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Ofertamos capacitações, consultorias e ações de acesso ao mercado com o objetivo de impulsionar sua produtividade e garantir que seu crescimento seja não apenas notável, mas verdadeiramente sustentável. Faça parte de um grupo que transforma desafios em oportunidades e eleve seu negócio para novos patamares. Junte-se a nós e conquiste o futuro que sua empresa merece! Editais abertos Capacitação de Fornecedores inscrições 21/1 a 07/04 Plástico inscrições 28/1 a 01/04 ESG inscrições 1/2 a 1/3 Gráfico inscrições 1/2 a 28/3 Moveleiro inscrições 1/2 a 21/3 Construção Civil inscrições 4/2 a 4/4 Petróleo e Gás inscrições 10/2 a 28/3 Panificação e confeitaria inscrições 10/2 a 26/3 Indústria da Moda inscrições 18/2 a 30/3 Transcender LGBT inscrições 25/2 a 29/3 Sebrae Delas inscrições 10/3 a 13/4 Startup Win Ideação inscrições 10/3 a 10/4 Upgrade TI: Gestão em Transformação inscrições 10/3 a 10/4 Upgrade TI: Aceleração de vendas inscrições 10/3 a 06/04 Meu negócio + Tech inscrições 12/3 a 10/4 Música tocando negócios inscrições 14/3 a 31/3 Gestão à mesa inscrições 14/3 a 10/4 Economia Prateada inscrições 17/3 a 17/4 Inova Saúde inscrições 17/3 a 17/4 Audiovisual em perspectiva inscrições 17/3 a 21/4 Imersão ESG inscrições 18/3 a 18/04 Mãos Criativas inscrições 21/3 a 13/4 Startup Win Operação e Tração inscrições 21/3 a 24/4 Inscrições encerradas: Inova Beleza Profissionais (MEI) inscrições 3/2 a 6/3 Energias Renováveis inscrições 21/1 a 14/3 ALI Produtividade inscrições 21/1 a 28/2 Proglobal inscrições 21/1 a 23/2 Conexão 3° setor inscrições 27/1 a 24/2 Inova Beleza gestores inscrições 24/2 a 21/3
Abrir um MEI e obter um CNPJ é facil, mas antes de abrir é importante se atentar para os direitos e deveres. Cada vez mais, brasileiros que trabalham por conta própria reconhecem a importância de se registrarem como microempreendedores individuais (MEI). Segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Economia em março de 2022, com dados da Receita Federal e a participação do Sebrae, 3,9 milhões de pequenos negócios foram criados em 2021, um aumento de quase 20% em relação ao ano anterior. Destes, 3,1 milhões – ou cerca de 80% do total de Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas (CNPJs) – optaram por serem microempreendedores individuais (MEI). Quais as vantagens de ser MEI? Direito de emitir notas fiscais para seus clientes, evitando a perda de negócios, pois, além de dever do empresário, a emissão do documento é direito do consumidor; Tributação reduzida, com pagamento mensal do documento de arrecadação (DAS-MEI); Acesso a benefícios previdenciários, como o auxílio-doença, em caso de incapacidade de trabalhar por problemas de saúde, entre outros. Mais adiante falaremos mais sobre os benefícios. Mas vale lembrar que, para desfrutar de tudo isso, o primeiro passo é ter um CNPJ ativo, ou seja, registrar a empresa. O registro no portal do governo é de graça. O único custo para se manter como MEI é o recolhimento mensal do imposto, desde que o empreendedor não ultrapasse o teto de receitas anual de R$ 81 mil – o que provoca a cobrança de multas por excesso de faturamento. Fique atento: inscrição como MEI não tem custo! Muitas pessoas, quando vão procurar o endereço virtual para abrirem sua empresa como microempreendedores, acabam clicando em links de sites que cobram para fazer o registro, em troca de assessoria técnica para o empreendedor. Além de oferecer conteúdo sobre empreendedorismo e o universo empresarial, tais páginas trazem orientações – às vezes personalizadas – para abrir, alterar ou cancelar o CNPJ MEI, bem como dicas para a declaração anual. Porém, se você não quer contratar esses serviços adicionais, tenha a certeza de estar entrando no verdadeiro Portal do Empreendedor. Nunca imprima boleto nem faça Pix se não tiver certeza de que aceita comprar tais serviços. A inscrição como MEI no governo é de graça! Passo a passo – como Abrir um MEI Grátis em 2024 É necessário realizar login no ambiente gov.br (que centraliza o acesso do cidadão a diversos serviços sociais e outros portais do governo). Se o empreendedor não tem esse cadastro prévio, deve fazê-lo em https://sso.acesso.gov.br. Após o acesso ao ambiente gov.br, o empresário precisará criar seu MEI no Portal do Empreendedor. Acesse e siga as instruções fornecendo as informações solicitadas. Como já dissemos, a formalização é gratuita! Acabou? Não se esqueça do pagamento mensal das contribuições. Uma dica: embora a declaração de receitas seja anual (analogamente à das pessoas físicas, que todos os anos declaram o Imposto de Renda conforme a sua faixa de renda), não deixe acumular vários meses de contribuições para só resolver as pendências na época de sua declaração como MEI (já que os débitos impedem o envio da declaração). Além de o montante ficar alto, há correção do montante com a cobrança de juros mensais! Quanto pagar para se manter como MEI em 2024? Conforme o ramo de atividade, a contribuição mensal do MEI varia entre de R$ 70,6 a R$ 76,6 a depender do ramo de atividade e Mei caminhoneiro pagará mensalmente entre R$ 169,44 a R$ 175,44. Veja neste vídeo como abrir o MEI (CNPJ), publicado no canal Sebrae Talks Que atividades o MEI pode desenvolver? Ser microempreendedor não significa estar restrito em sua atuação profissional. A lista de atividades cadastradas já cresceu bastante desde que foi criada. Confira as aqui. Ainda ficou com dúvidas? O Sebrae ensina tudo que você, empreendedor ou aspirante, precisa saber sobre o MEI. Quer continuar sua jornada para se tornar MEI? Acesse agora um curso preparado pelo Sebrae e inicie sua trajetória empreendedora hoje mesmo!
