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Abrir um MEI e obter um CNPJ é facil, mas antes de abrir é importante se atentar para os direitos e deveres. Cada vez mais, brasileiros que trabalham por conta própria reconhecem a importância de se registrarem como microempreendedores individuais (MEI). Segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Economia em março de 2022, com dados da Receita Federal e a participação do Sebrae, 3,9 milhões de pequenos negócios foram criados em 2021, um aumento de quase 20% em relação ao ano anterior. Destes, 3,1 milhões – ou cerca de 80% do total de Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas (CNPJs) – optaram por serem microempreendedores individuais (MEI). Quais as vantagens de ser MEI? Direito de emitir notas fiscais para seus clientes, evitando a perda de negócios, pois, além de dever do empresário, a emissão do documento é direito do consumidor; Tributação reduzida, com pagamento mensal do documento de arrecadação (DAS-MEI); Acesso a benefícios previdenciários, como o auxílio-doença, em caso de incapacidade de trabalhar por problemas de saúde, entre outros. Mais adiante falaremos mais sobre os benefícios. Mas vale lembrar que, para desfrutar de tudo isso, o primeiro passo é ter um CNPJ ativo, ou seja, registrar a empresa. O registro no portal do governo é de graça. O único custo para se manter como MEI é o recolhimento mensal do imposto, desde que o empreendedor não ultrapasse o teto de receitas anual de R$ 81 mil – o que provoca a cobrança de multas por excesso de faturamento. Fique atento: inscrição como MEI não tem custo! Muitas pessoas, quando vão procurar o endereço virtual para abrirem sua empresa como microempreendedores, acabam clicando em links de sites que cobram para fazer o registro, em troca de assessoria técnica para o empreendedor. Além de oferecer conteúdo sobre empreendedorismo e o universo empresarial, tais páginas trazem orientações – às vezes personalizadas – para abrir, alterar ou cancelar o CNPJ MEI, bem como dicas para a declaração anual. Porém, se você não quer contratar esses serviços adicionais, tenha a certeza de estar entrando no verdadeiro Portal do Empreendedor. Nunca imprima boleto nem faça Pix se não tiver certeza de que aceita comprar tais serviços. A inscrição como MEI no governo é de graça! Passo a passo – como Abrir um MEI Grátis em 2024 É necessário realizar login no ambiente gov.br (que centraliza o acesso do cidadão a diversos serviços sociais e outros portais do governo). Se o empreendedor não tem esse cadastro prévio, deve fazê-lo em https://sso.acesso.gov.br. Após o acesso ao ambiente gov.br, o empresário precisará criar seu MEI no Portal do Empreendedor. Acesse e siga as instruções fornecendo as informações solicitadas. Como já dissemos, a formalização é gratuita! Acabou? Não se esqueça do pagamento mensal das contribuições. Uma dica: embora a declaração de receitas seja anual (analogamente à das pessoas físicas, que todos os anos declaram o Imposto de Renda conforme a sua faixa de renda), não deixe acumular vários meses de contribuições para só resolver as pendências na época de sua declaração como MEI (já que os débitos impedem o envio da declaração). Além de o montante ficar alto, há correção do montante com a cobrança de juros mensais! Quanto pagar para se manter como MEI em 2024? Conforme o ramo de atividade, a contribuição mensal do MEI varia entre de R$ 70,6 a R$ 76,6 a depender do ramo de atividade e Mei caminhoneiro pagará mensalmente entre R$ 169,44 a R$ 175,44. Veja neste vídeo como abrir o MEI (CNPJ), publicado no canal Sebrae Talks Que atividades o MEI pode desenvolver? Ser microempreendedor não significa estar restrito em sua atuação profissional. A lista de atividades cadastradas já cresceu bastante desde que foi criada. Confira as aqui. Ainda ficou com dúvidas? O Sebrae ensina tudo que você, empreendedor ou aspirante, precisa saber sobre o MEI. Quer continuar sua jornada para se tornar MEI? Acesse agora um curso preparado pelo Sebrae e inicie sua trajetória empreendedora hoje mesmo!
Neste artigo, vamos explicar a você a importância de montar um plano de negócios para empreender com segurança. Além disso, te ajudaremos a entender o passo a passo de como estruturar o seu plano de maneira simples! Para facilitar as coisas, primeiro, tenha em mente que empreender é como viajar. Afinal, para alcançar o sucesso nas duas atividades, tão importante quanto saber o destino é conhecer bem o caminho. Se você já fez uma viagem em família ou entre amigos, sabe que ela fica muito mais tranquila quando é planejada. Assim, você consegue pagar barato, escolher o trajeto mais rápido, conseguir vantagens com empresas e muito mais. No empreendedorismo acontece o mesmo! Quando você planeja suas ações, a chance de caminhar com tranquilidade aumenta e os resultados aparecem de maneira natural. Para que isso seja possível, é essencial que você tenha um plano de negócios. O que é um plano de negócio? O plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e serve para organizar a gestão e o planejamento de sua empresa, diminuindo os riscos e as incertezas. Além de indicar a sua ideia principal, ele mapeia quais são os seus objetivos e os caminhos que você precisa percorrer para alcançá-los. A partir dele, você compreende melhor o seu mercado, a viabilidade do seu negócio, as melhores estratégias de Marketing, etc. Ele deve abranger todos os pontos necessários para lhe mostrar as forças e as oportunidades de sua ideia. A elaboração de um plano de negócio faz parte do processo empreendedor. Veja o vídeo a seguir e entenda sobre esse importante passo: O plano de negócio é só para quem está começando? Muita gente se engana ao pensar que um plano de negócios é elaborado apenas para negócios em fases iniciais. A sua aplicação vai além da abertura de uma nova empresa, podendo ser ajustado, por exemplo, para a abertura de novas unidades ou filiais. É importante reconhecer que este documento serve para delinear a estratégia de atuação para o presente e para o futuro. Ele é um verdadeiro guia para a gestão e deve ser revisado e revisitado sempre que preciso. Antes de partir para a prática Alguns empreendedores, na ansiedade de construir o seu plano de negócio, se esquecem de lições básicas. Para não cair nesse erro, antes de começar a montar o seu plano, lembre-se: Informação é um dos maiores ativos dos tempos atuais. Faça da pesquisa e dos estudos uma rotina; Vivemos em mundo onde as mudanças são constantes. Por isso, o plano de negócios deve ser adaptável e flexível. Só assim você acompanhará em tempo as mudanças do mercado; Crie para o próximo. Lembre-se que, como um guia, o plano deve servir para conduzir outras pessoas também. Por isso, quanto mais organizado ele for e mais clara forem as ideias, melhor. Algo que seja óbvio para você pode não ser para um futuro colaborador, por isso, mantenha as informações completas para ser mais assertivo.
Importância do enquadramento tributário Todo negócio necessita realizar diversos processos para seguir funcionando de maneira segura e eficiente. E a definição estratégica do seu enquadramento tributário é essencial para que isso seja possível. Assim, saber escolher corretamente o regime ideal para a sua empresa deve ser prioridade. Afinal, a saúde financeira do seu negócio depende dos passos certos que você dá em áreas importantes da sua empresa. E, para ajudar você nesse caminho, o Sebrae traz, neste artigo, uma explicação detalhada sobre os tipos de regimes tributários que existem no Brasil e ajuda você a definir qual se enquadra melhor no seu empreendimento. Vamos lá? Definir de forma assertiva e bem pensada estrategicamente o enquadramento tributário da empresa pode ser essencial para o sucesso de qualquer negócio, principalmente se tratando das pequenas e microempresas. Afinal, essa escolha pode levar à economia com diversos gastos relacionados a tributos. Caso contrário, o empreendimento pode ser prejudicado no longo prazo e terminar por gerar prejuízos inevitáveis por conta dos impostos. E isso é o que todo empreendedor deseja evitar, não é mesmo? Portanto, realizar um bom planejamento tributário é fundamental para saber qual é o regime de tributação que melhor se encaixa no perfil da sua empresa. Assim, essa escolha deve ser feita com muita clareza, para que o enquadramento definido ajude a manter a boa saúde financeira do seu negócio. Com isso em mente vamos, agora, conhecer mais sobre os três tipos de regimes de tributos para que você saiba qual enquadramento tributário é o melhor para o seu empreendimento.
Você que trabalha de forma autônoma ou se enquadra nos demais requisitos da categoria MEI (Microempreendedor Individual) já passou por alguma situação em que precisava de dinheiro e não sabia a quem recorrer? Se pedir empréstimo estava fora de cogitação devido às burocracias, o Sebrae te ajuda a compreender as melhores linhas de crédito que você pode contratar. Profissionais individuais, que não são donos propriamente de uma empresa, mas possuem CNPJ, têm possibilidades bem satisfatórias de conseguir uma linha de crédito. Confira a seguir! Pré-requisitos Uma das premissas para a contratação de um empréstimo bancário é o comprovante de renda. Mesmo que você não trabalhe com o sistema de carteira assinada, não se preocupe, pois a comprovação pode ser realizada tranquilamente a partir do extrato da conta bancária. O restante da documentação exigida inclui CPF, RG, comprovante de residência e o número do CNPJ, que é fornecido pelo Portal do Microempreendedor. Pesquise, se informe, avalie Antes da contratação de um empréstimo, é importante estar em dia com a taxa de Declaração de Arrecadação Simplificada (DAS) e buscar conhecer qual proposta o banco tem a oferecer. Saber o prazo para a liberação do dinheiro, a taxa de juros, o número de parcelas para pagamento e os critérios de aprovação também é fundamental antes de fechar um acordo. Supondo que você tenha duas semanas para pagar uma conta e que o prazo de aprovação de cadastro seja em torno de um mês, será de fato vantajoso fechar com essa instituição bancária? Todos os pontos devem ser bem analisados para evitar surpresas desagradáveis no decorrer do período de quitação da dívida. Tenha um planejamento financeiro Pense na dívida a longo prazo e se organize financeiramente para não comprometer sua renda de forma significativa, com um controle de gastos preciso e um canal de renda estável durante o período de contratação do empréstimo. Assim você se organiza para que o seu benefício não se transforme em mais uma dívida cumulativa. Linha de crédito da Caixa Você sabia que a Caixa Econômica Federal oferece uma linha de crédito especial para microempreendedores individuais, sejam eles Pessoas Físicas ou MEI? É preciso comprovar, no mínimo, 12 meses de trabalho para poder dar seguimento à solicitação. O dinheiro pode ser utilizado na manutenção da sua empresa, pagamento de contas e fornecedores, aquisição de insumos ou áreas correlatas. Como contratar? A solicitação pode ser realizada por meio do aplicativo do Caixa Tem, disponível nas plataformas Android ou iOs, ou em uma das agências da Caixa. Quais valores são oferecidos? Se você é MEI, a linha de crédito disponível para a sua categoria é de R$ 1,5 mil a R$ 3 mil. No caso de ser empreendedor Pessoa Física, a linha de crédito varia de R$ 300 a mil reais. A taxa de juros não é alta e o valor do empréstimo pode ser dividido em mais de 12 vezes. Programa do Governo Federal para MEI O Governo Federal possui o chamado Programa de Simplificação do Acesso a Produtos e Serviços Financeiros para os Pequenos Negócios (CRED+), que viabiliza algumas soluções estratégicas para a administração do seu negócio. Dentre as soluções ofertadas, estão disponíveis opções de crédito, cartões empresariais, seguros e investimentos. O primeiro passo para ter acesso a todas essas informações é criar uma conta no Gov.Br. Na sequência, por meio do Portal do Microempreendedor, você pode requerer acesso a produtos e serviços financeiros, depois de informar o que precisa para seu negócio. O CRED+ é gratuito e te conecta com os melhores bancos do país, sendo até mais de um por vez. O acesso é facilitado por meio do computador ou do seu aparelho celular. Tem alguma dúvida complementar sobre este tema? Leia o artigo completo do Sebrae sobre o acesso de MEI a serviços financeiros ou sobre crédito assistido. E não deixe de conferir o site do Sebrae, o maior parceiro do micro e pequeno empreendedor.
