O setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos registrou movimentação recorde de US $1,52 bilhão em exportações e importações no ano de 2022, um avanço de 10,9% em relação ao ano de 2021.
Os produtos de HPC brasileiros, tem como principal destino a América Latina que corresponde a mais de 57% do total que tem como destino principais: Argentina, México, Colômbia, Chile e Paraguai.
No mercado externo os principais itens negociados foram os produtos capilares com 23,7% e os sabonetes com 19,1% das vendas totais.
Em relação às importações HPPC, estas tiveram um aumento de 7,6% entre 2022 e 2022, sendo que os itens mais importados foram: desodorantes e itens de higiene oral.
Estimativas de consultorias como Euromonitor e Kantar apontam as empresas dominam o fluxo de exportações e importações com 60% deste fluxo sendo originário de sete grandes empresas: Natura & Co, Unilever, L’Oréal, Grupo Boticário, Colgate-Palmolive, P&G e Johnson & Johnson.
Entre os itens de HPC que o Brasil mais importa, estão os desodorantes e itens de higiene oral, os cremes para pele, protetores, bronzeadores e produtos capilares O aumento nas importações desses itens foi de 7,6% na comparação entre 2022 e 2021.
Fonte: https://abihpec.org.br/os-campeoes-em-exportacoes-e-importacoes-de-hpc/