Importância do enquadramento tributário Todo negócio necessita realizar diversos processos para seguir funcionando de maneira segura e eficiente. E a definição estratégica do seu enquadramento tributário é essencial para que isso seja possível. Assim, saber escolher corretamente o regime ideal para a sua empresa deve ser prioridade. Afinal, a saúde financeira do seu negócio depende dos passos certos que você dá em áreas importantes da sua empresa. E, para ajudar você nesse caminho, o Sebrae traz, neste artigo, uma explicação detalhada sobre os tipos de regimes tributários que existem no Brasil e ajuda você a definir qual se enquadra melhor no seu empreendimento. Vamos lá? Definir de forma assertiva e bem pensada estrategicamente o enquadramento tributário da empresa pode ser essencial para o sucesso de qualquer negócio, principalmente se tratando das pequenas e microempresas. Afinal, essa escolha pode levar à economia com diversos gastos relacionados a tributos. Caso contrário, o empreendimento pode ser prejudicado no longo prazo e terminar por gerar prejuízos inevitáveis por conta dos impostos. E isso é o que todo empreendedor deseja evitar, não é mesmo? Portanto, realizar um bom planejamento tributário é fundamental para saber qual é o regime de tributação que melhor se encaixa no perfil da sua empresa. Assim, essa escolha deve ser feita com muita clareza, para que o enquadramento definido ajude a manter a boa saúde financeira do seu negócio. Com isso em mente vamos, agora, conhecer mais sobre os três tipos de regimes de tributos para que você saiba qual enquadramento tributário é o melhor para o seu empreendimento.
Neste artigo, vamos explicar a você a importância de montar um plano de negócios para empreender com segurança. Além disso, te ajudaremos a entender o passo a passo de como estruturar o seu plano de maneira simples! Para facilitar as coisas, primeiro, tenha em mente que empreender é como viajar. Afinal, para alcançar o sucesso nas duas atividades, tão importante quanto saber o destino é conhecer bem o caminho. Se você já fez uma viagem em família ou entre amigos, sabe que ela fica muito mais tranquila quando é planejada. Assim, você consegue pagar barato, escolher o trajeto mais rápido, conseguir vantagens com empresas e muito mais. No empreendedorismo acontece o mesmo! Quando você planeja suas ações, a chance de caminhar com tranquilidade aumenta e os resultados aparecem de maneira natural. Para que isso seja possível, é essencial que você tenha um plano de negócios. O que é um plano de negócio? O plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e serve para organizar a gestão e o planejamento de sua empresa, diminuindo os riscos e as incertezas. Além de indicar a sua ideia principal, ele mapeia quais são os seus objetivos e os caminhos que você precisa percorrer para alcançá-los. A partir dele, você compreende melhor o seu mercado, a viabilidade do seu negócio, as melhores estratégias de Marketing, etc. Ele deve abranger todos os pontos necessários para lhe mostrar as forças e as oportunidades de sua ideia. A elaboração de um plano de negócio faz parte do processo empreendedor. Veja o vídeo a seguir e entenda sobre esse importante passo: O plano de negócio é só para quem está começando? Muita gente se engana ao pensar que um plano de negócios é elaborado apenas para negócios em fases iniciais. A sua aplicação vai além da abertura de uma nova empresa, podendo ser ajustado, por exemplo, para a abertura de novas unidades ou filiais. É importante reconhecer que este documento serve para delinear a estratégia de atuação para o presente e para o futuro. Ele é um verdadeiro guia para a gestão e deve ser revisado e revisitado sempre que preciso. Antes de partir para a prática Alguns empreendedores, na ansiedade de construir o seu plano de negócio, se esquecem de lições básicas. Para não cair nesse erro, antes de começar a montar o seu plano, lembre-se: Informação é um dos maiores ativos dos tempos atuais. Faça da pesquisa e dos estudos uma rotina; Vivemos em mundo onde as mudanças são constantes. Por isso, o plano de negócios deve ser adaptável e flexível. Só assim você acompanhará em tempo as mudanças do mercado; Crie para o próximo. Lembre-se que, como um guia, o plano deve servir para conduzir outras pessoas também. Por isso, quanto mais organizado ele for e mais clara forem as ideias, melhor. Algo que seja óbvio para você pode não ser para um futuro colaborador, por isso, mantenha as informações completas para ser mais assertivo.
Como fazer a declaração e ficar regular Todos os Microempreendedores Individuais (MEIs) são obrigados a declararem o Imposto de Renda como pessoa física e a entregarem a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), que também é reconhecida como uma obrigação e responsabilidade deste empresário. As principais informações a serem apresentadas são as receitas obtidas durante o ano, segundo os diferentes tipos de atividades, como comércio, indústria e prestação de serviços. O mais legal é que esse tipo de declaração é simplificada e torna todo o processo menos burocrático. Você não precisa sair de casa já que o procedimento é feito pela internet. Mas antes de aprender como fazer a declaração, você deve saber que existem algumas características próprias para as empresas MEIs e que precisam ser cumpridas. Conforme o portal de empresas e negócios do Governo Federal, para se tornar MEI, você deve obrigatoriamente: Você só pode no máximo contratar um funcionário; Você não pode ser sócio, titular ou administrador de outra empresa; Você não pode ter ou abrir posteriormente uma filial; O seu faturamento anual deve ser de no máximo R$ 81 mil ou proporcional ao mês de abertura. O Governo Federal explica ainda que deve ser levado em consideração o faturamento de R$ 6.750,00 ao mês. E o valor proporcional deve ser seguido criteriosamente, por exemplo, se você formalizou a sua empresa em maio de 2022, o seu limite de faturamento até o final do ano a ser declarado é de R$ 54 mil. Se você ficou interessado também em saber detalhes sobre os benefícios de ser MEI, neste link o Sebrae tem um vídeo completo para lhe orientar. Agora que você já sabe qual o valor limite para a declaração como MEI e como calcular o valor proporcional caso tenha aberto o seu negócio recentemente, veja abaixo o passo a passo para entregar a Declaração Anual do Simples Nacional. De maneira geral, o MEI deve informar o faturamento anual bruto de sua empresa, incluindo todas as vendas ou prestações de serviços realizadas durante todo o ano, e informar se realizou a contratação de funcionário (no máximo até um). A DASN-SIMEI é realizada de maneira rápida e fácil no Portal do Empreendedor, assim como os demais procedimentos que estão disponíveis para o Microempreendedor Individual. No site é possível fazer a inscrição, impressão de boletos, alteração e baixa. Mas você deve ficar atento ao prazo para a declaração. O período para ser transmitida é entre 02 de janeiro e 31 de maio do ano subsequente. Ao realizar nesse período, a Declaração Anual do Microempreendedor Individual é transmitida e não é gerado nenhum tipo de multa.
