Veja o que o Sebrae oferece em cada região:
Faça login ou cadastre-se
Entre com sua conta Sebrae e tenha uma melhor experiência.
Entrar
Confira o que o Sebrae do seu Estado tem para você.
Filtre os resultados:
Você é única, mas a jornada de empreender é de todas. Sabendo disso, o Sebrae tem um programa voltado para as donas de pequenos negócios, o Sebrae Delas.
Por que mulheres podem e devem ocupar cargos de liderança, apoiar uma as outras, estar em todos os lugares? Assista ao vídeo e não pare nunca!
Se você quer transformar sonhos em realidade, essa série é pra você! Desperte seu potencial, vire o jogo e embarque nessa jornada de autoconhecimento e atitude!
Se você quer transformar sonhos em realidade, essa série é pra você! Desperte seu potencial, vire o jogo e embarque nessa jornada de autoconhecimento e atitude!
Se você quer transformar sonhos em realidade, essa série é pra você! Desperte seu potencial, vire o jogo e embarque nessa jornada de autoconhecimento e atitude!
Se você quer transformar sonhos em realidade, essa série é pra você! Desperte seu potencial, vire o jogo e embarque nessa jornada de autoconhecimento e atitude!
Na palestra, foram apresentados a estruturação de uma missão comercial, bem como as definições dos tipos de eventos que promovem o comércio internacional.
Saiba como usar as tendências como mola propulsora para alavancar seu negócio, mesmo quando tudo parece difícil
Empreender não é uma tarefa fácil. É necessário esforço, foco, determinação e investimento. Durante essa jornada, os empreendedores estão expostos a erros, e ter acesso a livros, relatórios ou estudos de caso podem facilitar o aprendizado de novas práticas empreendedoras. Pensando em estimular os pequenos negócios, o Sebrae no Ceará está oferencendo uma ampla variedade de produções editoriais. Entre as produções disponíveis estão: revistas, livros, guias, relatórios, entre outros. Um conteúdo relevante e de alto impacto para o seu negócio.
Abrir um MEI e obter um CNPJ é facil, mas antes de abrir é importante se atentar para os direitos e deveres. Cada vez mais, brasileiros que trabalham por conta própria reconhecem a importância de se registrarem como microempreendedores individuais (MEI). Segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Economia em março de 2022, com dados da Receita Federal e a participação do Sebrae, 3,9 milhões de pequenos negócios foram criados em 2021, um aumento de quase 20% em relação ao ano anterior. Destes, 3,1 milhões – ou cerca de 80% do total de Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas (CNPJs) – optaram por serem microempreendedores individuais (MEI). Quais as vantagens de ser MEI? Direito de emitir notas fiscais para seus clientes, evitando a perda de negócios, pois, além de dever do empresário, a emissão do documento é direito do consumidor; Tributação reduzida, com pagamento mensal do documento de arrecadação (DAS-MEI); Acesso a benefícios previdenciários, como o auxílio-doença, em caso de incapacidade de trabalhar por problemas de saúde, entre outros. Mais adiante falaremos mais sobre os benefícios. Mas vale lembrar que, para desfrutar de tudo isso, o primeiro passo é ter um CNPJ ativo, ou seja, registrar a empresa. O registro no portal do governo é de graça. O único custo para se manter como MEI é o recolhimento mensal do imposto, desde que o empreendedor não ultrapasse o teto de receitas anual de R$ 81 mil – o que provoca a cobrança de multas por excesso de faturamento. Fique atento: inscrição como MEI não tem custo! Muitas pessoas, quando vão procurar o endereço virtual para abrirem sua empresa como microempreendedores, acabam clicando em links de sites que cobram para fazer o registro, em troca de assessoria técnica para o empreendedor. Além de oferecer conteúdo sobre empreendedorismo e o universo empresarial, tais páginas trazem orientações – às vezes personalizadas – para abrir, alterar ou cancelar o CNPJ MEI, bem como dicas para a declaração anual. Porém, se você não quer contratar esses serviços adicionais, tenha a certeza de estar entrando no verdadeiro Portal do Empreendedor. Nunca imprima boleto nem faça Pix se não tiver certeza de que aceita comprar tais serviços. A inscrição como MEI no governo é de graça! Passo a passo – como Abrir um MEI Grátis em 2024 É necessário realizar login no ambiente gov.br (que centraliza o acesso do cidadão a diversos serviços sociais e outros portais do governo). Se o empreendedor não tem esse cadastro prévio, deve fazê-lo em https://sso.acesso.gov.br. Após o acesso ao ambiente gov.br, o empresário precisará criar seu MEI no Portal do Empreendedor. Acesse e siga as instruções fornecendo as informações solicitadas. Como já dissemos, a formalização é gratuita! Acabou? Não se esqueça do pagamento mensal das contribuições. Uma dica: embora a declaração de receitas seja anual (analogamente à das pessoas físicas, que todos os anos declaram o Imposto de Renda conforme a sua faixa de renda), não deixe acumular vários meses de contribuições para só resolver as pendências na época de sua declaração como MEI (já que os débitos impedem o envio da declaração). Além de o montante ficar alto, há correção do montante com a cobrança de juros mensais! Quanto pagar para se manter como MEI em 2024? Conforme o ramo de atividade, a contribuição mensal do MEI varia entre de R$ 70,6 a R$ 76,6 a depender do ramo de atividade e Mei caminhoneiro pagará mensalmente entre R$ 169,44 a R$ 175,44. Veja neste vídeo como abrir o MEI (CNPJ), publicado no canal Sebrae Talks Que atividades o MEI pode desenvolver? Ser microempreendedor não significa estar restrito em sua atuação profissional. A lista de atividades cadastradas já cresceu bastante desde que foi criada. Confira as aqui. Ainda ficou com dúvidas? O Sebrae ensina tudo que você, empreendedor ou aspirante, precisa saber sobre o MEI. Quer continuar sua jornada para se tornar MEI? Acesse agora um curso preparado pelo Sebrae e inicie sua trajetória empreendedora hoje mesmo!
