this is an h1

this is an h2

Agronegócios Empreendedorismo

Inteligência artificial ajuda no melhoramento genético de peixes

IA tem auxiliado na seleção de características desejadas de peixe nativo para criação

· Atualizado em 13/02/2023
FAVORITAR
b53acb7ae9d46810VgnVCM1000001b00320aRCRD

Tecnologia desenvolvida por Pesquisadores da Unesp permite a classificação de uma população de peixes com características desejáveis para melhoramento genético, de forma rápida e com menos estresse provocado nos indivíduos. O desenvolvimento de um software que usa inteligência artificial para fazer medições precisas em tempo real, acoplado a um dispositivo portátil que pode ser levado a campo, realiza a classificação dos melhores animais rapidamente.

Os estudos desenvolvidos procuraram diferenciar os Pacus (Piaractus mesopotamicus) redondos dos elípticos. De acordo com a pesquisa peixes selvagens costumam ter o corpo mais arredondado e essa característica pode pesar na escolha dos consumidores. Para promover essa característica nos descendentes, selecionam-se matrizes que tenham uma relação proporcional entre altura e largura. Com isso, obtém-se um maior rendimento de lombo e “costela”, como são chamados alguns dos cortes tradicionais dessa espécie.

Criar uma população inteira com as características desejáveis, pode exigir a medição de até 2 mil peixes por geração. Se considerarmos a obtenção desses dados pelos métodos tradicionais, esse processo pode demorar dias e acarretar em uma série de riscos a sanidade dos peixes, como o acometimento de fungos devido ao manejo e estresse.

Fonte: https://grandefm.com.br/aquicultura-inteligencia-artificial-ajuda-no-melhoramento-genetico-de-peixes


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
b53acb7ae9d46810VgnVCM1000001b00320aRCRD

Mais posts para você explorar

Posso ajudar?