Você que trabalha de forma autônoma ou se enquadra nos demais requisitos da categoria MEI (Microempreendedor Individual) já passou por alguma situação em que precisava de dinheiro e não sabia a quem recorrer? Se pedir empréstimo estava fora de cogitação devido às burocracias, o Sebrae te ajuda a compreender as melhores linhas de crédito que você pode contratar. Profissionais individuais, que não são donos propriamente de uma empresa, mas possuem CNPJ, têm possibilidades bem satisfatórias de conseguir uma linha de crédito. Confira a seguir! Pré-requisitos Uma das premissas para a contratação de um empréstimo bancário é o comprovante de renda. Mesmo que você não trabalhe com o sistema de carteira assinada, não se preocupe, pois a comprovação pode ser realizada tranquilamente a partir do extrato da conta bancária. O restante da documentação exigida inclui CPF, RG, comprovante de residência e o número do CNPJ, que é fornecido pelo Portal do Microempreendedor. Pesquise, se informe, avalie Antes da contratação de um empréstimo, é importante estar em dia com a taxa de Declaração de Arrecadação Simplificada (DAS) e buscar conhecer qual proposta o banco tem a oferecer. Saber o prazo para a liberação do dinheiro, a taxa de juros, o número de parcelas para pagamento e os critérios de aprovação também é fundamental antes de fechar um acordo. Supondo que você tenha duas semanas para pagar uma conta e que o prazo de aprovação de cadastro seja em torno de um mês, será de fato vantajoso fechar com essa instituição bancária? Todos os pontos devem ser bem analisados para evitar surpresas desagradáveis no decorrer do período de quitação da dívida. Tenha um planejamento financeiro Pense na dívida a longo prazo e se organize financeiramente para não comprometer sua renda de forma significativa, com um controle de gastos preciso e um canal de renda estável durante o período de contratação do empréstimo. Assim você se organiza para que o seu benefício não se transforme em mais uma dívida cumulativa. Linha de crédito da Caixa Você sabia que a Caixa Econômica Federal oferece uma linha de crédito especial para microempreendedores individuais, sejam eles Pessoas Físicas ou MEI? É preciso comprovar, no mínimo, 12 meses de trabalho para poder dar seguimento à solicitação. O dinheiro pode ser utilizado na manutenção da sua empresa, pagamento de contas e fornecedores, aquisição de insumos ou áreas correlatas. Como contratar? A solicitação pode ser realizada por meio do aplicativo do Caixa Tem, disponível nas plataformas Android ou iOs, ou em uma das agências da Caixa. Quais valores são oferecidos? Se você é MEI, a linha de crédito disponível para a sua categoria é de R$ 1,5 mil a R$ 3 mil. No caso de ser empreendedor Pessoa Física, a linha de crédito varia de R$ 300 a mil reais. A taxa de juros não é alta e o valor do empréstimo pode ser dividido em mais de 12 vezes. Programa do Governo Federal para MEI O Governo Federal possui o chamado Programa de Simplificação do Acesso a Produtos e Serviços Financeiros para os Pequenos Negócios (CRED+), que viabiliza algumas soluções estratégicas para a administração do seu negócio. Dentre as soluções ofertadas, estão disponíveis opções de crédito, cartões empresariais, seguros e investimentos. O primeiro passo para ter acesso a todas essas informações é criar uma conta no Gov.Br. Na sequência, por meio do Portal do Microempreendedor, você pode requerer acesso a produtos e serviços financeiros, depois de informar o que precisa para seu negócio. O CRED+ é gratuito e te conecta com os melhores bancos do país, sendo até mais de um por vez. O acesso é facilitado por meio do computador ou do seu aparelho celular. Tem alguma dúvida complementar sobre este tema? Leia o artigo completo do Sebrae sobre o acesso de MEI a serviços financeiros ou sobre crédito assistido. E não deixe de conferir o site do Sebrae, o maior parceiro do micro e pequeno empreendedor.
Quem decidiu expandir seus negócios para plataformas do tipo marketplace deve se ligar na precificação, ou seja, na definição do valor cobrado pelos produtos e serviços oferecidos. Cada um dos gigantes brasileiros do setor possui suas próprias regras, o que influencia a margem de lucro do empreendedor que busca a parceria. Saber qual preço cobrar é sinônimo de vender bem. Por isso, o Sebrae criou uma planilha pra ajudar o empreendedor a chegar no valor ideal para se manter na vitrine de uma grande loja virtual. A Calculadora de Marketplace ajuda a definir montantes justos, mantendo o equilíbrio para se negociar on-line com rapidez, visibilidade e, claro, mais retorno para o negócio. Quais são os custos para entrar (e ficar) no marketplace? O marketplace representa uma forma viável de alavancar seus negócios utilizando o serviço de grandes marcas com custos reduzidos. Mas eles existem, não é mesmo? Os principais são: Taxas sobre as vendas: é um percentual ou comissão sobre o faturamento com a venda de cada produto, que vai de 5,99% a 30%, dependendo do marketplace. Frete: quando o envio é feito pela operação do próprio marketplace, é cobrado um fixo que varia de acordo com a categoria e as características do produto, bem como com o relacionamento do vendedor com a plataforma. Além disso, é preciso estar em dia com a documentação que costuma ser exigida, principalmente pelas grandes redes de varejo, antes da autorização para vender no espaço virtual. Ex.: Inscrição na Receita Federal como pessoa jurídica (CNPJ); Certidões negativas de débitos tributários, trabalhistas e previdenciários; Contrato social atualizado; Aquisição de sistema para emissão de nota fiscal; Contrato assinado com a empresa de marketplace. É possível calcular os números ideais para operar em marketplace? A resposta é “sim”! E, para facilitar a sua vida, você pode baixar a planilha de precificação para marketplaces, que também pode ser chamada de calculadora de marketplace. Desenvolvida pelo Sebrae, ela é uma ferramenta de apoio na construção da estratégia de preços para a venda on-line de seus produtos/serviços. Quais são os requisitos para usar a calculadora de marketplace? Ao usar a calculadora de marketplace, é importante verificar: Os produtos que irá comercializar; A taxa da categoria dos produtos; Quanto pagará de frete; Qual a margem de contribuição desejada; Caso já venda em marketplaces, a quantidade de produtos vendidos para analisar e construir a melhor estratégica de margem x giro; Os preços praticados pelos concorrentes. Ah, vale lembrar que, com a Calculadora de Marketplace, você também poderá estimar o impacto dos descontos praticados. A planilha está em formato xlsx (planilha editável), bem simples de usar. E então, que tal descobrir agora mesmo se você está cobrando preços adequados pelos seus produtos? Onde eu encontro a calculadora de marketplace? Você está a um clique de ter a sua! Baixe AQUI a calculadora de marketplace do Sebrae e seja um craque na precificação! Quer mais informações sobre marketing em seu empreendimento? Participe do nosso grupo do Telegram. Telegram Sebrae Marketing Digital Conteúdos exclusivos sobre o mercado digital. Conecte-se com ideias e dicas de sucesso para o seu negócio.
