Com quase 70 milhões de pessoas negativadas na Serasa as famílias estão usando todos os recursos disponíveis e reduzindo custos para quitar as dívidas. Com isso as compras de Natal e fim de ano devem sofrer uma queda e serem menores que o previsto inicialmente pelos economistas. Hoje já temos um número bem maior de consumidores declarando que vai reduzir o consumo e os gastos com as festas de fim de ano.
Muitos consumidores que sempre davam um jeitinho, as vezes se endividando para conseguir realizar almoços e festas com amigos e familiares este ano declararam que não repetirão o feito.
“Agora, estou em um momento de reflexão, pois preciso organizar minha vida financeira para melhorar minha qualidade de vida. “Desta vez, não vou conseguir sustentar minhas vontades" declarou Simone Martins, administradora de 35 anos. A comerciante Marlene Pereira, 40 anos disse que recorreu a um educador financeiro para planejar melhor as finanças. "O profissional me auxiliou muito nessa questão. Com o novo planejamento, vou conseguir voltar a fazer festas e comprar presentes, sem me endividar, a partir de 2025"
Os setores de varejo e consumo grandes beneficiados pelas gastanças de fim de ano deverão ser os mais prejudicados por estas compras mais modestas em 2022.
_____________________________________________________________
Fonte: Endividamento dos brasileiros deve afetar compras de fim de ano
Link: https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2022/11/5054799-endividamento-dos-brasileiros-deve-afetar-compras-de-fim-de-ano.html
Site: www.correiobraziliense.com.br
Siga-nos no Telegram
https://t.me/sebraemei