Neste artigo, vamos explicar a você a importância de montar um plano de negócios para empreender com segurança. Além disso, te ajudaremos a entender o passo a passo de como estruturar o seu plano de maneira simples! Para facilitar as coisas, primeiro, tenha em mente que empreender é como viajar. Afinal, para alcançar o sucesso nas duas atividades, tão importante quanto saber o destino é conhecer bem o caminho. Se você já fez uma viagem em família ou entre amigos, sabe que ela fica muito mais tranquila quando é planejada. Assim, você consegue pagar barato, escolher o trajeto mais rápido, conseguir vantagens com empresas e muito mais. No empreendedorismo acontece o mesmo! Quando você planeja suas ações, a chance de caminhar com tranquilidade aumenta e os resultados aparecem de maneira natural. Para que isso seja possível, é essencial que você tenha um plano de negócios. O que é um plano de negócio? O plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e serve para organizar a gestão e o planejamento de sua empresa, diminuindo os riscos e as incertezas. Além de indicar a sua ideia principal, ele mapeia quais são os seus objetivos e os caminhos que você precisa percorrer para alcançá-los. A partir dele, você compreende melhor o seu mercado, a viabilidade do seu negócio, as melhores estratégias de Marketing, etc. Ele deve abranger todos os pontos necessários para lhe mostrar as forças e as oportunidades de sua ideia. A elaboração de um plano de negócio faz parte do processo empreendedor. Veja o vídeo a seguir e entenda sobre esse importante passo: O plano de negócio é só para quem está começando? Muita gente se engana ao pensar que um plano de negócios é elaborado apenas para negócios em fases iniciais. A sua aplicação vai além da abertura de uma nova empresa, podendo ser ajustado, por exemplo, para a abertura de novas unidades ou filiais. É importante reconhecer que este documento serve para delinear a estratégia de atuação para o presente e para o futuro. Ele é um verdadeiro guia para a gestão e deve ser revisado e revisitado sempre que preciso. Antes de partir para a prática Alguns empreendedores, na ansiedade de construir o seu plano de negócio, se esquecem de lições básicas. Para não cair nesse erro, antes de começar a montar o seu plano, lembre-se: Informação é um dos maiores ativos dos tempos atuais. Faça da pesquisa e dos estudos uma rotina; Vivemos em mundo onde as mudanças são constantes. Por isso, o plano de negócios deve ser adaptável e flexível. Só assim você acompanhará em tempo as mudanças do mercado; Crie para o próximo. Lembre-se que, como um guia, o plano deve servir para conduzir outras pessoas também. Por isso, quanto mais organizado ele for e mais clara forem as ideias, melhor. Algo que seja óbvio para você pode não ser para um futuro colaborador, por isso, mantenha as informações completas para ser mais assertivo.
Importância do enquadramento tributário Todo negócio necessita realizar diversos processos para seguir funcionando de maneira segura e eficiente. E a definição estratégica do seu enquadramento tributário é essencial para que isso seja possível. Assim, saber escolher corretamente o regime ideal para a sua empresa deve ser prioridade. Afinal, a saúde financeira do seu negócio depende dos passos certos que você dá em áreas importantes da sua empresa. E, para ajudar você nesse caminho, o Sebrae traz, neste artigo, uma explicação detalhada sobre os tipos de regimes tributários que existem no Brasil e ajuda você a definir qual se enquadra melhor no seu empreendimento. Vamos lá? Definir de forma assertiva e bem pensada estrategicamente o enquadramento tributário da empresa pode ser essencial para o sucesso de qualquer negócio, principalmente se tratando das pequenas e microempresas. Afinal, essa escolha pode levar à economia com diversos gastos relacionados a tributos. Caso contrário, o empreendimento pode ser prejudicado no longo prazo e terminar por gerar prejuízos inevitáveis por conta dos impostos. E isso é o que todo empreendedor deseja evitar, não é mesmo? Portanto, realizar um bom planejamento tributário é fundamental para saber qual é o regime de tributação que melhor se encaixa no perfil da sua empresa. Assim, essa escolha deve ser feita com muita clareza, para que o enquadramento definido ajude a manter a boa saúde financeira do seu negócio. Com isso em mente vamos, agora, conhecer mais sobre os três tipos de regimes de tributos para que você saiba qual enquadramento tributário é o melhor para o seu empreendimento.
