Foi o que aconteceu com um grupo de mulheres produtoras de café da Serra da Mantiqueira, na região de Minas Gerais. A oportunidade surgiu quando uma importadora da Australia, interessada no café brasileiro, recebeu uma amostra do produto enviado pela Amecafé – Associação de Mulheres Empreendedoras de Café da Mantiqueira de Minas.
Desconfiadas, esse grupo de mulheres produtoras não estavam muito confiantes que o envio da amostra poderia dar algum resultado comercial, mas mesmo assim uma delas enviou para a importadora na Australia e, para surpresa de todas, acabaram fechando negócio. A experiência valeu a pena, pois durante o processo de preparação para exportação, acabaram descobrindo que o café que era vendido no mercado interno como se fosse do tipo comum na verdade era um café especial.
O Sebrae teve um papel muito importante nesse processo, apoiando a Associação com ações e soluções voltadas as necessidades empresariais do grupo de produtoras rurais.
Fonte: Folha de São Paulo. Publicado em 02/12/2022, coluna Agrofolha, por Marcelo Toledo.
Saiba mais sobre o setor de Alimentos e Bebidas, acesse o canal do Sebrae no Telegram, https://t.me/sebraevarejodealimentos.