Mesmo diante do conturbado cenário político-econômico, o varejo segue otimista com o final de ano festivo. O calendário conta com a Copa do Mundo, Black Friday, Natal e Ano Novo e com a vontade de comemorar por grande parte dos consumidores (83%), segundo pesquisa da Holiday Season.
Mas, diante de tantas datas festivas, como manter o fôlego das vendas até o final do ano? É certo que os consumidores adoram uma promoção e esta temporada de compras exige estratégia para prolongar as vendas. Segundo estimativa da ABComm, a Black Friday deste ano deve ter um crescimento de 3,5% em relação ao faturamento do ano anterior. E, de acordo com reportagem do Jornal Nacional, neste primeiro Natal sem as restrições da pandemia, os lojistas estão apostando em um aumento de 15% nas vendas para esta data.
Para aproveitar os bons ventos da Black Friday, uma das estratégias é criar situações para vender quando o cliente quiser comprar. Os consumidores já estão pesquisando os produtos que desejam, entretanto 55,7% preferem esperar a data exata da Black Friday, segundo estudo conduzido pela Zoox. Contudo, mais de 43% dos consumidores dizem aproveitar a chance para garantir os presentes de Natal com antecedência. Então é o momento de oferecer facilidades como alternativas de pagamento, cashback, entrega antecipada, frete grátis ou a modalidade “pick up in-store”, que teve um aumento de 139% em 2021.
Além das facilidades, é interessante criar promoções gradativas de aquecimento, garantir transações seguras no seu e-commerce e certificar-se que a navegação da sua loja é amigável – muitos clientes desistem das compras diante de dificuldades no modo virtual. É fundamental estabelecer prazos reais de entrega pois geralmente estão entre as principais reclamações dos consumidores. Por fim, não esqueça de estar atento para o pós-venda.
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