Quem decidiu expandir seus negócios para plataformas do tipo marketplace deve se ligar na precificação, ou seja, na definição do valor cobrado pelos produtos e serviços oferecidos. Cada um dos gigantes brasileiros do setor possui suas próprias regras, o que influencia a margem de lucro do empreendedor que busca a parceria. Saber qual preço cobrar é sinônimo de vender bem. Por isso, o Sebrae criou uma planilha pra ajudar o empreendedor a chegar no valor ideal para se manter na vitrine de uma grande loja virtual. A Calculadora de Marketplace ajuda a definir montantes justos, mantendo o equilíbrio para se negociar on-line com rapidez, visibilidade e, claro, mais retorno para o negócio. Quais são os custos para entrar (e ficar) no marketplace? O marketplace representa uma forma viável de alavancar seus negócios utilizando o serviço de grandes marcas com custos reduzidos. Mas eles existem, não é mesmo? Os principais são: Taxas sobre as vendas: é um percentual ou comissão sobre o faturamento com a venda de cada produto, que vai de 5,99% a 30%, dependendo do marketplace. Frete: quando o envio é feito pela operação do próprio marketplace, é cobrado um fixo que varia de acordo com a categoria e as características do produto, bem como com o relacionamento do vendedor com a plataforma. Além disso, é preciso estar em dia com a documentação que costuma ser exigida, principalmente pelas grandes redes de varejo, antes da autorização para vender no espaço virtual. Ex.: Inscrição na Receita Federal como pessoa jurídica (CNPJ); Certidões negativas de débitos tributários, trabalhistas e previdenciários; Contrato social atualizado; Aquisição de sistema para emissão de nota fiscal; Contrato assinado com a empresa de marketplace. É possível calcular os números ideais para operar em marketplace? A resposta é “sim”! E, para facilitar a sua vida, você pode baixar a planilha de precificação para marketplaces, que também pode ser chamada de calculadora de marketplace. Desenvolvida pelo Sebrae, ela é uma ferramenta de apoio na construção da estratégia de preços para a venda on-line de seus produtos/serviços. Quais são os requisitos para usar a calculadora de marketplace? Ao usar a calculadora de marketplace, é importante verificar: Os produtos que irá comercializar; A taxa da categoria dos produtos; Quanto pagará de frete; Qual a margem de contribuição desejada; Caso já venda em marketplaces, a quantidade de produtos vendidos para analisar e construir a melhor estratégica de margem x giro; Os preços praticados pelos concorrentes. Ah, vale lembrar que, com a Calculadora de Marketplace, você também poderá estimar o impacto dos descontos praticados. A planilha está em formato xlsx (planilha editável), bem simples de usar. E então, que tal descobrir agora mesmo se você está cobrando preços adequados pelos seus produtos? Onde eu encontro a calculadora de marketplace? Você está a um clique de ter a sua! Baixe AQUI a calculadora de marketplace do Sebrae e seja um craque na precificação! Quer mais informações sobre marketing em seu empreendimento? Participe do nosso grupo do Telegram. Telegram Sebrae Marketing Digital Conteúdos exclusivos sobre o mercado digital. Conecte-se com ideias e dicas de sucesso para o seu negócio.
Você que trabalha de forma autônoma ou se enquadra nos demais requisitos da categoria MEI (Microempreendedor Individual) já passou por alguma situação em que precisava de dinheiro e não sabia a quem recorrer? Se pedir empréstimo estava fora de cogitação devido às burocracias, o Sebrae te ajuda a compreender as melhores linhas de crédito que você pode contratar. Profissionais individuais, que não são donos propriamente de uma empresa, mas possuem CNPJ, têm possibilidades bem satisfatórias de conseguir uma linha de crédito. Confira a seguir! Pré-requisitos Uma das premissas para a contratação de um empréstimo bancário é o comprovante de renda. Mesmo que você não trabalhe com o sistema de carteira assinada, não se preocupe, pois a comprovação pode ser realizada tranquilamente a partir do extrato da conta bancária. O restante da documentação exigida inclui CPF, RG, comprovante de residência e o número do CNPJ, que é fornecido pelo Portal do Microempreendedor. Pesquise, se informe, avalie Antes da contratação de um empréstimo, é importante estar em dia com a taxa de Declaração de Arrecadação Simplificada (DAS) e buscar conhecer qual proposta o banco tem a oferecer. Saber o prazo para a liberação do dinheiro, a taxa de juros, o número de parcelas para pagamento e os critérios de aprovação também é fundamental antes de fechar um acordo. Supondo que você tenha duas semanas para pagar uma conta e que o prazo de aprovação de cadastro seja em torno de um mês, será de fato vantajoso fechar com essa instituição bancária? Todos os pontos devem ser bem analisados para evitar surpresas desagradáveis no decorrer do período de quitação da dívida. Tenha um planejamento financeiro Pense na dívida a longo prazo e se organize financeiramente para não comprometer sua renda de forma significativa, com um controle de gastos preciso e um canal de renda estável durante o período de contratação do empréstimo. Assim você se organiza para que o seu benefício não se transforme em mais uma dívida cumulativa. Linha de crédito da Caixa Você sabia que a Caixa Econômica Federal oferece uma linha de crédito especial para microempreendedores individuais, sejam eles Pessoas Físicas ou MEI? É preciso comprovar, no mínimo, 12 meses de trabalho para poder dar seguimento à solicitação. O dinheiro pode ser utilizado na manutenção da sua empresa, pagamento de contas e fornecedores, aquisição de insumos ou áreas correlatas. Como contratar? A solicitação pode ser realizada por meio do aplicativo do Caixa Tem, disponível nas plataformas Android ou iOs, ou em uma das agências da Caixa. Quais valores são oferecidos? Se você é MEI, a linha de crédito disponível para a sua categoria é de R$ 1,5 mil a R$ 3 mil. No caso de ser empreendedor Pessoa Física, a linha de crédito varia de R$ 300 a mil reais. A taxa de juros não é alta e o valor do empréstimo pode ser dividido em mais de 12 vezes. Programa do Governo Federal para MEI O Governo Federal possui o chamado Programa de Simplificação do Acesso a Produtos e Serviços Financeiros para os Pequenos Negócios (CRED+), que viabiliza algumas soluções estratégicas para a administração do seu negócio. Dentre as soluções ofertadas, estão disponíveis opções de crédito, cartões empresariais, seguros e investimentos. O primeiro passo para ter acesso a todas essas informações é criar uma conta no Gov.Br. Na sequência, por meio do Portal do Microempreendedor, você pode requerer acesso a produtos e serviços financeiros, depois de informar o que precisa para seu negócio. O CRED+ é gratuito e te conecta com os melhores bancos do país, sendo até mais de um por vez. O acesso é facilitado por meio do computador ou do seu aparelho celular. Tem alguma dúvida complementar sobre este tema? Leia o artigo completo do Sebrae sobre o acesso de MEI a serviços financeiros ou sobre crédito assistido. E não deixe de conferir o site do Sebrae, o maior parceiro do micro e pequeno empreendedor.
