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Finanças | ESTOQUE
Como melhorar o controle de estoque no e-commerce

Uma das questões mais preocupantes no e-commerce é o controle de estoque. A má gestão pode prejudicar a sua empresa.

· 23/03/2023 · Atualizado em 23/04/2023
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Para te ajudar, separamos as dicas sobre gestão de estoque para e-commerce do especialista Daniel, da Magic 18. 

A gestão de estoque é um dos principais desafios para os e-commerces, pois um estoque inadequado pode afetar diretamente a lucratividade da empresa. Quando um produto está esgotado, os clientes procuram outro lugar para comprá-lo, e quando há excesso de estoque, o capital da empresa fica bloqueado sem gerar lucro.

Além disso, quando mal gerenciado, leva a perdas financeiras, como a obsolescência de produtos.

Por isso, é crucial que as empresas de e-commerce adotem boas práticas de gestão de estoque, monitorando constantemente o seu volume, a rotatividade dos produtos e a disponibilidade para entrega.

Isso permite que a empresa mantenha um equilíbrio entre a oferta e a demanda, evitando desperdícios e aumentando a satisfação dos clientes.

Além disso, a gestão de estoque eficiente também permite uma melhor tomada de decisão, pois fornece informações precisas sobre o desempenho dos produtos e ajuda a identificar tendências de mercado.

Ademais, o estoque é importante para uma empresa de varejo, pois atua diretamente no capital. Ele é um dos grandes componentes que afetam o capital e pode agir de duas formas: primeiro, ele é uma fonte geradora de capital, pois a venda do estoque é a principal fonte de renda para uma empresa de varejo.

Em segundo lugar, o custo do produto vendido (CPV) é um dos maiores custos da empresa de varejo e atua como um consumidor de capital. Portanto, o controle eficiente do estoque é crucial para o sucesso da empresa.

Quando você realiza uma venda, o custo do produto ocupa uma boa parte daquela venda - senão a maior parte. Portanto, nós temos o estoque como principal gerador de capital e o principal consumidor de capital de uma empresa de varejo.

Sabendo, então, desses dois "poderes" ou essa influência sobre o capital da empresa, também podemos colocar em pauta outros problemas.

O primeiro é a falta de estoque e o segundo é o excesso. Quando o estoque esvazia, ele afeta diretamente as vendas. Afinal de contas, uma empresa de varejo não consegue vender um produto que ela não tem.

Portanto, quando há uma má gestão de estoque, o produto entra em ruptura e as vendas caem, influenciando diretamente na geração de capital do e-commerce. 

Do outro lado, temos excesso de estoque. Quando há um descontrole na administração, há uma compra excessiva de produtos, que é bancada pelo capital da empresa. Assim, a falta de estoque corta a geração de capital e compromete o desempenho do seu e-commerce, podendo levar à falência. 

No entanto, o pulo do gato para gerenciar o estoque é entender se ele está correndo risco de ruptura, ou seja, se está muito baixo, ou se corre risco de encalhar.

Há vários conceitos que falam de estoque mínimo, estoque máximo, justamente é o mínimo para que ele não entre em ruptura, o máximo para que ele não fique acumulado. Mas há um erro básico de medição desses extremos. 

Por exemplo, o empreendedor delimita X unidades de estoque mínimo, X unidades estoque máximo. Por que que isso é ruim? Porque a velocidade de venda deve ser considerada.

Ou seja, se o seu produto estiver vendendo uma quantidade X, ele exige o estoque mínimo Y, mas se ele vender um estoque, se ele começar a vender 2 vezes, o estoque mínimo passa a ser dois Y. 

Assim, não delimite o estoque mínimo a uma quantidade fixa. Atualize-o uma vez por mês, dependendo do giro do seu produto. Para abordar através de uma analogia, imagine a quilometragem como uma medição de distância.

Para chegar na cidade X, precisamos percorrer Y quilômetros. No caso de estoque, usamos a medição dias de estoque.

Nesse caso, quando pensamos em dias, ou seja, temos x dias de estoque, tratamos sobre a sua autonomia. Portanto, num estoque de 20 dias, podemos cobrir todas as vendas do referido período. Assim, à medida que as vendas vão oscilando, subindo e descendo, fica muito mais fácil estabelecer o momento da reposição ou promoção. 

Desta forma, comece a olhar para o seu estoque em dias de estoque, quantos dias de estoque você tem, não só no geral, mas também para cada fornecedor, para cada produto.

Só assim, traduzido em dias, você conseguirá interpretar com mais precisão a situação da sua empresa. E, por consequência, delimitar os momentos de reposição e promoções, garantindo que o seu e-commerce gere capital. 

Além disso, procure sistemas de gestão de estoque. Eles facilitarão o controle das mercadorias, as saídas, as entradas, bem como as perdas ou trocas. No e-commerce, todas as informações são bem vindas e influenciam diretamente o seu desempenho.

Por fim, lembre-se: Quando for olhar para o seu estoque, pergunte-se: "Esse estoque deste produto é alto ou baixo? Está bom ou ruim?". Assim, descobrirá a resposta quando olhar para o estoque em dias. A partir disso, será possível interpretar se o estoque está alto ou baixo. 

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