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Mercado e Vendas

Google Analytics 4: confira as principais mudanças e funcionalidades

Nova versão da ferramenta de análises de sites do Google promete a realização de análises multiplataforma e substituirá o Analytics Universal.

· Atualizado em 02/02/2023
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Com novas funcionalidades e processos, o Google Analytics 4 chega para substituir o Analytics Universal, desenvolvido para oferecer análises mais completas aos usuários.

Além do foco na jornada do cliente e na privacidade, a atualização promete a realização de análises multiplataforma e melhorias na coleta de dados e nos relatórios.

O sistema já está disponível, mas, em alguns casos, é necessário fazer uma migração para usar os novos recursos oferecidos pelo Analytics 4. 

Antes disso, é importante entender as diferenças entre as duas versões, conhecer as principais mudanças da ferramenta e também os passos necessários para acessar o novo sistema do Google.

O Google Analytics 4 é a nova versão da ferramenta gratuita de análise de dados e monitoramento de sites desenvolvida pelo Google. Ela chega para substituir o Analytics Universal, modelo presente no mercado desde 2006. 

Conhecida também como GA4, a atualização chega com o objetivo de se adequar a algumas mudanças do ambiente digital, como o fim dos cookies de terceiros e a proteção de dados dos usuários, por exemplo. 

Para isso, o novo modelo do sistema de análises apresenta uma interface diferente e alterações em algumas funções, como a captura de dados e a produção de relatórios.

A ferramenta tem um processo de coleta de dados baseado em eventos. Esses eventos são as ações realizadas pelos usuários dentro dos sites ou dos aplicativos. 

Ou seja, cada interação do usuário com a página, como um clique ou uma pesquisa, é um evento para a nova plataforma do Google, que usa esses dados como base para produzir seus relatórios.

A principal diferença entre o Universal Analytics e o Google Analytics 4 é a análise multiplataforma, que permite a integração de dados coletados de sites e aplicativos.

Essa mudança é destaque desde o anúncio da versão Beta do Analytics 4, lançada pelo Google em 2019. Nessa época, a ferramenta foi apresentada com o nome de App+Web, reforçando essa análise integrada de sites e aplicativos mobile.

Como a nova versão da ferramenta do Google faz análises com base em eventos, o sistema traz algumas opções desses eventos já pré-configuradas. Contudo, é preciso ativá-las para ter acesso aos dados.

Diferente do sistema anterior, que apresentava a maior parte dos relatórios assim que o usuário instalava a tag de pageviews, o novo Analytics não configura todos os eventos de maneira automática.

A ferramenta traz 12 eventos pré-configurados para sites e 85 para aplicativos

Com a captação de dados do Google Ads, o Analytics 4 permite uma análise aprofundada sobre a performance das campanhas pagas, emitindo insights sobre tráfego e conversões, por exemplo.

Dessa forma, é possível avaliar os resultados, entender a jornada do cliente e otimizar as campanhas com base nesses dados para melhorar as conversões.

A versão Beta do novo Analytics está disponível desde outubro de 2022, mas a migração completa do GA Universal para a versão atualizada acontecerá em julho de 2023. Isso significa que, a partir de 1º de julho, todas as propriedades do sistema de análises utilizarão o Analytics 4. 

Para as contas registradas no Analytics 360, versão paga da ferramenta, o prazo para a migração completa acontecer é até 1º de outubro de 2023. 

Leia mais em: https://www.meioemensagem.com.br/marketing/google-analytics-4

 

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