Como fazer a declaração e ficar regular Todos os Microempreendedores Individuais (MEIs) são obrigados a declararem o Imposto de Renda como pessoa física e a entregarem a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), que também é reconhecida como uma obrigação e responsabilidade deste empresário. As principais informações a serem apresentadas são as receitas obtidas durante o ano, segundo os diferentes tipos de atividades, como comércio, indústria e prestação de serviços. O mais legal é que esse tipo de declaração é simplificada e torna todo o processo menos burocrático. Você não precisa sair de casa já que o procedimento é feito pela internet. Mas antes de aprender como fazer a declaração, você deve saber que existem algumas características próprias para as empresas MEIs e que precisam ser cumpridas. Conforme o portal de empresas e negócios do Governo Federal, para se tornar MEI, você deve obrigatoriamente: Você só pode no máximo contratar um funcionário; Você não pode ser sócio, titular ou administrador de outra empresa; Você não pode ter ou abrir posteriormente uma filial; O seu faturamento anual deve ser de no máximo R$ 81 mil ou proporcional ao mês de abertura. O Governo Federal explica ainda que deve ser levado em consideração o faturamento de R$ 6.750,00 ao mês. E o valor proporcional deve ser seguido criteriosamente, por exemplo, se você formalizou a sua empresa em maio de 2022, o seu limite de faturamento até o final do ano a ser declarado é de R$ 54 mil. Se você ficou interessado também em saber detalhes sobre os benefícios de ser MEI, neste link o Sebrae tem um vídeo completo para lhe orientar. Agora que você já sabe qual o valor limite para a declaração como MEI e como calcular o valor proporcional caso tenha aberto o seu negócio recentemente, veja abaixo o passo a passo para entregar a Declaração Anual do Simples Nacional. De maneira geral, o MEI deve informar o faturamento anual bruto de sua empresa, incluindo todas as vendas ou prestações de serviços realizadas durante todo o ano, e informar se realizou a contratação de funcionário (no máximo até um). A DASN-SIMEI é realizada de maneira rápida e fácil no Portal do Empreendedor, assim como os demais procedimentos que estão disponíveis para o Microempreendedor Individual. No site é possível fazer a inscrição, impressão de boletos, alteração e baixa. Mas você deve ficar atento ao prazo para a declaração. O período para ser transmitida é entre 02 de janeiro e 31 de maio do ano subsequente. Ao realizar nesse período, a Declaração Anual do Microempreendedor Individual é transmitida e não é gerado nenhum tipo de multa.