Quem decidiu expandir seus negócios para plataformas do tipo marketplace deve se ligar na precificação, ou seja, na definição do valor cobrado pelos produtos e serviços oferecidos. Cada um dos gigantes brasileiros do setor possui suas próprias regras, o que influencia a margem de lucro do empreendedor que busca a parceria. Saber qual preço cobrar é sinônimo de vender bem. Por isso, o Sebrae criou uma planilha pra ajudar o empreendedor a chegar no valor ideal para se manter na vitrine de uma grande loja virtual. A Calculadora de Marketplace ajuda a definir montantes justos, mantendo o equilíbrio para se negociar on-line com rapidez, visibilidade e, claro, mais retorno para o negócio. Quais são os custos para entrar (e ficar) no marketplace? O marketplace representa uma forma viável de alavancar seus negócios utilizando o serviço de grandes marcas com custos reduzidos. Mas eles existem, não é mesmo? Os principais são: Taxas sobre as vendas: é um percentual ou comissão sobre o faturamento com a venda de cada produto, que vai de 5,99% a 30%, dependendo do marketplace. Frete: quando o envio é feito pela operação do próprio marketplace, é cobrado um fixo que varia de acordo com a categoria e as características do produto, bem como com o relacionamento do vendedor com a plataforma. Além disso, é preciso estar em dia com a documentação que costuma ser exigida, principalmente pelas grandes redes de varejo, antes da autorização para vender no espaço virtual. Ex.: Inscrição na Receita Federal como pessoa jurídica (CNPJ); Certidões negativas de débitos tributários, trabalhistas e previdenciários; Contrato social atualizado; Aquisição de sistema para emissão de nota fiscal; Contrato assinado com a empresa de marketplace. É possível calcular os números ideais para operar em marketplace? A resposta é “sim”! E, para facilitar a sua vida, você pode baixar a planilha de precificação para marketplaces, que também pode ser chamada de calculadora de marketplace. Desenvolvida pelo Sebrae, ela é uma ferramenta de apoio na construção da estratégia de preços para a venda on-line de seus produtos/serviços. Quais são os requisitos para usar a calculadora de marketplace? Ao usar a calculadora de marketplace, é importante verificar: Os produtos que irá comercializar; A taxa da categoria dos produtos; Quanto pagará de frete; Qual a margem de contribuição desejada; Caso já venda em marketplaces, a quantidade de produtos vendidos para analisar e construir a melhor estratégica de margem x giro; Os preços praticados pelos concorrentes. Ah, vale lembrar que, com a Calculadora de Marketplace, você também poderá estimar o impacto dos descontos praticados. A planilha está em formato xlsx (planilha editável), bem simples de usar. E então, que tal descobrir agora mesmo se você está cobrando preços adequados pelos seus produtos? Onde eu encontro a calculadora de marketplace? Você está a um clique de ter a sua! Baixe AQUI a calculadora de marketplace do Sebrae e seja um craque na precificação! Quer mais informações sobre marketing em seu empreendimento? Participe do nosso grupo do Telegram. Telegram Sebrae Marketing Digital Conteúdos exclusivos sobre o mercado digital. Conecte-se com ideias e dicas de sucesso para o seu negócio.
Como fazer a declaração e ficar regular Todos os Microempreendedores Individuais (MEIs) são obrigados a declararem o Imposto de Renda como pessoa física e a entregarem a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), que também é reconhecida como uma obrigação e responsabilidade deste empresário. As principais informações a serem apresentadas são as receitas obtidas durante o ano, segundo os diferentes tipos de atividades, como comércio, indústria e prestação de serviços. O mais legal é que esse tipo de declaração é simplificada e torna todo o processo menos burocrático. Você não precisa sair de casa já que o procedimento é feito pela internet. Mas antes de aprender como fazer a declaração, você deve saber que existem algumas características próprias para as empresas MEIs e que precisam ser cumpridas. Conforme o portal de empresas e negócios do Governo Federal, para se tornar MEI, você deve obrigatoriamente: Você só pode no máximo contratar um funcionário; Você não pode ser sócio, titular ou administrador de outra empresa; Você não pode ter ou abrir posteriormente uma filial; O seu faturamento anual deve ser de no máximo R$ 81 mil ou proporcional ao mês de abertura. O Governo Federal explica ainda que deve ser levado em consideração o faturamento de R$ 6.750,00 ao mês. E o valor proporcional deve ser seguido criteriosamente, por exemplo, se você formalizou a sua empresa em maio de 2022, o seu limite de faturamento até o final do ano a ser declarado é de R$ 54 mil. Se você ficou interessado também em saber detalhes sobre os benefícios de ser MEI, neste link o Sebrae tem um vídeo completo para lhe orientar. Agora que você já sabe qual o valor limite para a declaração como MEI e como calcular o valor proporcional caso tenha aberto o seu negócio recentemente, veja abaixo o passo a passo para entregar a Declaração Anual do Simples Nacional. De maneira geral, o MEI deve informar o faturamento anual bruto de sua empresa, incluindo todas as vendas ou prestações de serviços realizadas durante todo o ano, e informar se realizou a contratação de funcionário (no máximo até um). A DASN-SIMEI é realizada de maneira rápida e fácil no Portal do Empreendedor, assim como os demais procedimentos que estão disponíveis para o Microempreendedor Individual. No site é possível fazer a inscrição, impressão de boletos, alteração e baixa. Mas você deve ficar atento ao prazo para a declaração. O período para ser transmitida é entre 02 de janeiro e 31 de maio do ano subsequente. Ao realizar nesse período, a Declaração Anual do Microempreendedor Individual é transmitida e não é gerado nenhum tipo de multa.
Ofertamos capacitações, consultorias e ações de acesso ao mercado com o objetivo de impulsionar sua produtividade e garantir que seu crescimento seja não apenas notável, mas verdadeiramente sustentável. Faça parte de um grupo que transforma desafios em oportunidades e eleve seu negócio para novos patamares. Junte-se a nós e conquiste o futuro que sua empresa merece! Editais abertos Energias Renováveis inscrições 21/1 a 17/2 Capacitação de Fornecedores inscrições 21/1 a 23/2 ALI Produtividade inscrições 21/1 a 28/2 Proglobal inscrições 21/1 a 23/2 Conexão 3° setor inscrições 27/1 a 24/2 Plástico inscrições 28/1 a 28/2 ESG inscrições 1/2 a 1/3 Gráfico inscrições 1/2 a 28/2 Moveleiro inscrições 1/2 a 1/3 Inova Beleza Profissionais (MEI) inscrições 3/2 a 21/2 Construção Civil inscrições 4/2 a 20/3 Petróleo e Gás inscrições 10/2 a 10/3 Panificação e confeitaria inscrições 10/2 a 14/3 Inscrições encerradas:
Custo Fixo e Variável O Controle de custos permite o monitoramento do dinheiro gasto pela empresa, identificando se os recursos estão sendo aplicados de forma eficiente ou sem retorno significativo. Através do controle de custo que o empreendedor consegue enxergar de forma mais clara se o orçamento da empresa e os valores cobrados por seus serviços são compatíveis com a realidade do mercado e da empresa. Na apuração de resultados da empresa podemos estabelecer dois tipos de custos: Custos Fixos e Custos Variáveis.