Empreender não é uma tarefa fácil. É necessário esforço, foco, determinação e investimento. Durante essa jornada, os empreendedores estão expostos a erros, e ter acesso a livros, relatórios ou estudos de caso podem facilitar o aprendizado de novas práticas empreendedoras. Pensando em estimular os pequenos negócios, o Sebrae no Ceará está oferencendo uma ampla variedade de produções editoriais. Entre as produções disponíveis estão: revistas, livros, guias, relatórios, entre outros. Um conteúdo relevante e de alto impacto para o seu negócio.
No dia 22 de março acontecerá a 11ª edição do Startup Day um dos maiores eventos dedicados ao fortalecimento e à promoção do ecossistema de startups no Brasil. O Startup Day tem como missão conectar empreendedores, investidores, entidades públicas e privadas, instituições acadêmicas, representantes do governo e ambientes de inovação. No estado do Rio de Janeiro pela primeira vez o Startup Day será realizado em 10 cidades reunindo 20 palestrantes, mais de 100 instituições representantes do ecossistema local de inovação e, aproximadamente, 800 participantes. Inscreva-se aqui: Cidade do Rio de Janeiro Baixada II – Duque de Caxias Serrana I – Nova Friburgo Serrana II - Petrópolis Norte - Macaé Noroeste - Itaperuna Médio Paraíba - Resende Centro Sul – Três Rios Costa Verde
O novo guia turístico das cidades de Macapá e Santana é uma ferramenta indispensável para quem deseja explorar as belezas e atrações únicas dessas duas cidades encantadoras do estado do Amapá. Este documento detalhado oferece informações privilegiadas dos pontos turísticos, culturais e históricos que fazem de Macapá e Santana destinos imperdíveis. Este guia turístico é ideal para viajantes que buscam uma experiência autêntica e inesquecível no Amapá. Com informações detalhadas sobre hospedagem, restaurantes, eventos e atividades, ele é o guia perfeito para explorar tudo o que Macapá e Santana têm a oferecer.
A gravidez é um momento ímpar na vida da mulher. Por isso, existe toda uma preparação para a chegada do bebê, que vai desde a escolha do nome, passando pelo quarto até os cuidados nos primeiros meses com amamentação, banho, cólicas. Muitas destas fases e situações só poderão ser aprendidas na prática, como é praticamente tudo novo, as mães de primeira viagem ficam ansiosas e apreensivas, imaginando se vão conseguir fazer tudo direitinho. Nesses momentos, o ideal é ter alguém experiente por perto para ajudar, ensinar e dividir. Esta é a função da consultora ou assessora de mães de primeira viagem. Com carinho, ela deve auxiliar a mãe em todas as fases da maternidade. Essa ideia de negócio que já faz sucesso na Europa e nos Estados Unidos, e já chegou ao Brasil demonstrando que pode ser um negócio rentável. Veja como empreender ajudando as mães de primeira viagem.
A natureza do planejamento O planejamento é definido como o ato ou processo de estabelecer ou manter metas, políticas e procedimentos para seu trabalho. Uma empresa sem planejamento pode levar seu negócio ao fracasso devido às alterações que ocorrem durante processo que não foram planejados. Habilidades de planejamento são habilidades de sobrevivência para pessoas muito ocupadas, dando condições de traçar um mapa esquemático do curso de projeto com sucesso, montando um passo a passo e, dessa forma, servindo como um guia até sua conclusão. Focando nas oportunidades que apareçam em seu caminho. Para ter habilidades de planejamento isso requer avaliação lógica de projetos e problemas. A lógica chama você para olhar e pensar desde o plano mais amplo até o plano menor. Quando for traçar um projeto, você deverá olhar para as metas como um todo, as grandes ramificações e os recursos de que vai precisar. O planejamento ajuda você a realizar mais com menos O empreendedor de sucesso é aquele que melhor se adapta aos desafios e sabe planejar. Habilidade de planejamento: Previsão, priorização, análises de pareto. O maior cliente da empresa quer que melhore nosso tempo de entrega em dois dias, sem afetar nosso preço. Habilidades de planejamento: Análise de sistemas e processos, ajuste de objetivos, planejamento estratégico. Dois funcionários estão doentes e já é tarde para chamar outros para substituí-los. Habilidades de planejamento: Plano de contingência, redefinição de tarefas, verificação dos avanços. Estamos em um ponto crítico do projeto, se tomarmos uma decisão errada, estaremos fora... Habilidades de planejamento: Definição da visão geral e das metas, análises do caminho crítico, simulações/previsões. Essas e outras habilidades de planejamento permitem manipular melhor as demandas difíceis que estão à frente, assim aprendendo mais com menos. Suas habilidades de planejamento influenciam a produtividade dos outros. Quanto mais efetivamente você planeja seu trabalho, mais claramente seus funcionários entenderão o que espera deles. A falta de metas e responsabilidades claras é frustrante os colocam em desvantagem. Antes de começar um projeto ou atribuição, você deverá ter uma ideia geral de como isso afetará os outros, será necessária uma reavaliação quando houver uma alteração no ambiente de trabalho uma reavaliação sempre será necessária. Estabeleça padrões altos para obter qualidades no desempenho dos seus projetos, assim você estará mais próximo de alcançar o topo da qualidade e um desempenho superior em outros projetos. Quer saber mais sobre planejamento? Procure o Portal Sebrae no Amapá e consulte uma assessoria para seu negócio.