Ofertamos capacitações, consultorias e ações de acesso ao mercado com o objetivo de impulsionar sua produtividade e garantir que seu crescimento seja não apenas notável, mas verdadeiramente sustentável. Faça parte de um grupo que transforma desafios em oportunidades e eleve seu negócio para novos patamares. Junte-se a nós e conquiste o futuro que sua empresa merece! Editais abertos Energias Renováveis inscrições 21/1 a 14/3 Capacitação de Fornecedores inscrições 21/1 a 14/3 ALI Produtividade inscrições 21/1 a 28/2 Proglobal inscrições 21/1 a 23/2 Conexão 3° setor inscrições 27/1 a 24/2 Plástico inscrições 28/1 a 01/04 ESG inscrições 1/2 a 1/3 Gráfico inscrições 1/2 a 28/3 Moveleiro inscrições 1/2 a 21/3 Construção Civil inscrições 4/2 a 20/3 Petróleo e Gás inscrições 10/2 a 10/3 Panificação e confeitaria inscrições 10/2 a 26/3 Indústria da Moda inscrições 18/2 a 18/3 Inova Beleza gestores inscrições 24/2 a 21/3 Transcender LGBT inscrições 25/2 a 29/3 Sebrae Delas inscrições 10/3 a 13/4 Startup Win Ideação inscrições 10/3 a 10/4 Upgrade TI: Gestão em Transformação inscrições 10/3 a 10/4 Upgrade TI: Aceleração de vendas inscrições 10/3 a 28/3 Meu negócio + Tech inscrições 12/3 a 10/4 Música tocando negócios inscrições 14/3 a 31/3 Gestão à mesa inscrições 14/3 a 10/4 Economia Prateada inscrições 17/3 a 17/4 Inova Saúde inscrições 17/3 a 17/4 Audiovisual em perspectiva inscrições 17/3 a 21/4 Inscrições encerradas: Inova Beleza Profissionais (MEI) inscrições 3/2 a 6/3
No dia 22 de março acontecerá a 11ª edição do Startup Day um dos maiores eventos dedicados ao fortalecimento e à promoção do ecossistema de startups no Brasil. O Startup Day tem como missão conectar empreendedores, investidores, entidades públicas e privadas, instituições acadêmicas, representantes do governo e ambientes de inovação. No estado do Rio de Janeiro pela primeira vez o Startup Day será realizado em 10 cidades reunindo 20 palestrantes, mais de 100 instituições representantes do ecossistema local de inovação e, aproximadamente, 800 participantes. Inscreva-se aqui: Cidade do Rio de Janeiro Baixada II – Duque de Caxias Serrana I – Nova Friburgo Serrana II - Petrópolis Norte - Macaé Noroeste - Itaperuna Médio Paraíba - Resende Centro Sul – Três Rios Costa Verde
O novo guia turístico das cidades de Macapá e Santana é uma ferramenta indispensável para quem deseja explorar as belezas e atrações únicas dessas duas cidades encantadoras do estado do Amapá. Este documento detalhado oferece informações privilegiadas dos pontos turísticos, culturais e históricos que fazem de Macapá e Santana destinos imperdíveis. Este guia turístico é ideal para viajantes que buscam uma experiência autêntica e inesquecível no Amapá. Com informações detalhadas sobre hospedagem, restaurantes, eventos e atividades, ele é o guia perfeito para explorar tudo o que Macapá e Santana têm a oferecer.
A natureza do planejamento O planejamento é definido como o ato ou processo de estabelecer ou manter metas, políticas e procedimentos para seu trabalho. Uma empresa sem planejamento pode levar seu negócio ao fracasso devido às alterações que ocorrem durante processo que não foram planejados. Habilidades de planejamento são habilidades de sobrevivência para pessoas muito ocupadas, dando condições de traçar um mapa esquemático do curso de projeto com sucesso, montando um passo a passo e, dessa forma, servindo como um guia até sua conclusão. Focando nas oportunidades que apareçam em seu caminho. Para ter habilidades de planejamento isso requer avaliação lógica de projetos e problemas. A lógica chama você para olhar e pensar desde o plano mais amplo até o plano menor. Quando for traçar um projeto, você deverá olhar para as metas como um todo, as grandes ramificações e os recursos de que vai precisar. O planejamento ajuda você a realizar mais com menos O empreendedor de sucesso é aquele que melhor se adapta aos desafios e sabe planejar. Habilidade de planejamento: Previsão, priorização, análises de pareto. O maior cliente da empresa quer que melhore nosso tempo de entrega em dois dias, sem afetar nosso preço. Habilidades de planejamento: Análise de sistemas e processos, ajuste de objetivos, planejamento estratégico. Dois funcionários estão doentes e já é tarde para chamar outros para substituí-los. Habilidades de planejamento: Plano de contingência, redefinição de tarefas, verificação dos avanços. Estamos em um ponto crítico do projeto, se tomarmos uma decisão errada, estaremos fora... Habilidades de planejamento: Definição da visão geral e das metas, análises do caminho crítico, simulações/previsões. Essas e outras habilidades de planejamento permitem manipular melhor as demandas difíceis que estão à frente, assim aprendendo mais com menos. Suas habilidades de planejamento influenciam a produtividade dos outros. Quanto mais efetivamente você planeja seu trabalho, mais claramente seus funcionários entenderão o que espera deles. A falta de metas e responsabilidades claras é frustrante os colocam em desvantagem. Antes de começar um projeto ou atribuição, você deverá ter uma ideia geral de como isso afetará os outros, será necessária uma reavaliação quando houver uma alteração no ambiente de trabalho uma reavaliação sempre será necessária. Estabeleça padrões altos para obter qualidades no desempenho dos seus projetos, assim você estará mais próximo de alcançar o topo da qualidade e um desempenho superior em outros projetos. Quer saber mais sobre planejamento? Procure o Portal Sebrae no Amapá e consulte uma assessoria para seu negócio.
