Etnoturismo é um tipo de turismo no qual os viajantes buscam conhecer de perto a vida, os costumes e a cultura de um determinado povo, especialmente povos indígenas.
Esta modalidade de turismo estimula o empreendedorismo dentro das comunidades indígenas, sendo uma forma de fomento ao desenvolvimento econômico sustentável local.
A visitação nas comunidades indígenas é uma estratégia de valorização e divulgação da cultura indígena que visa ampliar o grau de conhecimento dos turistas sobre esta cultura tradicional.
Os povos indígenas já habitavam o Brasil antes da chegada dos europeus e atualmente cerca de 900 mil indígenas habitam o território brasileiro.
Um número crescente de turistas tem buscado por uma experiência turística na qual a natureza e as comunidades tradicionais são efetivamente os atores principais, é importante que as comunidades tradicionais se preparem para receber estes turistas aproveitando o crescimento desta demanda.
Você empreendedor que pretende atuar com turismo na sua comunidade procure a prefeitura ou o órgão de fomento ao turismo do seu estado, organize-se com empreendedores de comunidades próximas e conte com o Sebrae.
O Sebrae pode ser um importante parceiro da sua comunidade no processo de organização e planejamento dos produtos e serviços que serão oferecidos aos visitantes.
Comunidades do Sebrae no Telegram
Fique bem informado! Siga nossos canais no Telegram. São 12 opções para você escolher!