Segundo dados da pesquisa da Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o endividamento dos brasileiros bateu recorde em 2022. Ao final do ano 77,9% das famílias brasileiras estão endividadas, o maior percentual da série histórica desde 2011, primeiro ano da pesquisa. Isto mostra que de cada 100 famílias, 78 estavam endividados.
Estimulados pela política econômica do governo Bolsonaro, a Taxa Básica de Juros, a SELIC, que de 2% ao ano em 2020 passou para quase 14% em 2022 foi o principal fator causador deste aumento de 14,3% na proporção total de endividados no país”,
O número de inadimplentes, ou seja , aqueles que não estão conseguindo pagar a dívidas também foi a maior nestes 12 anos.
Na média os brasileiros gastam quase um terço da renda para quitar dívidas. Em 2022, a cada R$ 1 mil de rendimento, R$ 302 foram destinados ao pagamento das dívidas. No entanto, para 21,5% dos brasileiros a situação é ainda pior. Estes precisaram de mais da metade de seus rendimentos para pagar dívidas, o maior índice dos últimos cinco anos.
Em mais de dez anos, nunca as pessoas se sentiram tão endividadas.
_______________________________________________________________
Fonte: Explosão da inadimplência das famílias em 2022
Site: https://horadopovo.com.br
Siga-nos no Telegram
https://t.me/sebraemei