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Sun Mar 26 12:01:44 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Internacionalização do negócio é para pequenos empreendedores

Empresas pequenas podem expandir seu mercado com importações ou exportações, mas é preciso prestar atenção a alguns detalhes.

· 23/03/2023 · Atualizado em 26/03/2023
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Negócios com o mercado externo são lucrativos e também estão acessíveis a empreendedores de qualquer porte. A internacionalização do negócio traz uma série de vantagens competitivas, como a ampliação do mercado consumidor para os produtos da empresa, a inovação e crescimento tecnológico que é fruto da maior competitividade do mercado internacional, o retorno financeiro e, por fim, também há ganhos em relação à capacitação dos funcionários em vista do intercâmbio.  

Em 2020, foi lançado o programa de internacionalização Go To Market, realizado pelo Sebrae SC em parceria com a Fiesc, que ajuda a estruturar pequenos negócios para que conquistem possibilidades reais de crescimento no mercado internacional. O projeto segue com bons resultados e você pode usufruir da experiência acumulada com a assistência do Sebrae. Veja a seguir o caminho das pedras para internacionalizar o seu negócio: 

  • Estude o mercado: As pesquisas de mercado são uma das ferramentas mais utilizadas para avaliar a aceitação de um produto, pois, através delas, é possível entender o comportamento do consumidor, identificar pontos críticos, avaliar a satisfação do mercado, desenvolver novos serviços ou produtos, entender a concorrência, direcionar o posicionamento da sua marca de forma mais eficaz. E ainda reduzir as chances de erro ou agir de forma a minimizar os danos de um produto que foi mal recebido. Buscar informações do mercado e avaliar se o produto tem uma boa aceitação permite um direcionamento assertivo do desenvolvimento de produtos/serviços e a adoção de estratégias adequadas. 
  • Estude a concorrência: Iniciar as operações no comércio internacional a partir da análise dos movimentos de seus concorrentes é uma estratégia que pode orientar as primeiras decisões no percurso até conquistar a sua fatia no mercado internacional. Para analisar a concorrência das importações, procure identificar quais são os produtos importados pelos concorrentes, quanto importam, qual o aumento da margem de lucro conquistado por eles, quais os pontos fortes e pontos fracos da minha empresa em relação aos meus concorrentes, quem são os fornecedores etc. Na exportação deve-se examinar quem exporta, para quais países, quais as condições comerciais, as barreiras encontradas... A análise estratégica dos movimentos dos concorrentes na exportação e importação é muito importante para a tomada de decisões e na estruturação das estratégias de vendas.  
  • Monte seu Plano de Negócio: O Plano de Negócios Internacional é uma ferramenta gerencial que soma dados e informações para diminuir os riscos. Ele relaciona as atividades necessárias para atuar no exterior de forma robusta ou no mercado interno, como importador. Conhecer o mercado e os passos necessários para conquistar um espaço no mercado internacional é uma atividade que merece ser realizada e compartilhada. O Plano de Negócios Internacional deve ser uma referência para a ação. Nele devem constar: dados do mercado onde se quer atuar, capacidade de produção da nossa empresa, logística, requisitos técnicos, legislação e formas de comercialização, entre outros. 
  • Avalie os meios de pagamento: Quando um exportador e um importador fecham negócio, eles devem definir qual será a modalidade de pagamento para a operação em questão. Desse modo, é fundamental que ambas as partes saibam quais são as modalidades disponíveis e quais são as suas vantagens e desvantagens, visto que isso será utilizado para definir os termos do acordo de compra e venda e evitar possíveis contratempos quanto ao pagamento. 
  • Prepare seu site para o mercado em foco: A expansão da Internet e das redes sociais eliminou as barreiras entre as várias regiões do mundo promovendo o intercâmbio de ideias, produtos e serviços. De que maneira isso afeta os padrões internacionais de comércio e a forma como sua empresa se adequa para entrar nesse mercado? O principal deles é o de administrar a presença digital de sua empresa, construindo uma boa reputação diante dos consumidores, identificando o público-alvo no mercado em foco e o seu comportamento. É importante saber se posicionar diante de questões relevantes e ligadas à empresa, manter a consistência do discurso e a identidade da marca, aumentar a visibilidade nas pesquisas.
  • Escolha seu parceiro de logística: Iniciar uma rede de parceiros internacionais confiáveis é um grande desafio. Surge a questão: “onde buscar os melhores?" A escolha de parceiros logísticos é ainda mais desafiadora quando falamos em mercado internacional e deve se basear em indicações, referências e na própria tradição das empresas que atuam no setor. É importante considerar alguns atributos importantes, como a capacidade de atender às demandas com rapidez, de forma flexível e customizada, a transparência na gestão e no controle do processo, o preço justo e a capacidade de manter relacionamentos de longo prazo, com qualidade e eficiência nos serviços. 

Apesar de parecer um bicho de sete cabeças, a internacionalização é um caminho que pode ser trilhado sem grandes problemas, apenas buscando os cuidados que listamos acima. Lembre-se que para chegar a algum lugar é preciso começar pelo primeiro passo. 

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) está disponível para ajudar empreendedores que desejam internacionalizar seus negócios e dispõe de uma série de conteúdos e cursos para preparar sua empresa para essa finalidade. Procure auxílio na agência do Sebrae de seu Estado ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo 0800 570 0800! 

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