As franquias de alimentação são destaque no mercado atual, tendo crescido 39,4% no terceiro trimestre de 2022 e tornando-se principal crescimento no franchising brasileiro.
O modelo de franquia está se tornando cada vez mais popular, oferecendo menos risco e um nome de marca mais consolidado no mercado.
O setor de bebidas teve como destaque a franquia Chopp Brahma Express. Com foco na venda de cerveja e itens de festa, essa franquia pioneira na criação de plataformas de comércio eletrônico totalmente digitalizadas para a venda de bebidas. Ela alcançou um crescimento de 22,2% no segundo trimestre de 2022 e uma receita recorde de R$7,9 bilhões.
O sucesso desse modelo de franquia pode ser visto nos números reportados por franqueadores como a Patroni, que viu um aumento de 47% na receita, e a Giraffas, que viu um crescimento de 30%.
O sistema de franquia oferece ao franqueado o benefício de trabalhar com um nome de marca consolidado, facilitando o estabelecimento e expansão do seu negócio. O franqueador fornece treinamento e suporte ao franqueado, enquanto o franqueado deve pagar royalties pelo uso da marca, uma taxa de publicidade e comprar suprimentos do franqueador e seus parceiros designados.
Fonte: https://www.portaldofranchising.com.br/noticias/franquias-de-bebidas-sao-tendencia-do-setor/