Uma boa gestão de tempo pode fazer toda a diferença no dia a dia de um empreendedor e também pode ser uma das chaves para o sucesso a médio e longo prazo. Neste artigo, baseado no podcast Uber Avança, o Sebrae traz dicas de gerenciamento de tempo que podem ajudar a a obter melhores resultados no seu negócio. Ao falarmos de tempo, temos uma certeza: ele é imutável e igual para todos. É impossível esticar os minutos, encolher as horas ou acrescentar mais um dia na semana. Assim, mesmo se não o utilizarmos adequadamente, ele nunca mais voltará. Importante também destacar que não é possível fazer uma gestão do tempo, em si. O que é possível é gerenciar o nosso comportamento frente à forma por meio da qual lidamos com o tempo, no intuito de utilizá-lo de maneira mais eficiente e proveitosa. E compreender que isso irá fazer toda a diferença em nossa vida e em nosso trabalho. Quando se tem prioridades, metas e planos bem definidos, é possível organizar as atividades e encontrar tempo para tudo. Assim, a gestão do tempo vai além de métodos, relógio e velocidade; ela está mais voltada à visão que se tem do mundo, de planos e de desejos. Por esse motivo, cada pessoa tem uma rotina própria, bem como prioridades e sonhos diferentes. Então, analise sua vida, seus objetivos, suas metas, suas prioridades e sua rotina e verifique qual é a média de tempo demandada por cada atividade do seu dia a dia. Se organize com base nesses dados, não se esquecendo de reservar momentos para o lazer, o descanso, a saúde e a família. Tudo que for imprescindível para você deve estar dentro do gerenciamento de seu tempo. Quando administramos bem o tempo gasto com o trabalho, consequentemente beneficiamos todas as outras áreas da nossa vida. Confira algumas dicas a seguir: Defina as suas metas e seus objetivos e depois estabeleça as ações necessárias para alcançá-los. Não existe uma única maneira de organizar o seu tempo. Você só precisa encontrar aquela que melhor se adapta ao seu dia a dia. Importante: não confie na memória. Tenha tudo sempre anotado. Você pode escolher um método simples, como uma agenda ou um bloco de anotações, ou opções que envolvam as tecnologias, como o celular, a agenda de e-mail, os sites e os aplicativos. Classifique a prioridade das ações em função dos resultados que você quer e precisa alcançar. Ou seja, o que é mais importante para que você consiga atingir as suas metas? Planeje o que, onde e quando fazer, bem como quem poderá ajudá-lo, quanto tempo levará e quanto custará. Muitas vezes, quebrar as ações maiores em atividades menores é recomendável, pois isso leva à realização da atividade maior com mais eficiência. Dessa forma, cada etapa pode ser comemorada, para se sentir mais motivado para seguir em frente. No caso das tarefas diárias, você pode fazer uma lista mensal, uma semanal e uma diária com as tarefas importantes, colocando-as em ordem de prioridades. Outro ponto importante a ser destacado são os chamados drenos ou ladrões de tempo. Comportamentos que desviam a atenção ocasionam na perda de minutos ou horas preciosas. Confira: Perfeccionismo: o foco sempre deve estar na excelência dos produtos ou serviços prestados, mas o excesso de zelo e o perfeccionismo podem prejudicar a produtividade, ao se gastar muito tempo com uma atividade específica, em busca de uma suposta perfeição. Dificuldade de filtrar as distrações: conferir as redes sociais a cada cinco ou dez minutos parece não interferir, mas é um grande ladrão de tempo. Por isso, evite essa prática. Reserve momentos para navegar nas redes, se atualizar sobre as notícias e até para bater papo com os amigos, mantendo sua atenção no trabalho durante o período que foi a ele destinado. Não definir prioridades: quando tudo é urgente, nada é urgente. Assim, fazer várias tarefas ao mesmo tempo pode parecer produtivo, mas atrapalha o foco e organização do tempo. Portanto, realizar tarefas por completo, seguindo uma ordem de prioridade podem aumentar a produtividade. Procrastinação: é uma grande inimiga da produtividade. Se trata de um dreno usado para delongar tarefas. Por exemplo, se você tem o prazo de um dia para executar algo, vai buscar fazê-lo em um dia. Se o prazo for de dois dias, a tendência é deixar para fazer no final do segundo dia. Outro exemplo ocorre quando se tem uma tarefa realmente significativa para desempenhar, mas pequenas coisas, menos importantes naquele momento, são colocadas na frente, como lavar a louça, checar as redes sociais. O importante é ter foco e seguir o seu gerenciamento de tempo, de acordo com as prioridades, buscando fugir das distrações. Transforme tudo em hábito: com disciplina, comprometimento e organização, é possível transformar todo o seu planejamento em hábitos. Dessa forma, se internaliza a mentalidade produtiva. É um processo gradativo, mas que é viável e que pode trazer resultados efetivos para sua vida e para os seus negócios. Reforçando: não esqueça dos momentos de descanso e lazer. O equilíbrio entre vida pessoal e profissional é essencial para o sucesso. Com organização e planejamento, é possível ser um empreendedor com ótimos resultados e ter tempo de qualidade para você. Acesse aqui cinco dicas sobre como melhorar o gerenciamento do tempo. Coloque em prática esses conhecimentos e torne seus dias mais produtivos.
“Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre!”. Essa frase é do autor brasileiro Rubem Alves. Ou seja, somente se colocando como protagonista, enfrentando as situações diárias é que amadurecemos, pois as grandes transformações acontecem quando passamos pelo “fogo”. Em mais um artigo baseado no podcast Uber Avança, uma parceria da Uber com Sebrae, vamos falar sobre como fortalecer comportamentos empreendedores. Em um mundo conectado, em que as mudanças acontecem com uma velocidade cada vez maior, somos desafiados a nos reinventar a todo tempo, alterar hábitos e desenvolver novas competências, posturas e comportamentos profissionais. Aquele que adota uma atitude arrojada e inovadora frente a esses desafios, ganha destaque. Se, por um lado, encontramos profissionais extremamente capazes que preferem se acomodar, em vez de se reinventarem ou aprenderem a reagir de maneiras diferentes quando as dificuldades lhes são impostas, existem aqueles que agem corajosamente, vão lá e fazem acontecer. Nesse contexto, quais são as competências necessárias para você se transformar e se tornar um empreendedor? É importante ter em mente que empreender vai além de gerenciar seu negócio e pagar contas. Para empreender é necessário praticar comportamentos empreendedores, que exigem ação. Não basta a intenção. Empreendedor é aquele que realiza, vai lá e faz. Vamos falar de dez características empreendedoras que são representadas por vários desses comportamentos. De onde tiramos a lista? De um estudo profundo feito com empreendedores de sucesso que identificou o que eles tinham em comum. 1. Busca de Oportunidades e Iniciativa Aposte na iniciativa, faça antes que todos façam. Para isso, algumas perguntas devem sempre ser feitas: Do que a sua comunidade precisa e ainda não tem? De quais produtos ou serviços os consumidores estão precisando em sua região que ainda não existem? O que você pode fazer de diferente dos demais? Oportunidades estão aí para todos e o empreendedor que chega antes e tem iniciativa e uma visão mais sistêmica pode melhor aproveitá-las. Procure sempre se diferenciar e inovar. 2. Correr Riscos Calculados Apesar de ser algo necessário para quem deseja abrir um empreendimento ou busca ampliar seu negócio, é essencial avaliar bem as alternativas, calcular aspectos financeiros e analisar se deve ou não usar suas reservas antes de investir em um negócio ou em uma oportunidade. Então, é preciso definir e escolher com os pés no chão. Para correr riscos calculados, é necessário buscar informações. Analise aonde você deseja chegar, calcule os riscos para atingir esse objetivo e siga em frente. 3. Exigência de Qualidade e Eficiência Esta característica significa fazer sempre melhor, da forma mais rápida e econômica possível. Isso é eficiência para seu cliente. É você ser exigente com você mesmo para fazer um produto ou prestar um serviço que supere as expectativas, com entrega pontual, conforme prometido aos consumidores. Com a alta concorrência, atualmente o bom não é mais suficiente. Para se destacar é preciso ser ótimo. Porém, é preciso ter cuidado com o excesso de exigência quanto à qualidade. Isso é o chamado lado obscuro do comportamento, a prática em excesso. Portanto, busque trabalhar com nível mais elevado que a média praticada no mercado, para garantir seu diferencial e inovar bastante. 4. Persistência Ser persistente é superar obstáculos e fazer sacrifícios pessoais para alcançar seus objetivos. É importante não colocar o foco no problema e sim na solução. Mas, atenção: persistir sem foco é apenas teimosia. Faça dez vezes, se for necessário, mas sempre sabendo onde você quer chegar. A persistência é uma característica forte na vida dos empreendedores que perseveram todos os dias e não desistem quando encontram obstáculos. 5. Comprometimento Comprometimento é cumprir o que prometeu. Ser comprometido é assumir a responsabilidade de atender às necessidades do mercado, ter compromisso com seus clientes. Muitas vezes é melhor ter um cliente satisfeito e fiel, do que querer ganhar todo o dinheiro de uma só vez no negócio, agindo sem compromisso. 6. Busca de Informações Buscar informações com especialistas para entender melhor o mercado ou solucionar dúvidas e conhecer melhor os clientes, concorrentes e fornecedores é o caminho para encontrar oportunidades de negócios, elaborar planejamentos eficientes e ter uma base para tomar decisões em momentos de incertezas. 7. Estabelecimento de Metas Uma das mais importantes características do empreendedor de sucesso. Ao se definirem metas, é possível determinar exatamente onde se quer chegar e o que se precisa fazer para chegar no ponto desejado. Porém, é essencial estabelecer metas reais e possíveis, de curto, de médio ou de longo prazo. Resultados muito ousados, a ponto de serem quase inalcançáveis, atrapalham mais do que ajudam, por trazerem a sensação de fracasso. Por isso, o alvo precisa trazer brilho a seus olhos, te desafiar, ser alcançável e relevante para você. 8. Planejamento e Monitoramento Sistemáticos Ao traçar metas, é possível identificar aonde se quer chegar. Depois, é preciso descobrir qual o caminho a ser trilhado e como chegar até ele. É o que chamamos de planejamento. Ele deve conter os objetivos, o prazo, as etapas, o orçamento, as formas de se arrecadarem os recursos necessários e todas as informações que irão ajudá-lo a ser bem-sucedido. O monitoramento do plano avalia se os seus estágios estão sendo cumpridos e se o caixa está organizado. Com um acompanhamento constante é possível identificar riscos, erros e gargalos com antecedência, a tempo de corrigi-los e acertar o rumo. Pare e planeje antes, anote e acompanhe o seu dia a dia, para o sucesso de seu trabalho. 9. Persuasão e Rede de Contatos Ter uma rede de contatos é um dos maiores ativos para gerar oportunidades. Ao negociar com fornecedores, parceiros e clientes, aquele que tem maior poder de persuasão consegue obter vantagens que podem fazer toda a diferença. Com o tempo, sua rede de contatos se amplia se você passa a se relacionar bem com os parceiros do seu negócio. É importante conversar e se manter próximo de outros empresários, divulgar e oferecer parcerias, pois isso pode consolidar sua rede e abrir novas oportunidades. 10. Independência e Autoconfiança Aquele que atua com independência expande sua visão e se abre para novas oportunidades. Quem atua com autoconfiança, por sua vez, tem mais segurança na hora de tomar decisões e de correr riscos. Por isso, é primordial aprender a confiar em seu potencial e acreditar na sua própria capacidade de enfrentar desafios. Conheça o Empretec As características do comportamento empreendedor citadas nesse artigo você poderá conhecê-las, detalhadamente, no Empretec, o principal programa de formação de empreendedores no mundo. Se trata de um seminário intensivo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), e promovido em 40 países. No Brasil, o seminário é exclusivo do Sebrae. Durante uma semana, o participante do seminário aprende mais do que técnicas de empreender. Ele descobre seu perfil empreendedor, suas habilidades, desenvolve suas capacidades e passa por uma imersão de 6 dias com desafios para despertar sua identidade empreendedora. Para participar, o candidato deve passar por uma entrevista de seleção. Saiba mais sobre o Empretec.
