Segundo o consultor técnico da in-cosmetics Latin America, Cléber Barros: “Há uma grande preocupação e esforço em um entendimento sobre como ingredientes (e produtos) podem interagir com o sistema biológico humano e fornecer benefícios. Tenderão a ganhar espaço produtos cosméticos para diferentes etapas da vida (como menopausa) e componentes e matérias-primas que exploram a beleza emocional (impacto no humor, redução de estresse e ansiedade)”.
A demanda por ingredientes naturais de todos os tipos e a busca por soluções mais limpas seguem em alta, segundo Cléber. Os consumidores também querem produtos que tenham mais de uma função, assim os produtos multifuncionais e híbridos ganham espaço.
A biologia sintética é uma ciência nova, disruptiva, nascida da combinação da genômica com a biologia sistêmica e pode ser usada para otimizar a genética dos organismos vivos para produzir, com sustentabilidade, produtos cosméticos.
A Pesquisa Mintel apontou as tendências que vão impactar a indústria global de beleza e cuidados pessoais em 2023, com implicações nos próximos cinco anos:
- A tendência: “Evolved Self-Care” está relacionados ao Autocuidado que deve evoluir ainda mais, abrangendo todas as fases da vida e pautas como o bem-estar sexual e a jornada hormonal e este movimento de mercado tende a ampliar a utilização de ingredientes naturais sintéticos nas formulações. Podemos também esperar que as marcas busquem estar cada vez mais conectadas aos clientes. Identificando não apenas a necessidade de cada tipo de pele ou cabelo, como compreendendo seu estilo de vida;
- A tendência “Beauty Rx” destaca como as marcas de beleza e cuidados pessoais encontram a oportunidade de criar valor por meio de fórmulas com ingredientes naturais sintéticos;
- A tendência “New Rules of Engagement”, reforça a necessidade de as marcas adotarem meios disruptivos para a experimentação de produtos e interação com os consumidores de beleza.