Se você deseja e tem vontade de investir em: Ações ou; Aplicar no Tesouro Direto. É necessário a contratação de uma corretora. Saiba como as corretoras funcionam e como elas podem ajudar sua empresa a fazer ótimos investimentos. Se você não tem um alto valor para investir mensalmente na Bolsa e no Tesouro Direto, o cadastro em uma corretora, é algo mais acessível para o seu negócio. Diferenças em aplicação em bancos e corretoras Os bancos muitas vezes apresentam algumas taxas mais elevadas pelo seu serviço prestado, mas, mesmo assim, as corretoras ainda em muitos casos podem ser uma excelente alternativa para o seu dinheiro ter maior fluxo. Se o seu objetivo é apenas programar transferências automáticas para seu investimento, o banco pode ser até mais viável, mesmo que as taxas sejam menos atraentes. Agora, se você busca ter maiores rendimentos, optar pela corretora pode ser a sua melhor opção. Sabendo que você terá que adaptar seu modo de investir. Veja abaixo, como funciona uma corretora A corretora tem como função de mediar a compra e venda de ativos. Ativos são as ações e títulos públicos que são negociados em uma bolsa de valores. Para quem desejar aplicação em ações ou em títulos públicos é necessário a contratação de uma corretora. O que mais uma corretora pode oferecer para os que as contratam? Bolsa e do Tesouro Direto; Investimentos em LCI (Letra de Crédito Imobiliário); LCA (Letra de Crédito do Agronegócio); CDB (Certificados de Depósitos Bancários) e; Outros investimentos em bancos pequenos e médios; Debêntures: empréstimos que o investidor faz a grandes empresas. Existem corretoras: Independentes e; Corretoras ligadas a bancos. O processo de cadastro e operações é o mesmo para ambas. Veja as relações de todas as instituições com autorização para o funcionamento no site do Banco Central. Como contratar uma corretora de valores? Escolha a corretora que você mais se agradar, preencha o cadastro no site da corretora, além de um questionário para que a corretora conheça o perfil do investidor. o investidor após ter preenchido o questionário, através do envio de alguns documentos ele deverá comprovar algumas informações necessárias.
Organização O cliente é qualquer pessoa dentro e fora de sua empresa que utiliza ou se beneficia de seus serviços. Lidar com todas essas diversas necessidades é uma tarefa extremamente importante. Veja dez dicas para acalmar clientes furiosos 1. Não é pessoal: Quando se está na linha de frente, absorve-se a frustração dos clientes sobre problemas e conflitos. O problema não é com você, é com a situação. 2. Mantenha-se tranquilo: Responder a um cliente que está com raiva da mesma maneira só vai piorar a situação. Mantenha-se no controle: tranquilo, calmo, não fique zangado nem defensivo. 3. Acalme a raiva: Deixe-o desabafar. Nada do que você possa dizer irá causar o impacto, pois, com o estado emocional alterado, ele não registrará a lógica de suas respostas ou explicações. Espere que ele se acalme. 4. Seja solidário: Os clientes não querem que você entenda apenas os problemas deles; eles querem que você entenda as relações deles. Mostrar indiferenças ou ficar na defensiva deixará o cliente ainda mais alinhado. 5. Ouça atentamente: Deixe o cliente terminar e faça perguntas que esclareçam o que o cliente está dizendo. 6. Não faça promessas que não possa cumprir: Isso causará mais problemas no futuro. 7. Análise de problema: Clientes com raiva estão tão empenhados em esclarecer a própria raiva que falham ao expressar o real problema. Faça perguntas e repita o que o cliente está dizendo para ter certeza de que você realmente entendeu. 8. Pergunte ao cliente como ele gostaria que o problema fosse resolvido: Se a solução apresentada por ele estiver ao seu alcance, execute-a. Se não estiver, negocie uma solução satisfatória. 9. Enfatize o que você pode fazer: Ex; “Deixe-me ver o que posso fazer por você”. Assim poderá ajudar a acalmar o cliente. Evite “Eu só trabalho aqui” ou “É contra as normas da empresa”. Isso deixará o cliente mais furioso. Encontre uma maneira alternativa para dizer ao cliente que você não pode fazer o que ele pede. 10. Aja para resolver o problema: Se você disse que fará isso ou aquilo, faça-o. Se for competência de outro departamento, certifique-se de que todas as providências sejam tomadas. Do contrário, você terá que enfrentar esse cliente novamente. O Portal Sebrae no Amapá tem muito mais informações que você precisa. Agende uma consultoria com um de nossos consultores e faça o melhor para seu negócio obter melhores resultados.
A Saúde financeira de sua empresa depende principalmente do controle e gestão de três pilares: Pessoas, processos e ferramentas. Ou seja, pessoas competentes, operando processos bem definidos e utilizando boas ferramentas. Pensando nisso iremos abordar neste artigo uma parte importante do processo: Contas a receber e a pagar, que servem como indicador para mensurar a saúde financeira de sua empresa. Fique atento às diferenças e aprenda mais sobre este assunto.
Com a implantação de indústrias no Amapá, o Estado tem se tornado forte em atrativo nos recursos minerais, florestais e produção de alimentos oriundos dos insumos agropecuário e pesqueiro, além da boa localização estratégica para a importação e exportação no comércio exterior. Conheça as principais atividades econômicas de potenciais do Estado do Amapá e escolha a melhor área para atuar nesse mercado amapaense.
Em uma empresa os funcionários tornam-se o coração da empresa. São eles que: Produzem; Vendem; Cobram; Limpam; Mantém a empresa a pleno vapor. E para manter em sua empresa um bom quadro de funcionários e uma equipe sempre motivada, é preciso que sua empresa ofereça mais do que um bom salário. O Relatório de Satisfação dos Funcionários foi criado com essa funcionalidade, embora as perguntas possam mudar de empresa para empresa. Veja alguns itens que tendem a ser mais usados, entre as empresas Perguntas relacionadas ao: Supervisor; Aos colegas; As funções exercidas; Aos benefícios oferecidos; Ao ambiente de trabalho; As condições de trabalho. Sabe-se o que nem sempre a empresa poderá atender todas as expectativas dos seus colaboradores, mas é importante lembrar que, muitas vezes, pequenos atitudes podem favorecer esta relação da empresa com seus colaboradores . Outro ponto crucial da interação da empresa com os colaboradores é que ela precisa ser anônima. Os funcionários sem medo de demissões, eles tendem a responder com maior honestidade. Saiba mais Veja o passo a passo de como montar um relatório para sua empresa, lendo o artigo “Saiba como como fazer um relatório gerencial”. Outras dúvidas relacionadas a este e outros assuntos, que poderão ser de interesse empresarial, você poderá encontrar no Portal Sebrae.
