O mercado brasileiro de franquias mostrou sinais de crescimento e consolidação em 2022, de acordo com o relatório anual da ABF (Associação Brasileira de Franchising). O faturamento das redes no país ultrapassou R$ 211 bilhões, um aumento de 14,3% em relação a 2021 e acima dos 12% projetados pela ABF.
O setor de franquias teve oito trimestres consecutivos de crescimento ininterrupto desde o pico da pandemia. Em comparação a 2019, o crescimento do setor de franquias foi de 13,2%, com receita totalizando R$ 186,755 bilhões naquele ano. No quarto trimestre de 2022, a receita cresceu 12,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, alcançando R$ 63,800 bilhões.
A expansão do número de unidades, redes de franquias e empregos diretos foi significativa, corroborando o desempenho robusto do setor no ano.
Entre os principais fatores que contribuíram para esse desempenho, estiveram o forte retorno do comércio e atividades presenciais, a recuperação da taxa de emprego, o avanço da digitalização e outros canais de vendas, especialmente a entrega, e os ganhos das lições aprendidas durante a pandemia, principalmente em termos de maior eficiência e adaptabilidade.
A emergência de novos modelos de negócios, principalmente modelos virtuais e estilo home-office, o crescimento acelerado de microfranquias e marcas de outros mercados ingressando no sistema de franquia são outros aspectos que também contribuíram para o crescimento do setor.
Fonte: https://www.portaldofranchising.com.br/noticias/franquias-brasileiras-crescem-em-2022/