Empreender também envolve correr riscos, por isso é fundamental, antes de abrir um negócio, estar atento aos setores mais rentáveis. Existem diversos negócios lucrativos por aí. E, para te ajudar a encontrar o ramo ideal para investir, separamos dez ideias de empreendimentos com renda acima de R$ 4 mil. Confira a seguir. Montador de móveis O serviço de montagem de mobiliário é um negócio que possui demanda em diversos locais. Eles podem ser contratados por meio de proprietários de residências ou estabelecimentos comerciais, ou de seus representantes. Para prestar esse serviço, é preciso investir em ferramentas específicas. Renda média: R$ 6 mil. Acesse o PDF dessa ideia Designer de sobrancelhas O ramo da beleza apresenta-se crescente no Brasil. Nesse negócio, os profissionais cumprem a função de desenhar as sobrancelhas de seus clientes de forma a harmonizá-las perfeitamente ao formato do rosto. Renda média: R$ 5 mil. Acesse o PDF dessa ideia Locutor Utilizar a voz como uma forma de empreender é possível. Basta utilizá-la para interpretar e anunciar falas em diferentes veículos de mídia, como redes sociais, podcasts e anúncios publicitários. Renda média: R$ 6 mil. Acesse o PDF dessa ideia Passeador de cães Este profissional oferece passeios regulares que promovem o bem-estar dos cães, atendendo à demanda crescente de tutores com rotinas agitadas. A atividade requer responsabilidade, empatia com os pets e conhecimentos básicos sobre comportamento animal. Com baixo investimento inicial, é possível conquistar clientes fiéis e crescer no mercado pet. Renda média: R$ 4 mil. Acesse o PDF dessa ideia Designer gráfico Este profissional está habilitado para desenvolver projetos gráficos de comunicação visual, como panfletos, cartões de visita, artes para redes sociais e outros produtos. Renda média: R$ 7 mil. Acesse o PDF dessa ideia Agente funerário Diariamente, muitas pessoas vão a óbito, e cabe a este profissional remover e preparar os corpos, organizar urnas, ornamentar salas de velório, conduzir o sepultamento e acompanhar os registros de atestados de óbito e demais documentos necessários. Renda média: R$ 10 mil. Acesse o PDF dessa ideia Guardador de móveis Muita gente viaja por um tempo estipulado e não sabe exatamente o que fazer com os seus móveis. É aí que surge o guardador de móveis. Nesse ramo de negócio, o cliente paga uma taxa para que seus pertences fiquem armazenados em um local seguro, por um período determinado. Isso promove praticidade e segurança para quem busca esse serviço. Renda média: R$ 5 mil. Acesse o PDF dessa ideia Churrasqueiro O churrasqueiro independente transforma paixão em profissão, cuidando de cada detalhe do churrasco, do preparo das carnes à apresentação. No Brasil, onde o churrasco é tradição e celebração, essa profissão tem alta demanda e oferece excelente potencial de crescimento, flexibilidade e rentabilidade. Renda média: R$ 5 mil. Acesse o PDF dessa ideia Antenista Esse profissional presta serviço de manutenção em antenas, decodificadores e aparelhos eletrônicos. Configurações ou instalações desses aparelhos de som ou TV também estão entre as atividades mais comuns. Renda média: R$ 5 mil. Acesse o PDF dessa ideia Comerciante de cosméticos e artigos de perfumaria Um comerciante de cosméticos e artigos de perfumaria trabalha vendendo itens direcionados ao bem-estar e à higiene pessoal, como perfumes, colônias e desodorantes. Renda média: R$ 4 mil. Acesse o PDF dessa ideia Clique e conheça mais de 100 ideias de negócios para o MEI
O crescimento do delivery no Brasil tem transformado o consumo, oferecendo mais conveniência para os clientes e abrindo novas oportunidades para o setor de alimentação. Os consumidores têm direcionado cada vez mais suas compras para pedidos por delivery. Estabelecimentos que ainda não trabalham com esse modelo vão precisar se adaptar para acompanhar a tendência, enquanto os que já utilizam o delivery podem intensificar seus esforços para alcançar melhores resultados. É provável que esse modelo de venda continue em alta, especialmente no setor de alimentação, devido à sua praticidade para o consumidor. Por isso, a Galunion, com o apoio da Abrasel e do Sebrae, fez uma nova cartilha para auxiliar o empreendedor. A cartilha traz oito etapas sobre ”Como implantar o delivery na era digital”: Estratégia comercial; Olhar para a oferta; Embalagens; Formas de pagamento; Plataformas de aquisição de pedidos; Entrega; Comunicação e Promoção; Pós-implantação. O delivery tem se tornado uma solução essencial para pequenos empreendedores que buscam fortalecer seu negócio. Os serviços de entrega de comida estão em alta, ganhando popularidade e ajudando muitos negócios a se manterem ativos no mercado. As oportunidades para crescer nesse segmento são boas, mas é preciso saber os melhores métodos de atingir a clientela. Aprenda a planejar seu empreendimento e saiba mais em: “Como maximizar o potencial do delivery” “Fortaleça o seu marketing, crie um delivery e ajude a comunidade” “Marketing digital em mídias sociais faz diferença no seu negócio” Leia e baixe a cartilha: Baixe a cartilha e aprenda como implantar um delivery na era digital!
No atual cenário, é mais importante do que nunca saber se posicionar nas redes sociais e utilizá-las de maneira eficaz para atrair clientes. Utilizar a internet, pode ajudar (e muito!) nesses tempos de crise. Já parou para pensar como você se comunica com seus clientes? Raion Almeida, especialista em marketing digital do maior canal de comunicação voltado para restaurantes de Brasília, o Gula Certa, fez uma apresentação com dicas importantes sobre como utilizar as redes sociais a seu favor. Confira o resumo que o Sebrae fez e a apresentação do Raion na íntegra, realizada durante um encontro virtual com o ramo de sorvetes!
Se você tem um estabelecimento no ramo de alimentação, provavelmente aumentou a sua atuação com delivery nos últimos anos. A atuação com delivery depende da tomada de uma série de decisões: vou me especializar em delivery ou atuar como um serviço adicional? Vou me cadastrar em várias plataformas ou tem uma em especial que me oferece mais vantagens? Entretanto, além desses pontos, é necessário pensar no posicionamento do seu negócio nos aplicativos. Eles apresentam uma oferta muito grande de restaurantes, como uma praça de alimentação ampliada. E, desta forma, é fundamental atrair a atenção do consumidor para o seu negócio e o seu diferencial. E como isso pode ser feito? Abaixo, o Sebrae reúne as principais dicas para um bom posicionamento nos aplicativos de delivery, confira: Preparação 1. A maneira como você configura a sua loja virtual é muito importante. Hoje, muitos aplicativos organizam os estabelecimentos em categorias como doces & bolos, saudável, pizza, marmita, entre outros. Defina corretamente qual é a categoria do estabelecimento de acordo com o aplicativo e ilustre com uma foto que represente seus produtos para que os usuários encontrem seu menu mais facilmente. 2. Determine a área de alcance para realizar as entregas do seu restaurante. Normalmente, você pode definir diferentes valores de entrega para esses locais de atendimento. 3. Repense seu cardápio, garantindo que seus produtos sejam adequados para delivery. Nem tudo “viaja bem”, assim, pode-se optar por alguns itens do cardápio irem para o delivery, enquanto outros não. A comida precisa chegar na casa do cliente do mesmo jeito que saiu do restaurante. Para isso, contar com embalagens adequadas também é fundamental. 4. Otimize seu menu on-line com fotos bonitas que chamem a atenção das pessoas! Fotos são sempre importantes, mas é fundamental que sejam próprias do alimento do seu restaurante, jamais pegue fotos da internet. Veja este e-book que o Sebrae/SP e a Cielo fizeram com dicas práticas de como fotografar produtos para vender on-line. Acesse o e-book e descubra como tirar fotos dos seus produtos 5. Veja se seus preços estão compatíveis com o mercado, mas atue de forma racional. É preciso considerar todos os seus custos e fazer uma precificação consciente. 6. Ofereça promoções, pois elas costumam aparecer na primeira página do app ou com algum destaque. Exemplo: “Compre um ganhe outro”, “Desconto na compra”, “Frete grátis”. 7. Coloque a descrição dos produtos de maneira clara e fácil de entender. Além disso, organize seu cardápio por categorias (promoções, pratos especiais, sobremesas), facilitando para o cliente na hora de decisão. Foque nos seus melhores e principais pratos, pois ter muitas opções pode deixar o cliente confuso e dificultar sua escolha. 8. Teste o tempo de preparo e entrega do produto e reduza esse intervalo ao máximo. É importante que esse período seja menor que uma hora. Assim, nesse quesito, você ficará competitivo com as outras opções presentes no aplicativo. Operação 1. Você já tem uma base de clientes? Então, comunique que você está nos aplicativos de entrega! Tanto nas mídias digitais quanto nas impressas, se for o caso. O boca a boca também funciona muito bem. 2. Ao receber pedidos, aceite-os o mais rápido que conseguir. Para isso, treine sua equipe, que precisa estar preparada para dias com muitos pedidos. Lembre-se que atrasos e falhas podem diminuir sua nota nos aplicativos. 3. Evite ao máximo cancelar os pedidos. Então, além da operação, foque no seu estoque! É frustrante para o cliente pedir um prato e depois descobrir que está em falta no restaurante. 4. Garanta que a entrega de fato ocorra dentro do tempo prometido. Assim, você proporciona uma boa experiência e avaliações positivas, fidelizando ainda mais seus clientes. E mais, isso fará com que seus pontos aumentem com o cliente e, consequentemente, com a plataforma. 5. Que tal enviar um mimo ou um bilhete junto com o pedido? Nele, você pode agradecer a preferência e ainda informar o telefone de contato e/ou o endereço de suas redes sociais. Dê ao cliente a oportunidade de que possíveis críticas sejam enviadas diretamente para o seu negócio. 6. Tenha certeza de que está enviando os pedidos corretos para os clientes. Que tal estabelecer uma dupla checagem? Um pedido errado abaixa muito sua nota no aplicativo, e é uma falha mais comum do que deveria. Se errar, tenha um plano de resolutividade ágil e efetivo para a substituição, e surpreenda o cliente com um “algo a mais”, acompanhado de um pedido sincero de desculpas. Agora que você já viu essas dicas, que tal colocá-las em prática? Tenha ainda mais sucesso em seus pedidos e entregas! Escrito por Bianca Pedroso e Mayra Viana, colaboradoras do Sebrae._Fontes: 99 Food, curso iFood e Conquer, epadoca, help.uber.com/restaurants/, deliverect.com, appinventiv.com
