Um estudo recente realizado pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), em parceria com a AGP Pesquisas, mostrou que a penetração das compras online se tornou alta até mesmo entre os consumidores com mais de 60 anos, historicamente mais resistentes aos canais digitais: 88% desse público já fez compras online, sendo que 84% as fizeram por smartphones. Em 2017, o índice era de 24%. A pesquisa identificou ainda que 66% compram via aplicativos – em 2017, eram 12%.
Já em termos de tecnologia, o impulso deste ano deve vir pelo 5G, que já está presente em quase todas as capitais.
Os marketplaces devem continuar no centro da estratégia dos varejistas ao longo de 2023, pois a tendência é que continuem a crescer.
Com os juros em um patamar alto, o varejo deve enfrentar mais dificuldade para acessar o crédito, principalmente os pequenos e médios. Isso também vale para os consumidores, que estão mais dispostos a gastar com produtos mais baratos.
Esteja atento a essas tendências, prepare o seu negócio e faça um planejamento para não ter problemas com as vendas.
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Notícia original: https://revistapegn.globo.com/ideias-de-negocios/noticia/2023/01/tecnologia-produtos-baratos-e-marketplaces-as-principais-tendencias-do-varejo-para-2023.ghtml