this is an h1

this is an h2

Sat Mar 25 00:53:58 BRT 2023
Finanças | GESTÃO FINANCEIRA
Orçamento: um assunto muito sério!

Elaborar (e seguir) de forma eficiente o orçamento é a chave do equilíbrio financeiro de sua empresa.

· 10/03/2023 · Atualizado em 25/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Preparar um orçamento detalhado para um determinado período (por exemplo, um ano) e segui-lo é a chave para o equilíbrio financeiro de qualquer empresa. Uma previsão cuidadosa de receitas e despesas permite projetar o comportamento do negócio ao longo do ano – por exemplo, no que se refere ao aumento das vendas e à rentabilidade. E o acompanhamento permanente faz com que você possa identificar rapidamente eventuais erros ou problemas e corrigi-los antes que seja tarde demais. 

Muitos gestores, porém, não dão valor à elaboração e à consulta do orçamento. Esse é um erro grave, que pode prejudicar a empresa e mesmo colocar seu futuro em risco. 

Veja o que este material do Sebrae fala sobre como fugir de surpresas em seu negócio.

Confira as vantagens de contar com um bom orçamento: 

Não existe um só tipo de plano orçamentário. Cada negócio tem suas características e demanda um tipo de orçamento. Os gestores é que devem definir a forma de elaborar e seguir o orçamento da empresa.  

Também reunimos alguns tipos diferentes de orçamento que você pode adaptar ao seu negócio. Confira: 

  1. Planejamento estático: Trata-se de um documento que não deve sofrer alterações ou correções depois de elaborado. Muitos gestores utilizam esse modelo para manter firme o curso da empresa e cobrar das diferentes áreas o cumprimento do que foi previsto;
  2. Planejamento flexível: Este modelo permite alterações para que o orçamento se mantenha atualizado ao longo de todo o período de vigência. Assim, é possível mudar desde o ponto de partida do orçamento até as táticas definidas para alcançar os objetivos definidos. Esse orçamento é bastante aplicado nos processos de produção industrial, utilizando-se os custos fixos e variáveis como base;
  3. Planejamento incremental: Parte do levantamento de dados dos orçamentos de períodos anteriores para servir como base à elaboração de projeções futuras. É uma tática ágil, de custo reduzido, mas que pode se revelar superficial.

Isso porque os gestores simplesmente apuram os resultados de cada unidade da empresa e aplicam um percentual de correção, que pode ser um ajuste pela variação inflacionária ou pelo crescimento esperado da empresa. 

  1. Planejamento contínuo: Esse método parte do orçamento inicial (para um ano ou mais) e faz revisões em períodos curtos – mensais, trimestrais ou trimestrais. O objetivo é manter um controle permanente sobre receitas e despesas, de maneira a permitir correções de rumo quase instantâneas. É uma metodologia muito utilizada em empresas que mudam constantemente os processos para fabricar e/ou vender produtos com curtos ciclos de vida.

Gostou do material? Então, olho vivo no orçamento, hein? Agora, se você quiser ir mais fundo, veja este curso sobre gestão empresarial que o Sebrae oferece a você. 

Se você ainda tem dúvidas sobre esse assunto, procure auxílio no Sebrae mais próximo ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo 0800 570 0800! 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?