No atual cenário, é super importante saber se posicionar nas redes sociais e utilizá-las de maneira eficaz para atrair clientes. Usar a internet pode ajudar (e muito!) a superar desafios e alcançar melhores resultados. Já parou para pensar como você se comunica com seus clientes? Raion Almeida, especialista em marketing digital do maior canal de comunicação voltado para restaurantes de Brasília, o Gula Certa, fez uma apresentação com dicas importantes sobre como utilizar as redes sociais a seu favor. Confira o resumo que o Sebrae fez e a apresentação do Raion na íntegra, realizada durante um encontro virtual com o ramo de sorvetes! Canais de comunicação Existem diversos canais que você pode utilizar para se comunicar com seu cliente. Cabe à empresa entender qual será mais adequado e eficiente para seu tipo de produto e tipo de cliente. As redes sociais, como Instagram e Facebook, são ótimas para divulgar seus produtos ou serviços. Avalie, ainda, a possibilidade de realizar propagandas pagas nas redes sociais, que ajudam a impulsionar seu produto e alcançar mais pessoas por um custo normalmente baixo. Alimentos e bebidas merecem boas fotos, promoções e abordagens que gerem engajamentos. Avalie que tipo de postagem seus seguidores mais gostam! Enquanto as redes sociais são importantes para se relacionar, o WhatsApp é uma ótima ferramenta para ser um contato direto com os clientes e para aceitar pedidos. O delivery é um modo de venda em constante crescimento e as empresas devem avaliar se utilizarão aplicativos de entrega ou se pretendem entregar seus produtos sem terceirizar esse serviço. Lembre-se de garantir ao cliente que o produto será entregue com todo o cuidado com higiene necessário. Além de campanhas nas redes sociais, você pode, ainda, criar uma lista de e-mails dos clientes para divulgações ou fazer ligações. O importante é estar perto do seu cliente e manter um relacionamento com ele, respeitando a preferência de cada um. Entender qual meio de comunicação que seu consumidor prefere é um passo importante para a fidelização. Foque na experiência Hoje em dia o cliente não procura somente um bom prato para jantar, ele quer se sentir especial ao comprar de uma empresa. Pense sempre na experiência que o cliente terá ao comprar seu produto. Por mais que as compras sejam feitas online e por entregas, é possível utilizar a criatividade e surpreender seu consumidor. Pensando na experiência, a empresa deve gerar sentimentos nos clientes, lembranças e emoções, que são pontos chaves para uma boa comunicação. Crie propagandas que irão mexer com o psicológico das pessoas, mostre empatia e como a sua empresa pode melhorar o dia do seu cliente! Marcas humanas Marcas humanas são aquelas que se aproximam das pessoas, com sentimento, emoções, expectativas e empatia. Elas estão em constante conexão com os clientes, assim conseguem entender melhor seu público e entregam seu produto ou serviço de maneira real, honesta e não mecânica. É importante não focar somente na transação do seu produto, e sim em atitudes que aproximam a marcas às pessoas. Trazer histórias reais e de pessoas reais podem ajudar a se aproximar do seu público. Pense sempre na transparência com seu cliente, pois isso traz uma maior confiança para a marca. Os clientes precisam ver que as marcas estão pensando neles, e em como podem ajudá-los. Na apresentação do Raion, ele traz vários exemplos de empresas que estão se posicionando e mostrando que se importam com seus clientes. Inovação Pense na importância da inovação para sua empresa e como você pode inovar para estar na mente dos clientes. Essa inovação pode ser feita em várias áreas da empresa, como por exemplo: Produto; Processo de produção (dependendo de como o produto é feito, é possível diminuir bastante seus custos); Aparência do produto; Atendimento ao cliente. O relacionamento é algo que sua empresa deve sempre trabalhar, tanto com o cliente quanto com impulsionadores da sua marca. Os impulsionadores são aqueles que irão ajudar a divulgar a sua marca, os chamados influenciadores digitais. Fazer parcerias com pessoas que possuem uma grande influência na internet pode ajudar bastante a sua empresa a ficar conhecida junto a um nicho de mercado. Por fim, é importante ressaltar que o marketing deve sempre ser visto como um investimento. Criar conteúdo faz a empresa alcançar mais clientes e aumentar sua rede de relacionamento, o que no atual cenário, é mais necessário do que nunca. Não deixe seu cliente se afastar de você, e ele se lembrará de seu estabelecimento na hora de adquirir aquele alimento ou bebida especial que você oferece. Leia dicas de posicionamento digital no ramo de sorvetes na publicação (em PDF) da Stay Cool Veja também este vídeo “Como atrair clientes usando as redes sociais”: Escrito por Bianca Pedroso e Mayra Viana, do Sebrae Nacional.
O primeiro passo para desenvolver uma boa estratégia de marketing demanda estudo e planejamento. Antes de começar a criar perfis em redes sociais ou investir em anúncios, faça o seu plano de marketing. É a maneira ideal de direcionar suas ações com assertividade e alcançar bons resultados. Mas, o que é um plano de marketing? É um documento com todas as estratégias de marketing, objetivos e indicadores de análise para um período determinado. O plano de marketing pode ser para o setor ou para campanhas específicas, como o Natal. É ele que orienta as ações para o cumprimento dos objetivos de forma eficiente. Além disso, o plano de marketing está relacionado à gestão do negócio e ao planejamento estratégico da empresa. O plano de marketing pode trazer um impacto direto no crescimento da sua empresa. Algumas vantagens de um plano de marketing são: Conectar com os clientes certos, já que permite a análise de dados e pesquisas; Ter mais previsibilidade e trazer mais segurança na tomada de decisão; Economia de tempo e dinheiro, com a otimização dos investimentos; Alinhamento do trabalho em equipe, melhorando a integração e comunicação interna; Mais facilidade de gerenciar as ações, identificando oportunidades e riscos. Podemos dizer que o plano de marketing possui três momentos: Planejamento: quando é feita a análise de macro e microambientes, a definição das personas, a criação da marca e o mix de marketing. Implementação: é a execução do planejamento, a partir dos objetivos, metas e cronograma de ações. Avaliação: é o momento da verificação dos indicadores KPIs do negócio. Na avaliação, os feedbacks dos clientes são analisados com o objetivo de ajustar o plano de marketing. Abaixo, trouxemos cada uma das etapas de definição de um plano de marketing. Confira para adequar ao seu negócio e melhorar seus resultados! Para saber mais, leia o texto a seguir: Como elaborar um plano de marketing E aproveite o curso do Sebrae: Ganhe mercado com o plano de marketing
Quais informações você encontra? O comprovante de situação cadastral no CPNJ é o documento relativo ao registro de toda empresa na Receita Federal. Também conhecido como Cartão CNPJ, ele reúne informações de pessoas jurídicas de interesse das administrações tributárias. Você pode retirar o seu no site do Ministério da Fazenda. Para acessá-lo, basta clicar aqui. Para conseguir o documento, insira o número do seu CNPJ e clique em “Consultar”. Quando realizar a emissão do seu Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral, você terá acesso aos seguintes dados: Número do CNPJ: O número do Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas é a identificação de sua empresa junto à Receita Federal. Ele poderá ser classificado em Matriz ou Filial. Data de abertura: Esta é a data de registro de sua empresa no órgão competente. Nome empresarial: Nome que identifica a sua empresa oficialmente. Título do estabelecimento (nome fantasia): Este é um campo opcional. Ele estabelece o nome pelo qual a empresa/marca é popularmente conhecida. Classificação Nacional de Atividades Econômicas: O famoso CNAE é um código composto por sete dígitos que identifica a atividade econômica do negócio. Existe a atividade principal e pode haver atividades secundárias também. Porte: Indica o tamanho da empresa, baseado em dados financeiros ou de capacidade produtiva. Código e descrição da atividade econômica principal e secundária: Como o nome diz, identifica possíveis atividades secundárias à atividade principal. Lembre-se: a atividade principal é definida pelo CNAE. Código e descrição da natureza jurídica: Você já deve ter ouvido a expressão Microempreendedor Individual (MEI), não é mesmo? Pois bem, ela representa uma forma de natureza jurídica e é a classificação padrão para diversas finalidades. Você encontra qual a natureza jurídica da empresa fazendo essa consulta ao CNPJ. Informações de endereço: No documento, você terá acesso, também, a todos os dados de endereço da empresa. Eles são: logradouro, número, complemento, CEP, bairro/distrito, município e UF (Unidade Federativa ou estado). Informações de contato: Endereço e telefone da empresa. Situação cadastral: É a situação atual do negócio, como ativa, suspensa, baixada, etc. Quando você está com tudo regularizado e funcionando, a situação cadastral é ativa. Data da situação cadastral: É a data referente à última alteração feita em seu CNPJ, caso tenha realizado alguma. Motivo de situação cadastral: Caso a sua empresa não tenha a situação cadastral ativa, aqui estará explicado o porquê. Situação especial: Neste campo, você encontrará informações caso a empresa em questão esteja passando por algum problema. Tais problemas podem ser de natureza jurídica, fiscal, administrativa etc. Por fim, você também terá a data ao lado em caso de situação especial.
