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Tue May 16 12:54:43 BRT 2023
Finanças | CUSTOS
Como reduzir custos da empresa

Medidas de gestão e racionalização devem ser adotadas tanto em tempos de crise como em situações normais para reduzir custo e melhorar a produtividade.

· 15/03/2023 · Atualizado em 16/05/2023
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Reduzir custos de uma empresa é uma das tarefas mais importantes para empreendedores, inclusive para pequenos e médios, principalmente em momentos de crise e de restrições de caixa.   

Antes de mais nada, vamos definir o que é o conceito de custo, pois muitas vezes não se diferencia custo e despesa, que são coisas bem distintas.

Custo é todo valor gasto com recursos e serviços para que haja a produção de algo; tudo o que é fundamental para se criar um produto é custo: mão de obra, matéria-prima, equipamento e manutenção.  

Despesas são os gastos com bens e serviços necessárias para manter a estrutura da empresa funcionando – aluguel, impostos, contas de luz, água, telefone, publicidade –, mas que não contribuem diretamente na produção de novos bens ou serviços. 

Feita a distinção, vamos nos concentrar nos custos. São diversos tipos de custo que incidem na indústria. Vejamos: 

  • Fixos e diretos – relacionados diretamente com a execução de um serviço, como a mão de obra; 
  • Fixo e indireto – composto pelos colaboradores que não são diretamente ligados ao produto, como supervisores e gerentes; 
  • Variável e indireto – varia conforme a produção e as vendas, como a energia elétrica e a logística utilizadas;  
  • Variável e direto – matéria-prima, que é um custo variável porque depende do ritmo da produção e, ao mesmo tempo, direto porque é indispensável para que um produto seja desenvolvido. 

Mas ainda temos outros desdobramentos de custos, a saber: 

Custos operacionais – despesas associadas à manutenção diária e ao funcionamento do negócio, incluindo custo das despesas operacionais, dos produtos vendidos e das despesas gerais.  

Custos estratégicos – são os que refletem diretamente no negócio da empresa e contribuem para a rentabilidade, como equipes, pesquisas e desenvolvimento, relacionamento com cliente, marketing e publicidade etc. 

Custos não estratégicos – estes não refletem diretamente os lucros da empresa nem geram retornos tangíveis, como materiais de escritório ou de home office. Esses custos devem ser considerados em tempos de crise, pois são podem ser eliminados ou reduzidos antes de qualquer outro. 

Altos custos operacionais podem inviabilizar o negócio, mas antes de decidir reduzi-los, é necessário saber onde e como.  

Onde estão os principais custos? 

Alguns exemplos de custos são matérias-primas, ferramentas, mão de obra, reembolso de despesas da empresa, equipamentos, etc. Ao listá-los e analisá-los corretamente, você poderá fazer um bom planejamento. 

Em quais áreas é possível aplicar uma redução de custos? 

Analise o custo de cada área da empresa e verifique quais são essenciais e quais são dispensáveis. Depois disso, é possível saber quais custos podem ser reduzidos e quais devem ser mantidos. 

Corte de custos não estratégicos 

Reduza as taxas que não lhe dão uma vantagem competitiva; algumas podem ser removidas; outras podem ser reduzidas gradualmente. 

No caso da energia elétrica, pode-se solicitar à operadora uma visita para verificar quais mudanças podem ser feitas para reduzir o consumo mensal. 

Reavalie os fornecedores 

Os fornecedores têm uma grande influência no orçamento de uma empresa. Portanto, eles precisam ser avaliados e ajustados conforme a necessidade. É importante buscar parcerias mais estratégicas que custem menos. 

Invista em melhorias tecnológicas 

A tecnologia é o principal caminho para as empresas reduzirem custos, substituindo processos manuais por alternativas automatizadas. Plataformas de controle de horas, como o PontoTel, evitam erros de cálculo de horas.  

Negocie dívidas 

Considere parcelar, antecipar ou até mesmo transferir sua dívida para outro banco, desde que isso signifique reduzir juros e taxas.  

Um orçamento claro para cada área 

Faça reuniões com diferentes áreas da empresa para gerar ideias de economia e desenvolver um orçamento claro para cada área.  

Capacite seus colaboradores 

Quanto mais treinamentos seus funcionários receberem, mais bem preparados estarão para desempenhar suas funções adequadamente, além de poder usar seu novo conhecimento para inovar os processos internos. 

Compartilhe a situação da empresa 

Deixe sua equipe, incluindo líderes e gerentes, saber o que está acontecendo na empresa. O trabalho em equipe pode ser um dado fundamental na redução de custos.  

Conclusão  

Reduzir custos da sua empresa permite aumentar a produtividade e usar os recursos disponíveis de maneira mais inteligente e assertiva, além de evitar desperdícios.

Ao desenvolver esse plano, vale a pena investir na tecnologia certa para a empresa: avaliar o setor, automatizar processos e controlar adequadamente a saúde financeira do negócio. 

 

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