Se você deseja e tem vontade de investir em: Ações ou; Aplicar no Tesouro Direto. É necessário a contratação de uma corretora. Saiba como as corretoras funcionam e como elas podem ajudar sua empresa a fazer ótimos investimentos. Se você não tem um alto valor para investir mensalmente na Bolsa e no Tesouro Direto, o cadastro em uma corretora, é algo mais acessível para o seu negócio. Diferenças em aplicação em bancos e corretoras Os bancos muitas vezes apresentam algumas taxas mais elevadas pelo seu serviço prestado, mas, mesmo assim, as corretoras ainda em muitos casos podem ser uma excelente alternativa para o seu dinheiro ter maior fluxo. Se o seu objetivo é apenas programar transferências automáticas para seu investimento, o banco pode ser até mais viável, mesmo que as taxas sejam menos atraentes. Agora, se você busca ter maiores rendimentos, optar pela corretora pode ser a sua melhor opção. Sabendo que você terá que adaptar seu modo de investir. Veja abaixo, como funciona uma corretora A corretora tem como função de mediar a compra e venda de ativos. Ativos são as ações e títulos públicos que são negociados em uma bolsa de valores. Para quem desejar aplicação em ações ou em títulos públicos é necessário a contratação de uma corretora. O que mais uma corretora pode oferecer para os que as contratam? Bolsa e do Tesouro Direto; Investimentos em LCI (Letra de Crédito Imobiliário); LCA (Letra de Crédito do Agronegócio); CDB (Certificados de Depósitos Bancários) e; Outros investimentos em bancos pequenos e médios; Debêntures: empréstimos que o investidor faz a grandes empresas. Existem corretoras: Independentes e; Corretoras ligadas a bancos. O processo de cadastro e operações é o mesmo para ambas. Veja as relações de todas as instituições com autorização para o funcionamento no site do Banco Central. Como contratar uma corretora de valores? Escolha a corretora que você mais se agradar, preencha o cadastro no site da corretora, além de um questionário para que a corretora conheça o perfil do investidor. o investidor após ter preenchido o questionário, através do envio de alguns documentos ele deverá comprovar algumas informações necessárias.
Sem dúvida, o período de festas no final do ano é um momento importante para alavancar o balanço anual de vendas no comércio do Estado do Amapá. Com as datas comemorativas dessa época, os empreendedores esperam que suas vendas aumentem. Entretanto, para que haja esse aumento nas vendas é preciso que você fique atento nas dicas que o Sebrae Amapá preparou para você. Leia as dicas com bastante atenção e veja o que se encaixa melhor na sua empresa. Treinamento dos funcionários Neste período é importante estar com a equipe de atendimento afiada, pronta para vender. Para isso, é primordial que o empreendedor invista, de forma antecipada, em treinamento de atendimento. Então, não esqueça que treinamento para funcionários e temporários é essencial. Eles são a imagem do seu estabelecimento perante o cliente, um atendimento bem feito é a melhor forma de fidelização. Lembre-se: trabalhadores treinados evitam erros, tem mais conhecimento para improvisar e geram uma imagem positiva. Fidelização dos clientes Um cliente satisfeito traz um novo cliente. Já um insatisfeito, leva dez embora. Então, invista no pós-venda. Uma ligação uma mensagem ou um whatsapp de feedback, por exemplo, é uma ideia simples que valoriza e fideliza o consumidor. Enviar um cartão desejando Boas Festas ou Próspero Ano Novo. Produto Estar atento a tendências e modas do momento, planejando a apresentação do produto corretamente na vitrine e nos espaços da loja é sem dúvida um passo fácil para conseguir atrair mais clientes e aumentar as vendas. Redes Sociais Utilize as redes sociais para alavancar suas vendas, um exemplo básico, e que funciona é patrocinar posts no Facebook, fazendo com que sua empresa tenha destaque na internet e seja lembrada pelo consumidor na hora de decidir onde comprar. No caso da mídias sociais é possível com poucos cliques, atingir seu público alvo, e ainda interagir com uma quantidade grande de pessoas. Com o auxílio de ferramentas é possível definir faixa etária, sexo, escolaridade e muito mais, atingindo um público específico. Um jeito fácil de sua marca chegar até seus clientes em potencial. Se você ainda não sabe como fazer, o Sebrae em parceria com o Facebook criou um jogo que ensina como empreender nessa rede social. Acesse e saiba mais. Call to Action significa “Chamada para ação” Para fazer uso dessa técnica, basta utilizar os verbos no imperativo, como por exemplo: curta, clique, acesse, venha. Tudo de forma bem direta. Então, na hora de publicar conteúdo em suas mídias sociais, faça posts com esse recurso. E lembre-se: encaminhe sempre os clientes para um site ou link que você quer. Assim, você estimula a ação e leva os consumidores para um espaço mais completo sobre seus produtos e sua marca. Na hora de se apresentar, você escolhe as melhores palavras, não é? Então, sua marca não deve ser diferente. Nas redes sociais de sua empresa use sempre tom e a maneira mais adequada ao seu negócio. E lembre-se: seja autêntico sempre e deixe com que sua marca tenha uma personalidade própria. Use o Instagram para mostrar sua marca Use e abuse nas fotos e vídeos, mas não se esqueça: telefone de contato e link do seu site tem que estar sempre na descrição. Outra boa opção é geolocalizar as postagens com o endereço da sua loja, assim os seus seguidores não terão dúvidas de onde poderão encontrar os seus produtos. Em qualquer conversa, ninguém gosta de falar sozinho. Então, seja para um elogio, seja para uma reclamação, a boa prática é responder em até 24h as interações nos canais sociais. Tenha controle do que é dito sobre o seu negócio e esteja sempre disposto a ouvir sugestões. A comunicação com o cliente é o melhor feedback que se pode ter. Mantenha uma frequência em sua comunicação nas mídias sociais. Assim, você fica sempre em evidência e chama a atenção. E, não se esqueça: é possível agendar conteúdos para serem publicados automaticamente. Com a correria das vendas, você talvez não tenha tempo de fazer as postagens, então monte sua agenda de forma simples, que as mídias sociais se encarregam de publicar na hora e data que você preferir. Abertura e Fechamento do estabelecimento Em períodos de grande movimento, quanto mais tempo seu negócio estiver aberto, mais chance você tem do cliente chegar até você. Então, abra em horários especiais para facilitar a visita dos consumidores. Você estende o horário de funcionamento para aumentar ainda mais o faturamento. Formas de pagamento Facilitar a forma de pagamento também é uma vantagem, habilite vários sistemas de pagamento na sua loja. Ofereça sempre a opção de pagar com cartões de crédito e débito, e no seu e-commerce, avalie a possibilidade de disponibilizar as formas de pagamento online, como Pagseguro e Paypal, por exemplo. Abra pós-Natal, isso gera um grande fluxo de trocas nas lojas, afinal um presente que não serve ou uma peça que não combina são normais nessa época do ano, para não frustrar os seus clientes, determine um período de troca para seus produtos. O mais indicado é que seja após o dia 26 de dezembro. Nesse período uma boa ideia é aproveitar para mostrar produtos para o Ano Novo. Então, vista sua vitrine de branco! Gostou do nosso artigo? O Sebrae Amapá sempre busca o melhor você. Amplie seus conhecimentos, busque o Sebrae mais perto de você, e confira mais vantagens ou entre em contato pelo Portal Sebrae no Amapá e agende nossas consultorias.