ESG é a sigla, em inglês, para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança). De modo geral, o ESG mostra o quanto um negócio está buscando maneiras de minimizar os seus impactos no meio ambiente, de construir um mundo mais justo e responsável e de manter os melhores processos de administração. O termo ESG surgiu pela primeira vez em um relatório de 2004, da Organização das Nações Unidas (ONU), chamado Who Cares Wins (Ganha quem se importa). A sigla ESG une três preocupações que as empresas devem ter: Environmental ou Ambiental Refere-se a práticas e princípios adotados na empresa para a conservação do meio ambiente. Entre as práticas ambientais, podemos citar: Busca por alternativas sustentáveis para a redução do impacto no meio ambiente; Redução na emissão de poluentes; Boas práticas com embalagens, geração, cuidado e descarte de plásticos e outros materiais; Gerenciamento correto do descarte de lixo. Social Diz respeito à relação que a empresa tem com as pessoas do seu entorno. Podemos destacar algumas práticas sociais: Aderência aos direitos trabalhistas; Valorização da saúde e segurança no ambiente de trabalho; Apoio à diversidade e inclusão; Posicionamento da empresa em causas e projetos sociais; Atuação com a comunidade. Governance ou Governança É a forma como a empresa realiza a gestão dos seus processos, com foco na transparência. Abaixo, algumas práticas de governança: Adoção de políticas para o controle dos processos; Comportamento e política institucional relacionados às práticas anticorrupção, lavagem de dinheiro e trabalho escravo, por exemplo; Transparência na política de remuneração dos diretores; Valores, postura moral e ética nos negócios; Valorização da prestação de contas e da responsabilidade corporativa; Veracidade das informações de produtos e processos da empresa.
Não podemos negar que a Black Friday é uma das datas mais atrativas para o comércio brasileiro. Além da chance de firmar o seu negócio no mercado, o empreendedor que sabe vender na Black Friday pode aumentar vendas e conquistar novos clientes que buscam por condições de preços e descontos melhores. Porém, para saber se o seu negócio pode oferecer condições especiais de preço, é preciso saber qual é a margem de contribuição unitária dos seus produtos. Mas, o que é margem de contribuição? Como o nome sugere, é a margem de valor que a venda de um produto ou serviço terá para contribuir na quitação de algum compromisso. Em outras palavras, a margem de contribuição indica o quanto sobrou da venda de uma mercadoria, se essa sobra pode contribuir para que o empreendedor pague os gastos operacionais (aluguel, energia elétrica, salários e outros) do negócio para, então, gerar lucro. Mas, quanto é possível lucrar em cada produto na Black Friday? Para responder, é preciso calcular a margem de contribuição unitária. Saber qual é a margem de contribuição que as vendas proporcionam é fundamental para o planejamento de qualquer negócio. Importante lembrar: um valor positivo para a margem de contribuição não representa necessariamente lucro. Seu objetivo é garantir o valor para pagamento dos custos fixos do negócio e ainda sobrar certa quantia como lucro. Para concluir, faça os cálculos da margem de contribuição das mercadorias que a sua empresa irá oferecer na Black Friday e tenha a segurança de poder oferecer bons preços e aumentar as vendas. Caso precise de mais informações sobre o assunto, não deixe de buscar auxílio no Sebrae mais próximo ou entrar em contato com a nossa central de relacionamento: 0800 570 0800. Continue lendo: Quais são os controles empresariais que a sua empresa precisa ter? Já ouviu falar dos custos invisíveis na formação do preço de venda?
Em um mercado cada vez mais competitivo, conquistar novos clientes é apenas uma parte do desafio. Manter esses consumidores engajados e leais ao seu estabelecimento é o que realmente pode diferenciar um negócio de sucesso. Nesse sentido, ter um programa de fidelidade pode fazer toda a diferença. Esse processo é capaz de reduzir os custos de aquisição de clientes, além de aumentar o valor de cada consumidor gasta na sua empresa ao longo do tempo. Assim, promovendo um ciclo de compras recorrentes e, muitas vezes, gerando indicações. Neste artigo, mostraremos as melhores estratégias de fidelização de clientes, especialmente, em restaurantes. Você verá como pequenas ações podem fazer grandes diferenças na construção de relacionamentos duradouros. Continue lendo! O que é fidelização de clientes? A fidelização de clientes é o processo de criar laços duradouros com o consumidor, fazendo com que ele retorne e continue a escolher sua marca em vez de partir para a concorrência. Ao contrário da aquisição de novos clientes — que exige esforços maiores de marketing e vendas — a fidelização é focada em manter os clientes já conquistados. Desse modo, criando uma relação de confiança e satisfação. Um cliente fiel tende a ter um ciclo de vida mais longo, realizar compras recorrentes e, muitas vezes, se tornar um defensor da marca, recomendando seus produtos ou serviços para amigos e familiares. Quando um cliente chega nesse ponto, a imagem da sua marca é fortalecida. Além disso, os custos com aquisição tendem a cair bastante. Afinal, manter um cliente é mais econômico do que conquistar novos. Investir em fidelização é uma estratégia vital para qualquer negócio que busca um crescimento sustentável. Consumidores fiéis são menos sensíveis a preço, estão mais abertos a experimentar novos produtos e serviços da marca, e geralmente proporcionam feedback valioso para melhorar a experiência geral. O que é um programa de fidelidade? Fidelização de clientes e programas de fidelidade são coisas distintas. No primeiro caso, estamos tratando de uma estratégia mais ampla, que envolve todas as ações e iniciativas de uma empresa para manter seus clientes satisfeitos e leais a longo prazo. Já os programas de fidelidade é uma ferramenta utilizada dentro de uma estratégia de fidelização. Assim, focando especificamente em recompensar os clientes por suas compras ou interações com a marca. Nesse sentido, podemos afirmar que a adoção de técnicas de fidelização vem antes da criação de programas de fidelidade. Por isso, antes de entrar nesse assunto, é importante entender como tornar simples consumidores em clientes fieis do seu estabelecimento. Como funciona a fidelização de clientes em restaurantes? Diferentemente de outros setores, em que a fidelização pode depender exclusivamente de descontos ou recompensas, nos restaurantes ela envolve a qualidade dos produtos oferecidos e a experiência completa que o cliente vivencia durante sua visita. Isso inclui uma série de fatores que devem ser avaliados e implementados nesse tipo de negócio. Abaixo, listaremos quais são esses elementos para construir um bom relacionamento e fidelizar clientes. Qualidade dos pratos O primeiro fator essencial para fidelizar clientes em um restaurante é a qualidade consistente dos pratos. Os consumidores voltam a frequentar um local quando sabem que podem confiar na excelência dos alimentos toda vez que visitam. Um menu bem elaborado, com pratos saborosos e sempre bem preparados, gera confiança e cria a expectativa de uma experiência gastronômica satisfatória a cada retorno. Atendimento de excelência Outro ponto que gera fidelização nos clientes é o atendimento de excelência. Um serviço cordial, rápido e atencioso faz toda a diferença na percepção do cliente sobre o restaurante. Funcionários bem treinados que demonstram interesse e cuidado com as necessidades dos consumidores criam um ambiente acolhedor. Desse modo, fazendo com que os clientes se sintam valorizados, aumentando as chances de retorno. Personalização da experiência A personalização da experiência do cliente também desempenha um papel importante na fidelização. Ao lembrar-se de preferências pessoais, como pratos favoritos ou restrições alimentares, e oferecer uma experiência adaptada a essas necessidades, o restaurante demonstra cuidado individualizado. Isso gera um impacto positivo na satisfação do cliente e o faz sentir-se único, o que fortalece o vínculo com o estabelecimento. Logo, é natural que um cliente que recebeu uma experiência personalizada queira voltar várias vezes para receber novamente esse tratamento. Por fim, a fidelização de clientes em restaurantes depende de um equilíbrio entre oferecer uma excelente experiência gastronômica, um ambiente acolhedor e um atendimento personalizado. Isso cria uma relação duradoura entre o cliente e o restaurante, aumentando as chances de retorno e recomendação. Como criar um programa de fidelidade em um restaurante? Após entender as estratégias para tornar seus clientes fiéis ao seu restaurante, apresentaremos um passo a passo para criar um programa de fidelidade eficiente que, efetivamente, ofereça benefícios aos consumidores e fortaleça ainda os laços deles com sua empresa. Continue lendo para saber mais! Defina o objetivo do programa O primeiro passo para criar um bom programa de fidelidade é determinar seus objetivos principais. Você deve responder as perguntas: quero aumentar o número de visitas dos clientes? desejo incentivar o consumo de produtos específicos? quero premiar aqueles que indicam novos clientes? Definir um objetivo claro permitirá que você crie um programa mais focado e direcionado para os resultados que deseja alcançar. Por exemplo, se o foco é aumentar o número de visitas do cliente, a oferta de programas de benefícios progressivos pode ser interessante. Por outro lado, se o objetivo é incentivar o consumo de um produto específico, o objetivo pode ser focado em oferecer descontos e condições especiais para o consumo. Enfim, cada objetivo terá um tipo de programa de fidelidade específico. Escolha o tipo de programa Após definir o objetivo do programa de fidelidade, você deve escolher o tipo que será aplicado. São várias as opções que podem ser implementadas em um restaurante. Nos tópicos abaixo, descrevemos brevemente sobre as principais. Veja! Programa de pontos Nesse caso, os clientes acumulam pontos a cada vez que fazem uma compra. Por exemplo, a cada R$ 1 gasto, o cliente ganha 1 ponto. Após acumular 100 pontos, ele pode trocá-los por um desconto ou uma refeição gratuita, por exemplo. Esse tipo de programa incentiva os clientes a retornarem e gastar mais para atingir suas metas de pontos. Cartão de fidelidade No caso desse tipo de programa, os clientes recebem um cartão físico ou digital que é carimbado ou registrado a cada visita. Após um determinado número de carimbos (por exemplo, 10), o consumidor ganha uma refeição gratuita ou um desconto significativo. Essa também é uma forma simples de incentivar a frequência em seu restaurante. Níveis de fidelidade Esse programa classifica os clientes em diferentes níveis com base na frequência de visitas ou no valor gasto. Por exemplo, um cliente pode ser classificado como “Prata”, “Ouro” ou “Platina”, cada uma dessas classificações oferece benefícios diferentes, como descontos maiores, acesso a eventos exclusivos ou itens do menu gratuitos. Recompensas de aniversário Outro programa de fidelidade interessante é oferecer uma recompensa especial para clientes em seus