Todas as cadeias de produção e consumo passam por transformações que foram aceleradas pela pandemia. Com o pequeno varejo de moda não é diferente. Mas o que os empreendedores do setor estão fazendo para driblar a crise econômica e a mudança no comportamento do consumidor? Uma palavra resume: se reinventando!
Segundo o levantamento “Winning Omnichannel 2022: a reformulação do varejo na América Latina”, realizado pela consultoria Kantar, a crise econômica deixou o consumidor mais criterioso, buscando produtos com melhor custo/benefício através de pesquisas em vários canais de compra. O levantamento revela também que os níveis de compra ainda não recuperaram o patamar pré-pandemia e que a queda é maior em países onde a estratégia omnichannel não prosperou.
No Brasil, os pequenos empreendedores do varejo de moda se reinventaram. A abordagem multicanal é explorada através das redes sociais e WhatsApp. Os recursos são bem trabalhados através de “Live Shopping” (vendas realizadas durante uma apresentação de produtos ao vivo) e conversas em dia no aplicativo de mensagens. Amarrando a divulgação e atendimento nestes canais, o delivery é a cereja do bolo.
Além destas estratégias, o controle enxuto do estoque ajuda a ter sempre novidades e não ficar com mercadorias paradas. As práticas ESG, conjunto de práticas de sustentabilidade e consciência social, são aplicadas através de medidas para evitar o desperdício de recursos naturais e busca de parceiros que valorizam peças sustentáveis.
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