A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a Embrapa Pesca e Aquicultura, firmaram uma parceria para desenvolver sistemas de integração da piscicultura com atividades agrícolas irrigadas no Tocantins. Será avaliado o cultivo de tilápias no sistema de piscicultura integrado a sistemas de produção de grãos, mandioca e pastagens sob irrigação.
A integração de atividades produtivas promove a eficiência no uso dos recursos naturais e uma diversificação na renda da propriedade. De acordo com os pesquisadores a agricultura irrigada é uma atividade intensiva que demanda um alto consumo de água, da mesma forma, a piscicultura em tanques elevados, se praticada em caráter intensivo, também demanda uma grande renovação de água para manter o ambiente saudável.
Dessa forma a integração entre a piscicultura e a agricultura irrigada é uma forma sustentável para destinar o efluente da piscicultura que, por ser rico em nutrientes, pode promover o desenvolvimento das culturas irrigadas e reduzir a necessidade de uso de fertilizantes.