aniversários, como um prato gratuito, uma sobremesa ou um desconto. Além de criar laços com o cliente, esse tipo de ação faz com que ele se sinta valorizado e lembrado. Promoção indique um amigo Nesse caso, o foco é incentivar os clientes a indicarem novos consumidores, oferecendo recompensas tanto para quem indica quanto para quem é indicado. Por exemplo, ambos podem ganhar um desconto em sua próxima visita. Essa estratégia é poderosa para aumentar a base de clientes. Mas, também pode ser muito útil para conquistar a lealdade de pessoas que não faziam negócios com sua empresa antes. Eventos exclusivos Por fim, ofereça a clientes fiéis a oportunidade de participar de eventos exclusivos, como degustações, aulas de culinária ou jantares temáticos. Essa abordagem tipo de abordagem pode contribuir em muito com a fidelização desses consumidores. Isso porque, ela fortalece a conexão emocional entre ele e o restaurante. Estabeleça recompensas atrativas As recompensas são o principal motivador para os clientes participarem de um programa de fidelidade. Portanto, além de conhecer os tipos de programas de fidelidade é importante oferecer benefícios que, efetivamente, sejam atraentes para o público. Imagine o tamanho da frustração do consumidor ao saber que, após completar um cartão de fidelidade, por exemplo, ele receberá um brinde simples e insignificante? Isso não pode acontecer! Independentemente do tipo de programa de fidelidade escolhido, a recompensa deve ser satisfatória. Ou seja, o cliente precisa enxergar valor naquilo que receberá. Facilite a participação A adesão ao programa deve ser simples e rápida. Ofereça uma inscrição fácil por meio de um aplicativo, site, ou até mesmo diretamente no ponto de venda. É importante que o cliente consiga acompanhar seu progresso de maneira intuitiva e saiba exatamente quanto falta para obter uma recompensa. Investir em uma plataforma digital para gerenciar o programa de fidelidade pode ajudar a automatizar o processo e melhorar a experiência do cliente. Crie experiências personalizadas A personalização é um diferencial importante para fidelizar clientes. Portanto, use os dados do programa de fidelidade para entender melhor os hábitos de consumo de seus clientes e oferecer promoções direcionadas. Assim, você pode oferecer benefícios como descontos em seus produtos favoritos ou ofertas especiais em datas como aniversários. Quanto mais personalizado for o programa, maior a conexão emocional do cliente com a marca. Incentive a interação digital Um bom programa de fidelidade no setor gastronômico pode ser fortalecido com a integração de canais digitais. Assim, utilize as redes sociais e e-mail marketing para promover o programa, comunicar novas recompensas e manter os clientes informados sobre suas metas. Além disso, ofereça incentivos para check-ins online, avaliações ou compartilhamento nas redes sociais. Assim, é possível fortalecer a sua presença digital enquanto fideliza seus consumidores. Monitore e ajuste o programa Por fim, é importante acompanhar os resultados do programa de fidelidade para garantir que ele está trazendo os benefícios desejados. Sendo assim, sempre monitore o aumento no número de clientes recorrentes, o valor gasto por cliente e o feedback deles sobre as recompensas. Esteja preparado para ajustar o programa conforme necessário, seja aumentando as recompensas ou oferecendo novos incentivos para manter os clientes engajados. Quais são os benefícios de fidelidade para consumidores Os programas de fidelidade oferecem diversos benefícios para os consumidores, tornando-se uma forma eficaz de recompensar a lealdade e melhorar a experiência de compra. Veja como esse tipo de estratégia pode beneficiar os seus clientes. Descontos e recompensas Um dos principais atrativos é a possibilidade de obter descontos e recompensas. Isso incentiva o retorno ao estabelecimento e oferece uma sensação de ganho a cada compra, transformando o simples ato de consumir em uma experiência mais vantajosa. Acesso exclusivo a promoções e eventos especiais Além disso, os programas de fidelidade frequentemente proporcionam acesso exclusivo a promoções e eventos especiais. Clientes fiéis podem ser os primeiros a conhecer novos produtos, participar de vendas antecipadas ou aproveitar descontos exclusivos. Assim, criando um senso de pertencimento e privilégio. Personalização da experiência Outro benefício relevante é a personalização da experiência. Com o acompanhamento das preferências e hábitos de compra, muitas empresas conseguem oferecer recomendações de produtos e serviços que realmente interessam ao cliente. Assim, é possível facilitar o processo de compra e demonstrar que a marca está atenta às necessidades individuais do consumidor, melhorando a satisfação e o engajamento. Facilitação da tomada de decisões do consumidor Os programas de fidelidade também ajudam a facilitar a tomada de decisão dos consumidores. Ao saber que suas compras renderão pontos ou recompensas futuras, muitos clientes optam por continuar comprando na mesma marca, evitando a necessidade de pesquisar concorrentes. Agora, uma pergunta fica no ar: porque é importante conhecer esses benefícios do programa de fidelidade para os clientes? A resposta é muito simples! Quando você, como empreendedor do setor alimentício” entende as vantagens que uma estratégia pode trazer para um consumidor, fica mais fácil compreender a importância de sua implementação no seu negócio. Em outras palavras, significa que ao oferecer benefícios para o cliente, você está criando oportunidade de lucratividade para a sua empresa. Por exemplo: aumento do ticket médio por cliente, redução do custo para captação de novos consumidores, entre outros. Em resumo, implementar estratégias eficazes de fidelização de clientes e programas de fidelidade é vital para o sucesso a longo prazo de um restaurante. Ao focar nessas estratégias será possível construir um relacionamento duradouro com seus clientes, transformando-os em consumidores assíduos e defensores da marca, contribuindo para um crescimento sustentável e uma base de clientes sólida. Gostou das dicas deste artigo? Então, pensamos em oferecer mais uma opção de leitura para enriquecer o seu conhecimento sobre o tema. Confira este post, onde mostramos tudo sobre as novas tendências de programas de fidelidade.
Você já ouviu falar em mindset, não é verdade. Todo mundo já escutou, mas nem sempre sabemos exatamente do que se trata. Mindset não é um termo com uma tradução exata, mas em portuguê seria algo como mentalidade. Ter um mindset de sucesso seria o equivalente a ter uma mentalidade de sucesso. Quando dizemos que uma pessoa tem o mindset de sucesso, queremos dizer que ela cultiva vários comportamentos e pensamentos positivos que a influenciam a ter sucesso. Aquela pergunta clássica, o copo está meio cheio ou meio vazio, é um exemplo de um mindset. Pessoas que tem uma mentalidade progressista vão sentir e perceber que o copo está meio cheio, ou seja, mais um pouco e estará completamente cheio. Os que não dirão que o copo está meio vazio, já perdeu metade e falta só metade para esvaziar completamente. Objetivamente falando o copo está na metade, o sentido (sucesso ou fracasso) está no olho de quem vê. Fonte:O que é Mindset
A culinária japonesa, antes vista como exótica, conquistou os brasileiros e impulsionou o sucesso das franquias de comida japonesa no país. O interesse crescente por opções saudáveis e saborosas tem alimentado a demanda por pratos japoneses, especialmente o sushi, conhecido por suas propriedades nutritivas e benefícios à saúde. As franquias de sushi têm diversificado seus cardápios para incluir outras opções além do peixe cru, como yakissoba, pratos vegetarianos, pratos quentes e temaki. Isso amplia a variedade de franquias disponíveis e as formas como podem ser organizadas. Para garantir o sucesso de uma franquia de comida japonesa, é essencial selecionar cuidadosamente os fornecedores e assegurar a qualidade e frescor dos ingredientes. Além disso, é fundamental ter funcionários qualificados e uma gestão de estoque eficiente. A localização próxima ao mar pode ser vantajosa devido à disponibilidade de peixes frescos. Os franqueados podem optar por oferecer serviços de buffet ou jantar à la carte, dependendo das preferências dos clientes. Compreender e atender às expectativas dos consumidores é crucial para o sucesso das franquias de comida japonesa. Fonte: https://noticiasconcursos.com.br/qual-e-a-formula-de-sucesso-das-franquias-de-comida-japonesa/
É o que diz o relatório elaborado anualmente pela Kerry, indústria de ingredientes e aromas. Segundo o estudo, a tendência de inovação para os próximos anos na indústria alimentícia, terá como referência aspectos relacionados a sabores e nutrientes. Em relação ao Brasil, o relatório aponta algumas tendências de sabores inovadores para algumas categorias de produtos: Doces - hibisco, cupuaçu, mirtilo e melancia ganharão cada vez mais espaço; Snacks - camarão, pesto e pepperoni ganham espaço, junto com os já tradicionais queijos, churrasco e salsa e cebola; Temperos e ingredientes - requeijão, curry e sálvia ganham ainda mais espaço entre as tendências. Sabores como alho, tomate e pimenta seguem em alta. Estão ganhando espaço nos últimos anos, cream cheese, amêndoa e alho-poró; Bebidas quentes e frias - entre os produtos refrescantes, ganham espaço os sabores de groselha, pink lemonade e camomila. Em fase de teste estão caramelo, cereja e damasco. Fonte: MERCADO & CONSUMO. Publicado em 22/02/2023, por Redação. Saiba mais sobre o setor de Alimentos e Bebidas, acesse o canal do Sebrae no Telegram, https://t.me/sebraevarejodealimentos.
Trata-se de uma revisão da norma regulamentadora do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), aplicada para todos os estabelecimentos e indústrias fabricantes de bacon que estiverem sujeitos a fiscalização do Serviço de Inspeção Federal (SIF). Em relação ao produto, a nova norma estabelece que o bacon somente poderá ser elaborado a partir da região torácico-abdominal do suíno. Isso traz alterações também na rotulagem em virtude da nova composição do corte e ingredientes que poderão ser adicionados ao produto. Fique atento, pois essas mudanças implicam em ajustes no processo produtivo e nos procedimentos para fiscalização. Fonte: ALIMENTOS ONLINE. Publicado em 09/02/2023. Saiba mais sobre o setor de Alimentos e Bebidas, acesse o canal do Sebrae no Telegram, https://t.me/sebraevarejodealimentos.
De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) a alimentação fora do lar tem uma participação significativa no varejo alimentício brasileiro. A estimativa é que algo em torno de 27% das vendas são realizadas por canais como restaurantes, bares, lanchonetes, e foodtrucks. De olho nesse cenário e no crescimento de mercado do setor de alimentos e bebidas, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) vê as franquias como boa opção para quem deseja empreender no ramo alimentício. Segundo a ABF, na franquia, os investimentos e riscos são menores. Fonte: PORTAL GIRO NEWS. Publicado em 22/02/2023. Saiba mais sobre o setor de Alimentos e Bebidas, acesse o canal do Sebrae no Telegram, https://t.me/sebraevarejodealimentos.
