Vivemos em um cenário macroeconômico com muitas incertezas diante de um novo governo com ideias econômicos que divergem das últimas gestões. Esse momento de instabilidade política e econômica torna as decisões dos empresários mais criteriosas.
Dentro desse cenário temos dois tipos de empresários para franquias, segundo Melitha Novoa Prado, advogada especializada em franchising; o empreendedor que busca franquia como renda extra que aguarda as mudanças para tomadas de decisão e o empresário que está desempregado buscando por franquias com valores iniciais mais baixos.
Para Melitha e Thaís Kurita as tendências no mercado de franquias para 2023 são:
- Novos formatos de negócios: formatos de franquias menores com investimentos mais baixos;
- Serviços residenciais: segmento que deve crescer com o costume do brasileiro de ficar em casa;
- Franquias homebased: modelo de franquia para quem quer trabalhar em casa;
- Delivery: serviço em alta pós pandemia, por isso todas as franquias têm que se adaptar ao modelo de delivery;
- Internacionalização: com as economias voltando para o crescimento é importante olhar outros cenários fora do Brasil;
- Diversidade e inclusão: ações voltadas para inclusão e diversidade é uma das principais tendências para 2023.