Presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Tom Moreira Leite, falou sobre sua visão em relação ao franchising para o ano de 2023 e o impacto que o novo governo pode causar ao setor.
Tom Moreira comentou que o mercado de franquias cresceu bastante em faturamento no ano passado, principalmente devido a dois fatores: aumento do desemprego gerando a necessidade de as pessoas buscarem alternativas ao trabalho com carteira assinada, além da geração de renda extra. Essas situações fizeram as pessoas buscarem o empreendedorismo.
A maior acessibilidade ao financiamento é um dos pontos que a entidade está tratando nesse ano. Para o presidente, é muito importante conseguir novas parcerias com o sistema financeiro para facilitar o crédito para os microempreendedores.
Ele destaca também o foco nos meios digitais e como a tecnologia é importante para ajudar os empreendedores de franquias no setor do Varejo.
Pensando nas medidas do governo, ele comentou que estão conversando sobre a diminuição do ISS para encontrar um ponto de equilíbrio entre franqueador e o franqueado.
Para mais detalhes da entrevista, leia em: https://www.istoedinheiro.com.br/o-governo-deve-entender-o-impacto-socioeconomico-do-franchising/