É com esse olhar que a indústria de alimentos e bebidas está buscando sempre inovar, trazendo novidades que atendam às necessidades dos consumidores, as quais, nos dias de hoje, estão focadas em produtos mais saudáveis e nutritivos. Nesta linha de visão, a indústria alimentícia, aliada ao uso de novas tecnologias para processamento de alimentos, busca utilizar ingredientes mais naturais de modo a garantir saudabilidade aos produtos, sejam eles suplementos, alimentos funcionais, proteínas ou bióticos. Para quem quer se manter competitivo no mundo dos negócios, a inovação é um elemento essencial! Fonte: FOOD CONNECTION. Publicado em 23/02/2023, por Ary Bucione. Saiba mais sobre o setor de Alimentos e Bebidas, acesse o canal do Sebrae no Telegram, https://t.me/sebraevarejodealimentos.
De acordo com o Sebrae, anualmente, nos meses de janeiro e fevereiro, ocorre maior incidência de processos para abertura de novas empresas. É devido a esse movimento que a instituição fez um estudo sobre as “Ideias de Negócios” que foram mais pesquisadas pelos candidatos a empresários em 2022. O estudo apontou que, dentre os tipos de negócios mais procurados para empreender, distribuidora de bebidas foi a mais pesquisada. Isso se deve pela facilidade de entrada no mercado, ou seja, pela existência de poucas barreiras, pois trata-se de uma atividade econômica de baixo custo, que pode ser explorada em um espaço físico pequeno, sem a necessidade de grandes investimentos, inclusive com pouca mão-de-obra envolvida. Você que pretende empreender, seja por necessidade ou oportunidade, fique atento as dicas do Sebrae! Fonte: ASN NACIONAL. Publicado em 27/01/2023, por Redação. Saiba mais sobre o setor de Alimentos e Bebidas, acesse o canal do Sebrae no Telegram, https://t.me/sebraevarejodealimentos.
É o que diz um estudo realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil). Segundo esse estudo, o Brasil possui apenas 1,3% de participação no mercado tailandês, ocupando a 17ª posição como fornecedor de commodities. Trata-se de um mercado ávido por novidades, cuja população deseja conhecer e experimentar novos produtos. Neste sentido, foram identificadas oportunidades de mercado para os seguintes grupos de alimentos e bebidas: feijões, sucos, açaí, queijos, mel e cachaça. Se você ficou interessado, fique atento aos acordos e regulamentos comerciais que tenham como destino a exportação para esse país. Fonte: COMEX DO BRASIL. Publicado em 31/01/2023, por Equipe Comex do Brasil. Saiba mais sobre o setor de Alimentos e Bebidas, acesse o canal do Sebrae no Telegram, https://t.me/sebraevarejodealimentos.
Se você é proprietário de uma empresa de pequeno porte, certamente está em busca de maior produtividade e redução de custos na operação do seu empreendimento. Neste caso, você já deve ter ouvido falar sobre Internet das Coisas (IoT) e de que forma isso pode contribuir para melhorar a performance de gestão da sua empresa. No setor de alimentos e bebidas, um exemplo disso é a utilização de dispositivos de IoT para otimizar processos manuais em cozinhas industriais, possibilitando redução de desperdícios e de custos. Outra aplicação é no monitoramento das condições de temperatura e umidade em câmaras frigoríficas, visando reduzir riscos inerentes a segurança alimentar. Estes são apenas alguns exemplos dentre outras possibilidades que a inovação pode ajudar. Se você está em busca de soluções inovadoras para a sua empresa, o Sebraetec pode ser pode ser o caminho! Fonte: SEGS. Publicado em 08/02/2023, por Amanda Andrade. Saiba mais sobre o setor de Alimentos e Bebidas, acesse o canal do Sebrae no Telegram, https://t.me/sebraevarejodealimentos.
Uma linha de crédito exclusiva de até R$ 21 mil está disponível para empreendedores negros da cidade de São Paulo. Os recursos podem ser solicitados tanto por empresários autodeclarados pretos ou pardos constituídos formalmente, com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), quanto por informais. A linha Empreenda Afro oferece crédito de R$ 200 a R$ 21 mil, com juros de 0,35% a 0,55% ao mês para empresários formais, com prazo de até 48 meses. Para os informais, estão disponíveis valores de até R$ 15 mil, com juros de 0,8% ao mês e prazo de até 36 meses. Para pedir o dinheiro é preciso não ter restrições no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin) e no Serasa quanto ao Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) de todos os sócios; fazer um dos cursos de capacitação indicados pelo programa; não ter outro empréstimo com o Banco do Povo em andamento e aceitar receber uma visita para constatar a capacidade do negócio. Informe-se e bons negócios. Fique bem-informado! Siga nossos canais no Telegram. São 12 opções para você escolher! https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/artigosEmpreendedorismo/comunidades-do-sebrae-no-telegram-reunem-empresarios,2462950ee41ae710VgnVCM100000d701210aRCRD Notícia original: https://exame.com/negocios/mei-2023-veja-6-mudancas-previstas-para-este-ano/
O movimento Slow (ou Slow Movement) é uma filosofia que enfatiza a desaceleração do ritmo de vida e a valorização de atividades que promovem a qualidade de vida, o bem-estar e o contato humano. Ele surgiu na Itália na década de 1980, em oposição ao ritmo acelerado da vida moderna, e se espalhou por diversos países. O movimento Slow pode se aplicar a diversas áreas da vida, desde a alimentação até o trabalho, passando pelo lazer e pelas relações interpessoais. Ele propõe que as pessoas prestem mais atenção aos detalhes, desacelerem o ritmo, apreciem as coisas simples e se conectem mais profundamente com o mundo ao seu redor. Dessa forma, busca promover um estilo de vida mais equilibrado, menos estressante e mais satisfatório. Incorporar a filosofia Slow nos negócios pode ser uma forma de melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e clientes, aumentar a produtividade, fortalecer a imagem da empresa e contribuir para um mundo mais sustentável. Algumas maneiras de fazer isso incluem: Priorizar a qualidade em vez da quantidade: em vez de se concentrar em produzir cada vez mais, priorize a produção de bens e serviços de alta qualidade, que atendam às necessidades dos clientes. Valorizar a sustentabilidade: implemente práticas sustentáveis em sua empresa, como a redução do consumo de energia, a diminuição do uso de plástico e a escolha de fornecedores que também sejam comprometidos com a sustentabilidade. Promover o bem-estar dos colaboradores: adote medidas que favoreçam a saúde e o bem-estar dos colaboradores, como oferecer espaços para descanso e relaxamento, incentivar a prática de exercícios físicos e oferecer horários flexíveis. Investir no relacionamento com os clientes: em vez de se concentrar apenas nas vendas, invista em construir relacionamentos duradouros com os clientes, oferecendo um atendimento personalizado e prestando serviços de alta qualidade. Desacelerar o ritmo: adote medidas para desacelerar o ritmo de trabalho, como reduzir as horas de trabalho, incentivar pausas regulares e evitar a sobrecarga de tarefas. Ao incorporar a filosofia Slow nos negócios, é possível criar um ambiente mais agradável e saudável para todos os envolvidos, o que pode resultar em um maior engajamento dos colaboradores, uma maior fidelidade dos clientes e uma imagem positiva da empresa. Fique bem-informado! Siga nossos canais no Telegram. São 12 opções para você escolher! https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/artigosEmpreendedorismo/comunidades-do-sebrae-no-telegram-reunem-empresarios,2462950ee41ae710VgnVCM100000d701210aRCRD Notícia original: https://exame.com/negocios/mei-2023-veja-6-mudancas-previstas-para-este-ano/
O empreendedorismo de pessoas negras no Brasil tem crescido nos últimos anos, mas ainda enfrenta muitos desafios. Segundo dados do Sebrae, cerca de 33% dos empreendedores brasileiros são negros, e esse número tem crescido constantemente. Apesar disso, os empreendedores negros enfrentam muitas dificuldades, incluindo a falta de acesso a recursos financeiros, capacitação e rede de contatos, bem como a discriminação racial e a falta de representatividade em setores específicos. Além disso, muitos negócios de empreendedores negros estão localizados em áreas com infraestrutura precária e têm menos acesso a serviços básicos, como água e eletricidade. No caso das mulheres negras e empreendedoras o cenário é ainda mais desafiador do que para mulheres brancas ou homens negros, uma vez que enfrentam uma intersecção de discriminações raciais e de gênero. Apesar disso, muitas mulheres negras têm se destacado como empreendedoras bem-sucedidas, enfrentando as barreiras com criatividade, resiliência e determinação. Segundo dados do Sebrae, cerca de 24% dos empreendedores brasileiros são mulheres negras, e esse número tem crescido constantemente. No entanto, essas empreendedoras ainda enfrentam muitos desafios, como a falta de acesso a recursos financeiros, capacitação, rede de contatos e representatividade em setores específicos. Além disso, muitos negócios de mulheres negras estão localizados em áreas com infraestrutura precária e têm menos acesso a serviços básicos. Para superar esses desafios, muitas empreendedoras negras têm criado suas próprias redes de apoio e colaboração, trabalhando juntas para superar barreiras e encontrar oportunidades. Além disso, existem organizações e iniciativas que oferecem treinamento, mentoria, acesso a financiamento e outras formas de apoio aos empreendedores negros e às empreendedoras mulheres. O empreendedorismo de mulheres negras no Brasil é fundamental para promover a igualdade de gênero e racial, bem como impulsionar a economia do país. No entanto, é importante que o governo e outras organizações trabalhem para reduzir as barreiras que as empreendedoras negras enfrentam e promovam a igualdade de oportunidades para todos os brasileiros, independentemente de sua cor de pele ou gênero. Fique bem-informado! Siga nossos canais no Telegram. São 12 opções para você escolher! https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/artigosEmpreendedorismo/comunidades-do-sebrae-no-telegram-reunem-empresarios,2462950ee41ae710VgnVCM100000d701210aRCRD Notícia original: https://exame.com/negocios/mei-2023-veja-6-mudancas-previstas-para-este-ano/
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