 

Apesar da ameaça, os concorrentes são uma valiosa fonte de informações. Afinal, você poderá conhecer seus produtos, serviços, preços e público-alvo. Esses dados são importantíssimos para delimitar o posicionamento do seu negócio dentro do mercado. Aliás, elas podem te auxiliar na tomada de decisões, principalmente na hora de adquirir as suas mercadorias. 

Agora, sobre o preço, é fundamental conhecer aquele que é praticado no mercado para melhorar a competitividade do seu negócio. Afinal, quanto melhor o preço de compra, melhor será a taxa de lucro na venda. Portanto, fique de olho no mercado para conseguir oferecer um bom preço ao seu público-alvo. Não só isso, mas pesquise bem, realize campanhas promocionais e negocie muito. 

Além do preço, há o planejamento, pois, nenhuma empresa se dá bem sem um plano de compras eficaz. Ademais, você deve saber o quanto pode pagar pela mercadoria, qual é o prazo de pagamento e de entrega. Deixar o planejamento de lado é dar sorte para o azar, abre brechas para erros que podem levar o seu varejo à falência. Portanto, sempre considere quais são os melhores fornecedores, quando comprar, a quantidade ideal e os motivos relevantes para adquirir tais produtos. 

Por fim, preste muita atenção no prazo de pagamento dos produtos. Pois, na maioria das vezes, a incidência de juros poderá afetar a sua taxa de lucro a ponto de transformá-la em prejuízo. Neste caso, é importante analisar caso por caso, colocar na balança, e, assim, escolher a melhor opção de compra. Lembre-se, a empresa que tem um plano de aquisição de mercadorias sai na frente das outras e ocupa mais espaço no mercado! 

Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você:

Gestão de compras e estoques.

Planejamento estratégico para empreendedores.

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