this is an h1

this is an h2

Sat May 06 15:15:00 BRT 2023
Finanças | GESTÃO FINANCEIRA
Os principais indicadores financeiros no varejo

Os indicadores financeiros são fundamentais para o varejo, pois permitem monitorar a saúde financeira do negócio para maximizar o desempenho da empresa.

· 24/04/2023 · Atualizado em 06/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Para te fornecer mais informações sobre os principais indicadores no varejo, selecionamos as dicas da especialista Sarana Fonseca, do canal Quanto Sobra. 

Os indicadores financeiros no varejo são a parte mais importante da estratégia de vendas do negócio. Com esses índices, você vai poder montar e manter atualizado todo seu plano de negócios. Sem esses dados em mãos, não existe como direcionar as suas ações para atingir os objetivos traçados por você mesmo quando abriu o seu negócio. 

Os indicadores financeiros são os índices que apontam em que situação se encontram as áreas do seu negócio e podem representar a saúde das vendas, a qualidade da rotatividade de clientes, a porcentagem de lucros por mês ou por venda, e por aí vai. No varejo, esses indicadores financeiros ajudam você, empresário, na hora do planejamento e da tomada de decisão, tanto na hora de investir quanto na hora de economizar. 

Por exemplo, toda empresa deve ter um planejamento estratégico muito bem definido. Mas como definir as estratégias para o futuro da sua empresa quando você não sabe os dados mais importantes do seu negócio? Quais os índices financeiros mais importantes para o seu negócio e como chegar até esses números? Com esses indicadores, você poderá aperfeiçoar a sua gestão. Vamos lá! 

  • Indicador número 1: faturamento - o faturamento é um dos principais indicadores financeiros no varejo. Este índice reflete o total de dinheiro que entra na empresa. No caso de um comércio varejista, que tem como fonte de renda somente a venda de produtos, esse indicador aponta quanto essas vendas estão trazendo para o caixa em cada período e isso também pode apontar o desempenho das vendas. 
  • Indicador número 2: margem bruta - a margem bruta se complementa com o faturamento, que é o indicador que eu acabei de comentar. Este índice aponta o lucro bruto que a sua empresa teve em um determinado período. É possível medir o desempenho que a sua empresa está tendo com relação às vendas. 
  • Indicador número 3: margem líquida - para este indicador, ao invés de saber valores brutos, vamos analisar os valores líquidos, ou seja, aquilo que realmente fica no caixa depois de descontadas as despesas, que podem ser impostos, descontos, despesas diretas e indiretas. Estes custos estão inclusos no cálculo que deve ser feito. 
  • Indicador número 4: margem de contribuição - a sua empresa tem despesas que são fixas, que não variam de mês para mês. A margem de contribuição procura saber o quanto a venda das suas mercadorias pode contribuir para o pagamento dessas despesas fixas, ou seja, este indicador aponta que valor você deve colocar em cada um dos seus produtos, por exemplo, R$3, para que a venda deles possa trazer lucros para o seu negócio. 
  • Indicador número 5: ponto de Equilíbrio - sabe quando chega aquele momento em que todo lucro da sua empresa é igual a todas as suas despesas? Não? Então, este indicador é considerado o ponto de equilíbrio de um negócio. Este indicador financeiro é importante para o varejo porque mostra o quanto você precisa por mês para manter a sua empresa funcionando e também mostra quanto tempo leva para chegar a esse valor em cada período.
  • Indicador número 6: custos fixos e custos variáveis - esse é mais um indicador financeiro do varejo que é extremamente importante. Os custos fixos e os custos variáveis de uma empresa formam a base de funcionamento de um negócio. Como no item anterior, no ponto de equilíbrio para uma empresa seguir aberta, é necessário que pelo menos os gastos e os ganhos estejam equilibrados, o resto é lucro. Para saber se o seu negócio já consegue alcançar o ponto de equilíbrio, você deve saber quais são os seus custos fixos e os seus custos variáveis. Lembrando que os custos fixos são os gastos da sua empresa que não se alteram a cada período, como aluguel, folha de pagamento e todas as outras contas que você sabe que vai ter todo mês e que não tem variação de valor. E os custos variáveis são todos aqueles custos que variam de acordo com o seu volume de venda, produção ou demanda. Tendo em mãos esse indicador financeiro, você sabe o quanto a sua empresa precisa para funcionar, e isso é bem importante. 
  • Indicador número 7: retorno sobre o investimento (ROI) - esse índice representa o quanto você teve de retorno financeiro a partir do que você investiu, seja em uma ação, seja na empresa em si. O retorno sobre o investimento também pode apontar o período de tempo que você leva para receber de volta o valor que investiu em determinada coisa, dois anos, por exemplo. 
  • Indicador número 8: lucratividade - muita gente confunde rentabilidade com lucratividade. Lucratividade tem a ver com a venda de produtos. É um indicador sobre o lucro líquido que você obtém com os produtos ou serviços que negocia em relação à receita total ou bruta do seu negócio. De maneira mais simples, é o que sobra para o empresário após todos os custos de produção e comercialização serem quitados. 
  • Indicador número 9: rentabilidade - a rentabilidade se relaciona com seus investimentos, ou seja, quanto dinheiro foi colocado para que um produto seja comercializado e qual é a expectativa de lucros sobre isso. Saber qual é a rentabilidade da sua empresa é importante para que você veja se o seu negócio está valendo a pena ou se acaba apenas acumulando prejuízos e, consequentemente, dívidas. 
  • Indicador número 10: volume de vendas - o volume de vendas no varejo é um dos indicadores financeiros mais importantes para você entender. O volume de vendas nada mais é do que o número de unidades vendidas por uma empresa. Você pode avaliar o volume de vendas conquistadas e relacionar com a quantidade de clientes que foram abordados na sua loja. Assim, você consegue avaliar a eficiência do seu processo de venda e, de quebra, ter em mãos os dados necessários para melhorar este processo. 

Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você:

Planejamento estratégico para empreendedores.

Guia de Indicadores aplicados ao Varejo.

Essas foram algumas das principais informações sobre os indicadores financeiros no varejo. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?