Organização O cliente é qualquer pessoa dentro e fora de sua empresa que utiliza ou se beneficia de seus serviços. Lidar com todas essas diversas necessidades é uma tarefa extremamente importante. Veja dez dicas para acalmar clientes furiosos 1. Não é pessoal: Quando se está na linha de frente, absorve-se a frustração dos clientes sobre problemas e conflitos. O problema não é com você, é com a situação. 2. Mantenha-se tranquilo: Responder a um cliente que está com raiva da mesma maneira só vai piorar a situação. Mantenha-se no controle: tranquilo, calmo, não fique zangado nem defensivo. 3. Acalme a raiva: Deixe-o desabafar. Nada do que você possa dizer irá causar o impacto, pois, com o estado emocional alterado, ele não registrará a lógica de suas respostas ou explicações. Espere que ele se acalme. 4. Seja solidário: Os clientes não querem que você entenda apenas os problemas deles; eles querem que você entenda as relações deles. Mostrar indiferenças ou ficar na defensiva deixará o cliente ainda mais alinhado. 5. Ouça atentamente: Deixe o cliente terminar e faça perguntas que esclareçam o que o cliente está dizendo. 6. Não faça promessas que não possa cumprir: Isso causará mais problemas no futuro. 7. Análise de problema: Clientes com raiva estão tão empenhados em esclarecer a própria raiva que falham ao expressar o real problema. Faça perguntas e repita o que o cliente está dizendo para ter certeza de que você realmente entendeu. 8. Pergunte ao cliente como ele gostaria que o problema fosse resolvido: Se a solução apresentada por ele estiver ao seu alcance, execute-a. Se não estiver, negocie uma solução satisfatória. 9. Enfatize o que você pode fazer: Ex; “Deixe-me ver o que posso fazer por você”. Assim poderá ajudar a acalmar o cliente. Evite “Eu só trabalho aqui” ou “É contra as normas da empresa”. Isso deixará o cliente mais furioso. Encontre uma maneira alternativa para dizer ao cliente que você não pode fazer o que ele pede. 10. Aja para resolver o problema: Se você disse que fará isso ou aquilo, faça-o. Se for competência de outro departamento, certifique-se de que todas as providências sejam tomadas. Do contrário, você terá que enfrentar esse cliente novamente. O Portal Sebrae no Amapá tem muito mais informações que você precisa. Agende uma consultoria com um de nossos consultores e faça o melhor para seu negócio obter melhores resultados.
A Saúde financeira de sua empresa depende principalmente do controle e gestão de três pilares: Pessoas, processos e ferramentas. Ou seja, pessoas competentes, operando processos bem definidos e utilizando boas ferramentas. Pensando nisso iremos abordar neste artigo uma parte importante do processo: Contas a receber e a pagar, que servem como indicador para mensurar a saúde financeira de sua empresa. Fique atento às diferenças e aprenda mais sobre este assunto.
Com a implantação de indústrias no Amapá, o Estado tem se tornado forte em atrativo nos recursos minerais, florestais e produção de alimentos oriundos dos insumos agropecuário e pesqueiro, além da boa localização estratégica para a importação e exportação no comércio exterior. Conheça as principais atividades econômicas de potenciais do Estado do Amapá e escolha a melhor área para atuar nesse mercado amapaense.
Em uma empresa os funcionários tornam-se o coração da empresa. São eles que: Produzem; Vendem; Cobram; Limpam; Mantém a empresa a pleno vapor. E para manter em sua empresa um bom quadro de funcionários e uma equipe sempre motivada, é preciso que sua empresa ofereça mais do que um bom salário. O Relatório de Satisfação dos Funcionários foi criado com essa funcionalidade, embora as perguntas possam mudar de empresa para empresa. Veja alguns itens que tendem a ser mais usados, entre as empresas Perguntas relacionadas ao: Supervisor; Aos colegas; As funções exercidas; Aos benefícios oferecidos; Ao ambiente de trabalho; As condições de trabalho. Sabe-se o que nem sempre a empresa poderá atender todas as expectativas dos seus colaboradores, mas é importante lembrar que, muitas vezes, pequenos atitudes podem favorecer esta relação da empresa com seus colaboradores . Outro ponto crucial da interação da empresa com os colaboradores é que ela precisa ser anônima. Os funcionários sem medo de demissões, eles tendem a responder com maior honestidade. Saiba mais Veja o passo a passo de como montar um relatório para sua empresa, lendo o artigo “Saiba como como fazer um relatório gerencial”. Outras dúvidas relacionadas a este e outros assuntos, que poderão ser de interesse empresarial, você poderá encontrar no Portal Sebrae.
