A ABF (Associação Brasileira de Franchising) recentemente divulgou um relatório que mostra a recuperação do setor de franquias em 2022, com um faturamento total de R$ 211,44 bilhões e crescimento de 14,3% em comparação a 2021. O segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar foi destaque, registrando um aumento de 21,5% no período, graças às mudanças nos hábitos dos consumidores e à maior profissionalização do setor após o auge da pandemia.
Os três segmentos que mais cresceram foram Hotelaria e Turismo, com alta de 24,5%; Saúde, Beleza e Bem-Estar; e Alimentação - Food Service, ambos com 21,5% de crescimento. De acordo com Estevan Aguiar, especialista em Expansão de Redes de Franquias da Rede Odonto, o setor odontológico tem perspectivas positivas para 2023, considerando o aumento da conscientização sobre a importância da saúde bucal e a expansão da classe média. Entretanto, Aguiar aponta desafios como a falta de profissionais qualificados e a necessidade de investimentos em tecnologia e inovação no setor de franquias odontológicas. O modelo de franquia pode ser uma solução interessante para os profissionais, oferecendo benefícios como marca estabelecida, suporte empresarial, acesso a tecnologias avançadas e maior eficiência.
O relatório da ABF também revelou um aumento de 17% nas contratações em estabelecimentos franqueados entre 2019 e 2022, com projeção de crescimento nas contratações, operações e faturamento para 2023. Esses números evidenciam a retomada do setor de franquias no Brasil, em meio à adaptação do mercado pós-pandemia e à busca por novas oportunidades de negócio.