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá – Sebrae no Amapá; em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária no Amapá - EMBRAPA e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá - RURAP, desenvolve o projeto Crescer No Campo Mandiocultura de Macapá e Mazagão que, dentre inúmeras ações, introduziu a tecnologia da seleção participativa de mandioca, objetivando a indicação de variedades mais adequadas ao cultivo nas condições edafoclimáticas amapaense, tendo como foco a finalidade de sua exploração. A mandioca (Manihot esculenta Crantz) é uma das mais importantes fontes de calorias para as pessoas, principalmente em áreas menos desenvolvidas, em função de sua rusticidade. No Brasil seu cultivo é encontrado em quase a totalidade do território. Ela é classificada como mandioca brava e mansa, sendo assim definida em função da concentração de Ácido cianídrico – HCN. Com a concentração inferior a 100 ppm, a mandioca é considerada mansa e, acima desse nível, brava. A mandioca mansa, também conhecida como macaxeira ou aipim, é destinada ao consumo humano “In natura”, ou a agroindústria (farinha e fécula). A brava deve passar, necessariamente, por processos que eliminem o excesso de HCN, como ocorre na fabricação da farinha e/ou da fécula. A mandioca pode ser utilizada na sua totalidade, da raiz a parte aérea. As raízes são utilizadas para consumo “In natura”, para a fabricação dos variados tipos de farinha, de fécula (doce ou azeda); A parte aérea para multiplicação da variedade e, das folhas, para alimentação humana, no desenvolvimento de pratos gastronômicos como a maniçoba, iguaria muito utilizada na culinária nortista. Dessa forma, a mandioca é importante para a segurança alimentar e para a geração de renda da agricultura familiar, evidenciando papel socioeconômico relevante no agronegócio regional e local. Não obstante a evidente importância da cultura, a utilização de variedades de baixo rendimento vegetativo proporciona uma produtividade média de 13 t/ha, na realidade de cultivo do Amapá, inferior à obtida quando se utiliza variedades selecionadas, que proporcionam produtividades de até 45 t/ha. Assim, fica evidente que uma das formas mais simples e econômicas de se elevar a produtividade da mandioca é a substituição das variedades usualmente utilizadas, por variedades selecionadas. A seleção de variedades proporciona o uso de material com potencial produtivo maior e mais resistente a pragas e doenças. A ideia de se fazer a seleção de forma participativa, com a participação efetiva do produtor, é de trazê-lo à condição de protagonista do processo, de fazê-lo se sentir parte fundamental no desenvolvimento do processo de seleção da variedade a ser, por ele, utilizada.
Estágios do Capital Empreendedor Investidores de risco podem entrar em diversas etapas de desenvolvimento de um negócio. Para cada estágio, existe um tipo de investidor com critérios de seleção e objetivos distintos, a chamada “escada do investimento de risco”, que indica quais são os principais atores que podem aportar recursos em cada estágio de desenvolvimento de uma empresa. PRÉ- SEMENTE start-up, empresas emergentes, aporte limitado em 1 MILHÃO; CAPITAL SEMENTE, empresas em crescimento, aporte limitado em 5 MILHÕES; VENTURE CAPITAL, empresas em consolidação, aporte limitado em 30 MILHÕES e PRIVATE EQUITY, empresas em maturidade, aporte acima de 30 MILHÕES.
Existem muitas empresas no mercado com: Objetivos; Produtos, e; Serviços. Parecidos com os que sua empresa oferece, não importa o ramo do seu negócio, provavelmente haverá empresas concorrentes como a sua e, por isso você precisa destacar-se da concorrência, para isso acontecer, é preciso que você entenda o que já foi feito em seu negócio, o que ainda precisa ser feito e como você pode fazer inovar ainda mais. O que é benchmark? A prática benchmark, ela se dá pela busca das melhores referências e práticas que são realizados pelo mercado, no caso, seus próprios concorrentes. Objetivo O objetivo do benchmark é melhorar a percepção do seu público em relação a sua marca é encontrar oportunidades para o seu negócio. Entenda como funciona essa estratégia e saiba como fazer um benchmark na sua empresa! Primeiro, iremos mostrar a você 4 tipos de benchmark mais comuns no mercado atual:
Você já ouviu falar em mindset, não é verdade. Todo mundo já escutou, mas nem sempre sabemos exatamente do que se trata. Mindset não é um termo com uma tradução exata, mas em portuguê seria algo como mentalidade. Ter um mindset de sucesso seria o equivalente a ter uma mentalidade de sucesso. Quando dizemos que uma pessoa tem o mindset de sucesso, queremos dizer que ela cultiva vários comportamentos e pensamentos positivos que a influenciam a ter sucesso. Aquela pergunta clássica, o copo está meio cheio ou meio vazio, é um exemplo de um mindset. Pessoas que tem uma mentalidade progressista vão sentir e perceber que o copo está meio cheio, ou seja, mais um pouco e estará completamente cheio. Os que não dirão que o copo está meio vazio, já perdeu metade e falta só metade para esvaziar completamente. Objetivamente falando o copo está na metade, o sentido (sucesso ou fracasso) está no olho de quem vê. Fonte:O que é Mindset
A culinária japonesa, antes vista como exótica, conquistou os brasileiros e impulsionou o sucesso das franquias de comida japonesa no país. O interesse crescente por opções saudáveis e saborosas tem alimentado a demanda por pratos japoneses, especialmente o sushi, conhecido por suas propriedades nutritivas e benefícios à saúde. As franquias de sushi têm diversificado seus cardápios para incluir outras opções além do peixe cru, como yakissoba, pratos vegetarianos, pratos quentes e temaki. Isso amplia a variedade de franquias disponíveis e as formas como podem ser organizadas. Para garantir o sucesso de uma franquia de comida japonesa, é essencial selecionar cuidadosamente os fornecedores e assegurar a qualidade e frescor dos ingredientes. Além disso, é fundamental ter funcionários qualificados e uma gestão de estoque eficiente. A localização próxima ao mar pode ser vantajosa devido à disponibilidade de peixes frescos. Os franqueados podem optar por oferecer serviços de buffet ou jantar à la carte, dependendo das preferências dos clientes. Compreender e atender às expectativas dos consumidores é crucial para o sucesso das franquias de comida japonesa. Fonte: https://noticiasconcursos.com.br/qual-e-a-formula-de-sucesso-das-franquias-de-comida-japonesa/
É o que diz o relatório elaborado anualmente pela Kerry, indústria de ingredientes e aromas. Segundo o estudo, a tendência de inovação para os próximos anos na indústria alimentícia, terá como referência aspectos relacionados a sabores e nutrientes. Em relação ao Brasil, o relatório aponta algumas tendências de sabores inovadores para algumas categorias de produtos: Doces - hibisco, cupuaçu, mirtilo e melancia ganharão cada vez mais espaço; Snacks - camarão, pesto e pepperoni ganham espaço, junto com os já tradicionais queijos, churrasco e salsa e cebola; Temperos e ingredientes - requeijão, curry e sálvia ganham ainda mais espaço entre as tendências. Sabores como alho, tomate e pimenta seguem em alta. Estão ganhando espaço nos últimos anos, cream cheese, amêndoa e alho-poró; Bebidas quentes e frias - entre os produtos refrescantes, ganham espaço os sabores de groselha, pink lemonade e camomila. Em fase de teste estão caramelo, cereja e damasco. Fonte: MERCADO & CONSUMO. Publicado em 22/02/2023, por Redação. Saiba mais sobre o setor de Alimentos e Bebidas, acesse o canal do Sebrae no Telegram, https://t.me/sebraevarejodealimentos.
