A mudança de comportamento do consumidor e a chegada de novas tecnologias marcam uma grande transformação no varejo. A relação de consumo é redesenhada através da experiência que o cliente tem com as marcas. Isto porque a qualidade e o preço dos produtos podem ser pesquisados facilmente na internet. O cliente consegue verificar a composição e origem do produto, comparar preços e ainda conferir as opiniões de outros consumidores.
Neste contexto, facilidades no universo digital favorecem o relacionamento com a marca. Para as empresas, acompanhar estas mudanças é um desafio, sobretudo quando falamos das gerações mais novas. Os novos consumidores são nativos digitais e estão completamente familiarizados com as tecnologias que já são exploradas há muito tempo nos jogos de videogame. E são estes consumidores que estão acelerando as transformações na forma de consumo. Eles desejam experiências de compra assertivas, simples e rápidas.
Por conta disso, o varejo está focado na integração e absorção de novas tecnologias, sem abandonar as práticas antigas dos negócios convencionais que sempre funcionaram – como chamar o consumidor. O consumidor responde este chamado, porém de forma diferente. O contato pode ser através do smartphone, computador ou até mesmo um óculos de realidade virtual para simular a peça de roupa, calçado ou móvel comprado.
As novas tecnologias, como 5G e metaverso, colaboram para um varejo mais autônomo, eficiente e dedicado a atender toda a experiência dos consumidores de uma nova geração. A possibilidade de usar o metaverso nos processos varejistas, corporativos, industriais e de negócios também traz benefícios como a economia de tempo, dinheiro e recursos. Além de transformar experiências em sensações únicas.
Se você quiser ler a reportagem que inspirou este artigo, clique aqui!
Participe das Comunidades Sebrae no Telegram
São 12 opções para você escolher! Toda semana o Sebrae tem um conteúdo novo que interessa ao seu negócio. Siga os temas que te interessam nas Comunidades do Sebrae no Telegram