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá – Sebrae no Amapá; em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária no Amapá - EMBRAPA e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá - RURAP, desenvolve o projeto Crescer No Campo Mandiocultura de Macapá e Mazagão que, dentre inúmeras ações, introduziu a tecnologia da seleção participativa de mandioca, objetivando a indicação de variedades mais adequadas ao cultivo nas condições edafoclimáticas amapaense, tendo como foco a finalidade de sua exploração. A mandioca (Manihot esculenta Crantz) é uma das mais importantes fontes de calorias para as pessoas, principalmente em áreas menos desenvolvidas, em função de sua rusticidade. No Brasil seu cultivo é encontrado em quase a totalidade do território. Ela é classificada como mandioca brava e mansa, sendo assim definida em função da concentração de Ácido cianídrico – HCN. Com a concentração inferior a 100 ppm, a mandioca é considerada mansa e, acima desse nível, brava. A mandioca mansa, também conhecida como macaxeira ou aipim, é destinada ao consumo humano “In natura”, ou a agroindústria (farinha e fécula). A brava deve passar, necessariamente, por processos que eliminem o excesso de HCN, como ocorre na fabricação da farinha e/ou da fécula. A mandioca pode ser utilizada na sua totalidade, da raiz a parte aérea. As raízes são utilizadas para consumo “In natura”, para a fabricação dos variados tipos de farinha, de fécula (doce ou azeda); A parte aérea para multiplicação da variedade e, das folhas, para alimentação humana, no desenvolvimento de pratos gastronômicos como a maniçoba, iguaria muito utilizada na culinária nortista. Dessa forma, a mandioca é importante para a segurança alimentar e para a geração de renda da agricultura familiar, evidenciando papel socioeconômico relevante no agronegócio regional e local. Não obstante a evidente importância da cultura, a utilização de variedades de baixo rendimento vegetativo proporciona uma produtividade média de 13 t/ha, na realidade de cultivo do Amapá, inferior à obtida quando se utiliza variedades selecionadas, que proporcionam produtividades de até 45 t/ha. Assim, fica evidente que uma das formas mais simples e econômicas de se elevar a produtividade da mandioca é a substituição das variedades usualmente utilizadas, por variedades selecionadas. A seleção de variedades proporciona o uso de material com potencial produtivo maior e mais resistente a pragas e doenças. A ideia de se fazer a seleção de forma participativa, com a participação efetiva do produtor, é de trazê-lo à condição de protagonista do processo, de fazê-lo se sentir parte fundamental no desenvolvimento do processo de seleção da variedade a ser, por ele, utilizada.
Estágios do Capital Empreendedor Investidores de risco podem entrar em diversas etapas de desenvolvimento de um negócio. Para cada estágio, existe um tipo de investidor com critérios de seleção e objetivos distintos, a chamada “escada do investimento de risco”, que indica quais são os principais atores que podem aportar recursos em cada estágio de desenvolvimento de uma empresa. PRÉ- SEMENTE start-up, empresas emergentes, aporte limitado em 1 MILHÃO; CAPITAL SEMENTE, empresas em crescimento, aporte limitado em 5 MILHÕES; VENTURE CAPITAL, empresas em consolidação, aporte limitado em 30 MILHÕES e PRIVATE EQUITY, empresas em maturidade, aporte acima de 30 MILHÕES.
Existem muitas empresas no mercado com: Objetivos; Produtos, e; Serviços. Parecidos com os que sua empresa oferece, não importa o ramo do seu negócio, provavelmente haverá empresas concorrentes como a sua e, por isso você precisa destacar-se da concorrência, para isso acontecer, é preciso que você entenda o que já foi feito em seu negócio, o que ainda precisa ser feito e como você pode fazer inovar ainda mais. O que é benchmark? A prática benchmark, ela se dá pela busca das melhores referências e práticas que são realizados pelo mercado, no caso, seus próprios concorrentes. Objetivo O objetivo do benchmark é melhorar a percepção do seu público em relação a sua marca é encontrar oportunidades para o seu negócio. Entenda como funciona essa estratégia e saiba como fazer um benchmark na sua empresa! Primeiro, iremos mostrar a você 4 tipos de benchmark mais comuns no mercado atual:
Especialistas em marketing digital para pequenos negócios ensinam na prática como alavancar seus resultados.
Aprenda aqui o que há de mais fundamental para a sua empresa ter uma presença digital cativante e, ao mesmo tempo, estratégica.
Confira o que você precisa saber para abrir uma empresa e se tornar um empreendedor de sucesso.
A Lei Geral de Proteção de Dados passou a valer integralmente em agosto de 2021 e os pequenos negócios precisam se adequar às regras e comunicação com clientes.