Trata-se de uma revisão da norma regulamentadora do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), aplicada para todos os estabelecimentos e indústrias fabricantes de bacon que estiverem sujeitos a fiscalização do Serviço de Inspeção Federal (SIF). Em relação ao produto, a nova norma estabelece que o bacon somente poderá ser elaborado a partir da região torácico-abdominal do suíno. Isso traz alterações também na rotulagem em virtude da nova composição do corte e ingredientes que poderão ser adicionados ao produto. Fique atento, pois essas mudanças implicam em ajustes no processo produtivo e nos procedimentos para fiscalização. Fonte: ALIMENTOS ONLINE. Publicado em 09/02/2023. Saiba mais sobre o setor de Alimentos e Bebidas, acesse o canal do Sebrae no Telegram, https://t.me/sebraevarejodealimentos.
De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) a alimentação fora do lar tem uma participação significativa no varejo alimentício brasileiro. A estimativa é que algo em torno de 27% das vendas são realizadas por canais como restaurantes, bares, lanchonetes, e foodtrucks. De olho nesse cenário e no crescimento de mercado do setor de alimentos e bebidas, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) vê as franquias como boa opção para quem deseja empreender no ramo alimentício. Segundo a ABF, na franquia, os investimentos e riscos são menores. Fonte: PORTAL GIRO NEWS. Publicado em 22/02/2023. Saiba mais sobre o setor de Alimentos e Bebidas, acesse o canal do Sebrae no Telegram, https://t.me/sebraevarejodealimentos.
É com esse olhar que a indústria de alimentos e bebidas está buscando sempre inovar, trazendo novidades que atendam às necessidades dos consumidores, as quais, nos dias de hoje, estão focadas em produtos mais saudáveis e nutritivos. Nesta linha de visão, a indústria alimentícia, aliada ao uso de novas tecnologias para processamento de alimentos, busca utilizar ingredientes mais naturais de modo a garantir saudabilidade aos produtos, sejam eles suplementos, alimentos funcionais, proteínas ou bióticos. Para quem quer se manter competitivo no mundo dos negócios, a inovação é um elemento essencial! Fonte: FOOD CONNECTION. Publicado em 23/02/2023, por Ary Bucione. Saiba mais sobre o setor de Alimentos e Bebidas, acesse o canal do Sebrae no Telegram, https://t.me/sebraevarejodealimentos.
De acordo com o Sebrae, anualmente, nos meses de janeiro e fevereiro, ocorre maior incidência de processos para abertura de novas empresas. É devido a esse movimento que a instituição fez um estudo sobre as “Ideias de Negócios” que foram mais pesquisadas pelos candidatos a empresários em 2022. O estudo apontou que, dentre os tipos de negócios mais procurados para empreender, distribuidora de bebidas foi a mais pesquisada. Isso se deve pela facilidade de entrada no mercado, ou seja, pela existência de poucas barreiras, pois trata-se de uma atividade econômica de baixo custo, que pode ser explorada em um espaço físico pequeno, sem a necessidade de grandes investimentos, inclusive com pouca mão-de-obra envolvida. Você que pretende empreender, seja por necessidade ou oportunidade, fique atento as dicas do Sebrae! Fonte: ASN NACIONAL. Publicado em 27/01/2023, por Redação. Saiba mais sobre o setor de Alimentos e Bebidas, acesse o canal do Sebrae no Telegram, https://t.me/sebraevarejodealimentos.
É o que diz um estudo realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil). Segundo esse estudo, o Brasil possui apenas 1,3% de participação no mercado tailandês, ocupando a 17ª posição como fornecedor de commodities. Trata-se de um mercado ávido por novidades, cuja população deseja conhecer e experimentar novos produtos. Neste sentido, foram identificadas oportunidades de mercado para os seguintes grupos de alimentos e bebidas: feijões, sucos, açaí, queijos, mel e cachaça. Se você ficou interessado, fique atento aos acordos e regulamentos comerciais que tenham como destino a exportação para esse país. Fonte: COMEX DO BRASIL. Publicado em 31/01/2023, por Equipe Comex do Brasil. Saiba mais sobre o setor de Alimentos e Bebidas, acesse o canal do Sebrae no Telegram, https://t.me/sebraevarejodealimentos.
Se você é proprietário de uma empresa de pequeno porte, certamente está em busca de maior produtividade e redução de custos na operação do seu empreendimento. Neste caso, você já deve ter ouvido falar sobre Internet das Coisas (IoT) e de que forma isso pode contribuir para melhorar a performance de gestão da sua empresa. No setor de alimentos e bebidas, um exemplo disso é a utilização de dispositivos de IoT para otimizar processos manuais em cozinhas industriais, possibilitando redução de desperdícios e de custos. Outra aplicação é no monitoramento das condições de temperatura e umidade em câmaras frigoríficas, visando reduzir riscos inerentes a segurança alimentar. Estes são apenas alguns exemplos dentre outras possibilidades que a inovação pode ajudar. Se você está em busca de soluções inovadoras para a sua empresa, o Sebraetec pode ser pode ser o caminho! Fonte: SEGS. Publicado em 08/02/2023, por Amanda Andrade. Saiba mais sobre o setor de Alimentos e Bebidas, acesse o canal do Sebrae no Telegram, https://t.me/sebraevarejodealimentos.
Uma linha de crédito exclusiva de até R$ 21 mil está disponível para empreendedores negros da cidade de São Paulo. Os recursos podem ser solicitados tanto por empresários autodeclarados pretos ou pardos constituídos formalmente, com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), quanto por informais. A linha Empreenda Afro oferece crédito de R$ 200 a R$ 21 mil, com juros de 0,35% a 0,55% ao mês para empresários formais, com prazo de até 48 meses. Para os informais, estão disponíveis valores de até R$ 15 mil, com juros de 0,8% ao mês e prazo de até 36 meses. Para pedir o dinheiro é preciso não ter restrições no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin) e no Serasa quanto ao Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) de todos os sócios; fazer um dos cursos de capacitação indicados pelo programa; não ter outro empréstimo com o Banco do Povo em andamento e aceitar receber uma visita para constatar a capacidade do negócio. Informe-se e bons negócios. Fique bem-informado! Siga nossos canais no Telegram. São 12 opções para você escolher! https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/artigosEmpreendedorismo/comunidades-do-sebrae-no-telegram-reunem-empresarios,2462950ee41ae710VgnVCM100000d701210aRCRD Notícia original: https://exame.com/negocios/mei-2023-veja-6-mudancas-previstas-para-este-ano/
O movimento Slow (ou Slow Movement) é uma filosofia que enfatiza a desaceleração do ritmo de vida e a valorização de atividades que promovem a qualidade de vida, o bem-estar e o contato humano. Ele surgiu na Itália na década de 1980, em oposição ao ritmo acelerado da vida moderna, e se espalhou por diversos países. O movimento Slow pode se aplicar a diversas áreas da vida, desde a alimentação até o trabalho, passando pelo lazer e pelas relações interpessoais. Ele propõe que as pessoas prestem mais atenção aos detalhes, desacelerem o ritmo, apreciem as coisas simples e se conectem mais profundamente com o mundo ao seu redor. Dessa forma, busca promover um estilo de vida mais equilibrado, menos estressante e mais satisfatório. Incorporar a filosofia Slow nos negócios pode ser uma forma de melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e clientes, aumentar a produtividade, fortalecer a imagem da empresa e contribuir para um mundo mais sustentável. Algumas maneiras de fazer isso incluem: Priorizar a qualidade em vez da quantidade: em vez de se concentrar em produzir cada vez mais, priorize a produção de bens e serviços de alta qualidade, que atendam às necessidades dos clientes. Valorizar a sustentabilidade: implemente práticas sustentáveis em sua empresa, como a redução do consumo de energia, a diminuição do uso de plástico e a escolha de fornecedores que também sejam comprometidos com a sustentabilidade. Promover o bem-estar dos colaboradores: adote medidas que favoreçam a saúde e o bem-estar dos colaboradores, como oferecer espaços para descanso e relaxamento, incentivar a prática de exercícios físicos e oferecer horários flexíveis. Investir no relacionamento com os clientes: em vez de se concentrar apenas nas vendas, invista em construir relacionamentos duradouros com os clientes, oferecendo um atendimento personalizado e prestando serviços de alta qualidade. Desacelerar o ritmo: adote medidas para desacelerar o ritmo de trabalho, como reduzir as horas de trabalho, incentivar pausas regulares e evitar a sobrecarga de tarefas. Ao incorporar a filosofia Slow nos negócios, é possível criar um ambiente mais agradável e saudável para todos os envolvidos, o que pode resultar em um maior engajamento dos colaboradores, uma maior fidelidade dos clientes e uma imagem positiva da empresa. Fique bem-informado! Siga nossos canais no Telegram. São 12 opções para você escolher! https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/artigosEmpreendedorismo/comunidades-do-sebrae-no-telegram-reunem-empresarios,2462950ee41ae710VgnVCM100000d701210aRCRD Notícia original: https://exame.com/negocios/mei-2023-veja-6-mudancas-previstas-para-este-ano/
O empreendedorismo de pessoas negras no Brasil tem crescido nos últimos anos, mas ainda enfrenta muitos desafios. Segundo dados do Sebrae, cerca de 33% dos empreendedores brasileiros são negros, e esse número tem crescido constantemente. Apesar disso, os empreendedores negros enfrentam muitas dificuldades, incluindo a falta de acesso a recursos financeiros, capacitação e rede de contatos, bem como a discriminação racial e a falta de representatividade em setores específicos. Além disso, muitos negócios de empreendedores negros estão localizados em áreas com infraestrutura precária e têm menos acesso a serviços básicos, como água e eletricidade. No caso das mulheres negras e empreendedoras o cenário é ainda mais desafiador do que para mulheres brancas ou homens negros, uma vez que enfrentam uma intersecção de discriminações raciais e de gênero. Apesar disso, muitas mulheres negras têm se destacado como empreendedoras bem-sucedidas, enfrentando as barreiras com criatividade, resiliência e determinação. Segundo dados do Sebrae, cerca de 24% dos empreendedores brasileiros são mulheres negras, e esse número tem crescido constantemente. No entanto, essas empreendedoras ainda enfrentam muitos desafios, como a falta de acesso a recursos financeiros, capacitação, rede de contatos e representatividade em setores específicos. Além disso, muitos negócios de mulheres negras estão localizados em áreas com infraestrutura precária e têm menos acesso a serviços básicos. Para superar esses desafios, muitas empreendedoras negras têm criado suas próprias redes de apoio e colaboração, trabalhando juntas para superar barreiras e encontrar oportunidades. Além disso, existem organizações e iniciativas que oferecem treinamento, mentoria, acesso a financiamento e outras formas de apoio aos empreendedores negros e às empreendedoras mulheres. O empreendedorismo de mulheres negras no Brasil é fundamental para promover a igualdade de gênero e racial, bem como impulsionar a economia do país. No entanto, é importante que o governo e outras organizações trabalhem para reduzir as barreiras que as empreendedoras negras enfrentam e promovam a igualdade de oportunidades para todos os brasileiros, independentemente de sua cor de pele ou gênero. Fique bem-informado! Siga nossos canais no Telegram. São 12 opções para você escolher! https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/artigosEmpreendedorismo/comunidades-do-sebrae-no-telegram-reunem-empresarios,2462950ee41ae710VgnVCM100000d701210aRCRD Notícia original: https://exame.com/negocios/mei-2023-veja-6-mudancas-previstas-para-este-ano/
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